sexta-feira, 26 de setembro de 2014

CÓRDOBA


Data da Viagem: Julho de 2000

O povoado que viria a dar origem à cidade de Córdoba ganhou importância no ano de 206 a.C., quando foi conquistado pelos romanos. Dessa época subsiste a ponte romana, com 16 arcos, que liga a parte central da cidade ao Campo de La Verdad, no outro lado do Rio Guadalquivir, a qual foi reconstruída pelos mouros. No início do século VIII, quando começou a invasão muçulmana da Península Ibérica Córdoba foi sede de um califado e Abderramão III o primeiro califa. Em meados do século IX era uma das cidades mais povoadas do mundo, tendo sido uma das primeiras a ter iluminação pública. Durante o domínio muçulmano, foram construídos vários palácios, entre os quais a Cidade-Palácio de Medina Al-Azhara (Madinat al-Zahr) no ano de 936, que foi destruído e saqueado no século XI, mas que foi posteriormente restaurado. Existem também várias mesquitas, destacando-se a que se encontra no quarteirão mouro de Córdoba, que tem cerca de 24 000 m², é sustentada por colunas e arcos e possui inscrições em ouro nos seus mosaicos. Foram ainda construídos outros edifícios públicos, no intuito de tornar Córdoba uma cidade semelhante a Constantinopla, Damasco, Cairo e Bagdad. Na cidade, as paredes conservam-se pintadas de branco, as ruas são estreitas e os pátios são coloridos, mantendo-se uma morfologia tipicamente mourisca. Como tal, o centro histórico de Córdoba é um dos contemplados pelo estatuto de Patrimonio Mundial da UNESCO, tendo sido pela primeira vez inscrito em 1984, e tendo, dez anos mais tarde, englobado a extensão da Mesquita-Catedral.


  
O Alcázar de los Reyes Cristianos, também conhecido como Alcázar de Córdoba, é uma alcáçova medieval, próximo do Rio Guadalquivir e da Mesquita. O Alcázar toma o seu nome dos Reis Católicos: Isabel de Castela e Fernando II de Aragão, para quem a fortificação serviu  como uma das suas principais residências .
Horário: Segunda-feira 08:30 - 20:30  
               Terça a Sexta 08:30 - 20:45  
               Sábados 08:30-16:30 - 16:30 - 20:30 
               Domingos e Feriados - 08:30 - 14:30 - 15:00 - 20:30

  Alcázar dos Reis Católicos

As vistas mais bonitas de Córdoba são a partir da Ponte Romana, que atravessa o Rio Guadalquivir e liga as duas margens da cidade há 2.000 anos. A melhor altura do dia é o entardecer, quando as luzes da mesquita/catedral se iluminam e a cidade mostra-se em todo o seu esplendor. Vistas à parte, o passeio é muito agradável. Não percam a estátua do Arcanjo Rafael no meio da ponte! A ponte contém 16 arcos magníficos.
Ponte Romana
Ponte Romana
Ponte Romana
 Ponte Romana
Ponte Romana


A Mesquita-Catedral de Córdoba, também conhecida apenas como Mesquita de Córdoba ou Catedral de Córdoba; data do seculo X, quando a cidade de Córdoba atingiu seu apogeu, sob o governo do emir Abderramão III, um dos maiores governantes da história islâmica. Naquele tempo, Córdoba era a cidade mais próspera da Europa ofuscando o Império Bizantino e Bagdad em ciência, cultura e artesA catedral é um exemplo da fusão entre a cultura islâmica e cristã. A mesquita foi consagrada como catedral cristã no mesmo ano em que Córdoba foi reconquistada, em 1236
Horário: 2ª a Sabado - 10:00 - 19:00
              Domingos e Feriados - 08:30 - 11:30 - 15:00 - 19:00
Mesquita-Catedral de Córdoba
 
Mesquita-Catedral de Córdoba
Mesquita-Catedral de Córdoba
Mesquita-Catedral de Córdoba 
Mesquita-Catedral de Córdoba 
 Mesquita-Catedral de Córdoba
 Mesquita-Catedral de Córdoba 



 Bem em frente à Mesquita de Córdoba em plena Judería, bairro judeu da cidade, a Calleja de las Flores é uma típica rua da Andaluzia com suas flores dando vida ao branco das paredes das casas nas estreitas ruas seculares. O beco mais lindo da toda a Andaluzia.

 Calleja de las Flores
A Sinagoga de Córdoba é um templo hebraicoFoi construída em 1315 (5075 do calendário judaico) em estilo mudéjar pelo arquitecto Isaq Moheb. Após a expulsão dos judeus de Espanha em 1492o edifício teve diversas funções: hospital, ermita e escola, até ser declarado Monumento Nacional em 1885. Desde então passou por diversas fases de restauração até a reabertura em 1985quando da celebração do 850º aniversario do nascimento de Maimónides.

Horário: 2ª  encerrado
              3ª a Sabado - 10:00 – 20:30
              Domingos e Feriados - 10:00 - 17:00

Sinagoga de Córdoba

A Juderia, um bairro Judeu, localizado ao lado da Mesquita construída dentro de uma Catedral. Nas ruas estreitas deste bairro, um comércio ativo e encantador anuncia que Córdoba é realmente uma cidade pluricultural. O nascimento do bairro acontece no século X, onde foi um local habitado pelos judeus até o século XV.

Ruas da Juderia 
Ruas da Juderia









Sites de interesse: http://culturaespanhola.com.br
                              http://pt.wikipedia.org
                              http://www.catedraldecordoba.es/


2 comentários:

  1. Bem bacana a dica. Eu fiz um curso online de espanhol que gostei muito http://www.aprendum.com.br/curso-aprender-espanhol/ Deixo a dica para quem está buscando um curso neste formato, com aulas práticas e fáceis de acompanhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carla, adorei a sua dica, Adoro a Espanha e o seu idioma, vou lá no link enviado. E não se esqueça de continuar me visitando. Beijos e boas viagens.

      Eliminar