sexta-feira, 26 de setembro de 2014

PÁDUA

Data da Viagem: Junho de 2005

É uma cidade de grande riqueza artística e arquitetural e tem dois pólos de atração: 
A Capela Degli Scrovegni, abriga os famosos frescos líricos de Giotto,
A Basílica de Santo Antonio, é um dos mais famosos destinos de peregrinação da Itália.

Muito próxima a Veneza, merece uma visita.


Esta exótica igreja com minaretes e cúpulas bizantinas, é também conhecida como Il Santo. Foi construída a partir de 1232 para abrigar os restos mortais de Santo António de Lisboa, um monge seguidor de São Francisco de Assis. Embora tivesse sido um homem simples que rejeitou todos os bens materiais, os cidadãos de Pádua construíram-lhe um dos mais suntuosos santuários da Cristandade. A Basílica é bizantina. A cúpula central em forma de cone domina sete cúpulas que a rodeiam. A fachada combina elementos góticos e românicos. No interior, o altar-mor foi decorado com relevos de Donatello (1444-5) que evocam os milagres de Santo Antonio, e estátuas da Crucificação da Virgem e de Santos de Pádua. O túmulo de Santo António, está no transepto norte. Os relevos de mármore que ornamentam as paredes do túmulo, esculpidos entre 1505-77 por diversos artistas, evocam a vida do Santo. Um fresco da Crucificação, de Altichiero da Zevio (cerca de 1380), ornamenta o sul do transepto.
Localização: Piazza del Santo.



Basílica de Santo Antonio

Túmulo de Santo Antonio



A seguir à entrada da basílica ergue-se a estátua de um mercenário, Gattamelata, uma das grandes obras da Renascença. Este retrato foi realizado em 1443-52 em honra de um homem que durante a sua vida prestou grandes serviços à república veneziana. Donatello realizou a primeira estátua equestre feita em grande escala desde os tempos romanos.



Enriro Scrovegni construiu esta capela em 1303 após a morte do pai, um usurário, esperando poupá-lo à condenação eterna ao inferno descrita pelo poeta Dante na sua obra, Inferno. O interior da capela foi completamente coberto por frescos que representam cenas da vida de Cristo, pintados por Giotto entre 1303 e 1305. Estas obras de grande força narrativa exerceram uma forte influência no desenvolvimento da arte europeia.
LocalizaçãoPiazza Eremitari    
Horário: 9 as 19 hs diariamente exceto feriados   

Chiesa degli Eremitani

O bilhete de entrada inclui a visita à Cappella degli Scrovegni, que se ergue no mesmo local.

 Cappella degli Scrovegni

 Frescos líricos de Giotto



O Duomo foi construído em 1552 segundo planos parciais de Miguel Ângelo ocupando o local de uma antiga catedral do sec. XIV. Atrás fica um batistério com cúpula (d.c 1200). O interior foi decorado com frescos de Giusto de Menabuoi, datados de cerca de 1378, que descrevem episódios bíblicos, incluindo cenas da Criação, os Milagres, a Paixão, a Crucificação e a Ressurreição de Cristo


Duomo e Batistério



O Palácio da Razão, o Salone, foi construído em 1218 como tribunal e câmara do conselho de Pádua. O salão foi originalmente decorado com frescos de Giotto destuídos por um incêndio em 1420. O salão medieval é o maior da Europa, com 80 m de comprimento, 27 m de largura e 27 m de altura. Os frescos pintados entre 1420-25 por Nicola Miretto cobrem as paredes: 333 painéis fascinantes que descrevem os meses do ano, através de deuses, sinais do Zodíaco e atividades sazonais. Uma cópia de 1466 da estátua de Gattamelata de Donatello está na entrada do salão reforçado a sua vastidão.
LocalizaçãoPiazza delle Erbe                                                     
Horário: 3ª a Dom.


Palazzo della Regione



A Chiesa degli Eremitani foi construída entre 1276 e 1306 e contém túmulos no telhado e nas paredes. Entre outros, está o de Marco Benavides (1489-1582), um Professor de Leis da cidade universitária, cujo túmulo renascentista foi obra de Ammannati (1511-92), um arquiteto de Florença. Os frescos de Mantegna (1454-7) que representavam cenas das vidas de São Jaime e São Cristóvão, foram destuídos durante um bombardeamento aéreo em 1944. Subsistiram duas cenas na Cappella Ovetari, a sul do suntuário: O Martírio de São Jaime e O Martírio de São Cristóvão. No museu Cívico Eremitani, entre as relíquias na secção de Bottacin estão alguns medalhões romanos e um quase completo conjunto de cunhagem das moedas de Veneza. A coleção arqueológica contém interessantes túmulos romanos, mosaicos, estatuária em tamanho natural e bronzes renascentistas que incluem um Sátiro de Il Riccio (1470-1532). O crucifixo do século XIV da Cappella degli Scrovegni está exposto na Quadreria Emo Capodilista, entre obras de Giotto e pinturas dos séculos XV a XVIII, das escolas venezia e flamenga.

LocalizaçãoPiazza Eremitani                                                         
Horário: 3ª a Dom. das 9 as 19 hs
Preço: 10,00€

Chiesa degli Eremitani e Museo Cívico Eremitami




Site oficial: www.turismopadova.it


Sem comentários:

Enviar um comentário