sexta-feira, 26 de setembro de 2014

VERONA

Data da Viagem: Junho de 2005


Pela sua posição entre as margens do Adige, no sopé das colinas, pela beleza das suas cores, o verde dos ciprestes, o vermelho escuro dos tijolos, a cor marfim das pedras, os mármores brancos; pela extraordinária harmonia em que se compõe a arte romana, medieval e renascentista, pela soberba beleza das suas igrejas, Verona è uma das mais belas e encantadoras cidades da ItáliaAntiga localidade pré-histórica, a seguir cidade dos Gauleses e dos Romanos, capital das dinastias ostrogodas, lombardas e francas, passou, depois do período municipal, à breve mas feliz senhoria Escalígera (1260-1387), e, por fim, à República de Veneza.
Segunda maior cidade da região do Véneto (depois de Veneza), é centro de comércio e uma das mais prósperas cidades do Norte da Itália. O centro antigo orgulha-se das muitas magníficas ruínas romanas e do palazzi construídos em rosso di Verona, pedra calcária cor-de-rosa.


Arena
Do século I d.C., o Anfiteatro romano de Verona, terminado em 30 d.C., é o 3º maior do mundo, depois do Coliseu de Roma e do anfiteatro de Santa Maria Capua Vetere, perto de Nápoles. O interior, praticamente intacto, podia conter quase toda a população romana de Verona e os visitantes que atravessavam o Veneto para assistirem aos combates entre gladiadores e a simulações de combates. Desde então, a arena já assistiu a execuções, feiras, touradas,  produções de teatro e ópera.
Localização: Piazza Bra
Horário: 2ª feira das 13:30 às 19:30
              3ª a Domingo das 8:30 às 19:30 (bilhetria fecha às 18:30)
Transporte: a pé da estação dos comboios (trem) até a Piazza Bra

 Arena 
Arena

Arena

Arena

Arena
Piazza Bra
Piazza Bra


Castelvecchio
Mandado construir por Cangrande II, entre 1355 e 1375, abriga uma das melhores galerias de arte do Veneto, excluindo Veneza. Foi projetada de modo a possibilitar magníficas vistas do próprio castelo bem como exposições nele apresentadas. No exterior, uma passagem permite avistar o Ádige e a Ponte Scaligero (medieval) que o atravessa e a estátua de Cangrande I, do sec. XIV, que ornamentava o seu túmulo.
Localização: Corso Castelvecchio 2
Horário2ª feira das 13:45 às 19:30
              3ª a Domingo das 8:30 às 19:30 (bilhetria fecha às 18:30)


Castelvecchio
Castelvecchio
Castelvecchio
Castelvecchio
Castelvecchio



Piazza Erbe
Uma das principais atracões é a igreja de San Zeno Maggiore, que se orgulha dos seus invulgares painéis medievais em bronze nas portas, gravados com cenas extraordinárias: umas bíblicas e outras sobre a vida de San Zeno. Desde o Império Romano, a Piazza Erbe – construída no local de um antigo fórum romano – é o centro de Verona. Muitos dos Palazzi, igrejas e monumentos da cidade datam dessa época, muitos outros são do período medieval. Deve seu nome ao antigo mercado de erva da cidade. Atualmente, as bancas, resguardadas por guarda-sois, vendem desde leitão assado com ervas servido em rolos de pão até fruta e cogumelos. No extremo norte da Piazza Erbe fica o Palazzo Maffei (1668) de estilo barroco, rodeado de estátuas. A frente, ergue-se uma coluna que sustem o Leão Veneziano, referência à passagem de Verona, em 1405 para o Império Veneziano. No lado oeste, situa-se a Casa dei Mercanti, um grande edifício do séc.XVII que originalmente data de 1301. Em frente, ainda se podem ver frescos coloridos, nas paredes por cima dos cafés. A fonte no centro da Piazza é muitas vezes escondida pelas bancas do mercado. A estátua, no centro, data dos tempos do Império Romano e recorda que esta piazza foi usada como mercado durante 200 anos.
Piazza Erbe (fonte no centro da praça)
Piazza Erbe (Casa dei Mercanti)
Piazza Erbe
Piazza Erbe (ao fundo o Arco della Costa)
Piazza Erbe (Palazzo Maffei)



Piazza dei Signori
No centro da praça está uma estátua de Dante, do séc.XIX, cujo olhar parece fixar o Palazzo del Capitano, antiga casa de comandantes militares de Verona. Perto, fica o Palazzo della Ragione, o Palácio Razão ou tribunal; ambos foram construídos no séc.XIV. O pátio do tribunal tem uma magnífica escadaria exterior de pedra, acrescentada em 1446-50. Da Torre dei Lamberti com 84 m de altura, no lado ocidental do pátio avistam-se os Alpes. Por detrás da estátua de Dante fica a Loggia  del Consiglio (1493), A Câmara do Conselho, encimada por estátuas de notáveis romanos nascidos em Verona, incluindo Plínio o Velho, o naturalista, e Vitrúvio, teórico de arquitetura. A praça está ligada à Piazza Erbe pelo Arco della Costa, ou o Arco da Costela, que deve o nome a uma costela de baleia há muito aí pendurada.

Piazza dei Signori
Piazza dei Signori (estátua de Dante)
Piazza dei Signori (estátua de Dante)



Duomo
A Catedral de Verona foi iniciada em 1139 e tem um portal romântico. Aqui, está esculpido as figuras de Olivier e Rolando, cavaleiros de Carlos Magno, empunhando a espada, que foram muito celebrados na poesia medieval. Ao seu lado encontram-se os evangelistas e santos, de olhos abertos e grandes barbas. A sul encontra-se um outro portal romântico gravado com Jonas e a Baleia e com cariátides grotescamente cômicas. A referência do interior é o quadro de Ticiano a representar a Assunção (1535-40) e, no exterior, encontra-se um claustro romântico onde são visíveis escavações de antigas igrejas. O batistério do sec. VIII ou San Giovanni in Fonte (S. João da Nascente), foi construído a partir de cantaria romana. A fonte de mármore foi gravada em 1200.
Localização: Piazza Duomo 21
Horário: Março a Outubro: 2ª feira a Sabado: das 10:00 às 17:30
                                         Domingo das 13:30 às 17:30 
              Novembro a Fevereiro: 2ª feira a Sabado: das 10:00 às 16:00
                                         Domingo das 13:30 às 16:00

Duomo (Catedral de Verona)
Duomo (Catedral de Verona)


San Zeno Maggiore 

Construída em 1123-35 abriga o santuário do patrono de Verona e é uma das mais ornamentadas igrejas românticas do Norte da Itália. A fachada foi decorada com uma rosácea, relevos em mármore e um pórtico coberto. Os painéis das portas em bronze dos sec. XI e XII destacam-se especialmente. Diz-se que uma torre a norte de San Zeno cobre o túmulo do rei Pepino da Itália (777-810).
Localização: Piazza San Zeno 2
HorárioMarço a Outubro: 2ª feira a Sabado: das 8:30 às 18:00
                                         Domingo das 12:30 às 18:00 
              Novembro a Fevereiro: 2ª feira a Sabado: das 10:00 às 17:00
                                         Domingo das 12:30 às 17:00

San Zeno Maggiore
San Zeno Maggiore


Casa di Giulietta
É uma construção medieval, a poucos metros da central Pazza delle Erbe. A estória trágica de Romeu e Julieta encontra em Verona uma mistura de fantasia e realidade, com locais reconhecidos como os locais descritos na obra de Shakespeare. As famílias realmente existiram, os Montecchi e os Cappelletti. Na entrada da casa, sobre o arco que leva ao pátio de entrada, existe o brasão da família. Os Montecchi, importante família mercante, estavam sempre envolvidos em sangrentas lutas pelo controle do poder em Verona, mas não existem registros sobre rivalidade com os CappellettiO espaço é muito pequeno e o balcão de onde os amantes levaram adiante a aventura amorosa, quase não se nota, não fosse o único na construção naquela parede. Uma estátua de Julieta ajuda a atrair a atenção dos muitos turistas que visitam o local e que se fazem fotografar do balcão. As paredes abrigam os inúmeros cadeados, bilhetes e mensagens escritas na própria parde que os atuais amantes visitantes deixam como promessa de amor eterno. O pátio de onde se avista o balcão tem acesso gratuito, mas o interior da casa é pago a visitação, com acesso ao romântico balcão para uma fotografia.
Localização: Via Cappello 23
Horário2ª feira: 13:30 às 19:30
              3ª feira a Domingo: das 8:30 às 19:30


 Casa di Giulietta




Casa di Giulietta
Casa di Giulietta
Casa di Giulietta
Casa di Giulietta


Tomba di Giulietta
Encontra-se numa cripta, sob o claustro da Igreja de San Francisco al Corso, na Via del Pontiere. O sarcófago de pedra repousa num ambiente sereno.

Tomba di Giulietta

Casa di Romeo
É o mais bem preservado das casas medievais Veronese. Não é aberta ao público, é atualmente uma casa particular.

 Casa di Romeo
Casa di Romeo



Arche Scaligere
É um complexo funerário monumental de estilo gótico da família Scaligeri para conter os túmulos dos representantes mais ilustres dessa linhagem nobre, entre as quais a mais importante é o Senhor de Verona, Cangrande. Eles estão localizados no centro histórico da cidade; ao lado da Igreja de Santa Maria Antica e muito perto da Piazza dei Signori. O "Arche Scaligere" são, com toda a probabilidade, o mais importante exemplo da arquitetura gótica na cidade de Verona. O complexo túmulo é protegido por uma cerca de ferro forjado em que podemos distinguir o "scala", o símbolo desta linhagem, e os caixões são colocados ao nível do solo ou relevo. Os túmulos que podem ser vistos referem-se: a arca de Cangrande I Della Scala, a arca de Mastino II, a arca da Cansignorio, o sarcófago de Albert I e alta arca de Giovanni Della Scala.

Localização: Via Arche Scaligere
Horário: Julho a Setembro2ª feira: fechado
                                              3ª feira a Domingo: 10:00 às 18:00

Arche Scaligere
Arche Scaligere
Arche Scaligere


Aproveitem para respirar o ar romântico da cidade, viver seus encantos e recantos, pois foi aqui que se viveu uma das mais belas histórias de amor de todos os tempos. Sendo verdade ou ficção, só Verona pode saber, e enquanto isso vamos nos embalar em toda a magia que a cidade contém.








1 comentário: