sexta-feira, 26 de setembro de 2014

TOLEDO


Data da Viagem: Julho  de 2000

Toledo foi a capital da Hispânia visigótica, desde o reinado de Leovigildo, até a conquista moura de Península Ibérica no sec. VII. Sob o Califado de Córdoba, Toledo conheceu uma era de prosperidade. Após a decomposição do Califado de Córdoba em 1035, tornou-se capital do Taifa de Toledo. A 25 de maio de 1085, Afonso VI de Castela reocupou Toledo e estabeleceu controle direto sobre a cidade moura. Este foi o primeiro passo concreto do reino de Leão e Castela na chamada Reconquista. Toledo era famosa por sua produção de aço, especialmente espadas, e a cidade ainda é um centro de manufatura de facas e pequenas ferramentas de aço. Após Filipe II de Espanha mudar a corte de Toledo para Madrid em 1561, a cidade entrou em lento declínio, do qual nunca se recuperou. Além de ser declarada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade é chamada de a cidade das 3 culturas: Cristã, judaica e Islâmica.




A Catedral de Toledoé uma das 3 catedrais góticas espanholas do sec. XIIIsede da Arquidiocese de Toledo, sendo considerada a obra magna desse estilo no país. Foi construída de 1226 a 1493 e foi projetada a partir da Catedral de Bourges. Combina também algumas características do estilo mudéjar, principalmente no claustro. Uma de suas partes mais magníficas é o altar Barroco chamado El Transparente. O banho de luz que vem de uma apropriada fenda no teto, faz com que o altar, por alguns minutos, pareça estar se elevando aos céus, o que originou seu apelido. A Catedral têm também mais de 750  vtrais. A principal fachada tem 3 portas: a Puerta del Perdón, a Puerta del Juicio Final e a Puerta del Infierno. A primeira tem esse nome porque costumava-se garantir as ndulgências para aqueles que por ela entravam para pedir perdão. Hoje é aberta somente em ocasiões especiais. A terceira contém apenas decorações florais. Era usada para a procsão do Domingo de Ramos. O rei de Portugal D.Sancho II está sepultado na Catedral de Toledo.
Localização: Plaza del Ayuntamiento
Horário: 2ª a Sábado - 10:00 - 18:00
               Domngos e Feriados - 14:00 - 18:00
Preço: 11,00€

Catedral de Toledo




A Ponte de San Martin é uma ponte medieval sobre o rio Tejo, em Toledo. A ponte foi construída no final do séc.14 pelo Arcebspo Pedro Tenório para fornecer acesso à parte antiga da cidade. Ambos os lados da ponte foram fortemente fortificada com torres, a datação mais recente, do sec.16.
Ponte de San Martin


É a entrada principal da Zona Antiga de Toledo, e foi construída em 1550. Tem origem árabe, mas foi reconstruída pelo imperador Carlos V.
Porta Nova de Bisagra

Prefeitura Municipal de Toledo, está localizado na Praça da Camara Municipal.
Localização: Plaza del Consistorio, 1
Ayuntamiento de Toledo (Prefeitura)

Santa María la Blanca, construída no princípio como Sinagogaposteriormente foi convertida numa Igreja Católica. Construída no sec.XII, este monumento é mudejar. Tem 5 naves separadas por pilares. É de notar, como dado significativo, o profundo contraste que se faz patente entre a humildade exterior e o luxo que se aprecia dentro, conforme a tradição oriental de "todo fazia o interior". A sinagoga teve, no arquitectónico, uma influencia inquestionável sobre outras sinagogas do resto da Península, sobretudo na de Segóvia. Foi transformada na segunda metade do sec. XV numa igreja da Orden de Calatrava. Em 1550,  o Cardeal Siliceo converteu-a numa beataria para prostitutas arrependidas. No sec. XVIII foi ocupada como quartel para as tropas da guarnição de Toledo. A meados do sec. XIXo edifício foi declarado Monumento Nacional. Depois da guerra civil espanhola, um decreto real do governo entrega Santa María la Blanca à Igreja Católica.
Localização: Calle de los Reyes Católicos, 4
Horário: 01/05 a 30/10 - 10:00 - 18:45
              31/10 a 30/04 - 10:00 - 17:45
Sinagoga-Igreja Santa María la Blanca



A Igreja de Santiago del Arrabal,  é um dos melhores exemplos Mouros. Está situada ao lado de Puerta de Bisagra. A abside é de três andares de arcos triplos de diferentes tipos (semicircular, apontou e polilobulados). Dentro, há símbolos árabes como a mão de Fatima ou inscrições no teto de madeira. Os arcos são edifícios góticos, como a Cúpula do cruzeiro.  O retábulo é renacenista com decoração de imagens da vida de Cristo e de Santiago. As partes originais precedem do sec. XII, o resto da reconstrução realizada no ano de 1256, redistribuindo o espaço interior em 3 naves com 3 absides e um cruzeiro. 
Localização:
Plaza Santiago del Arrabal, 4

Iglesia de Santiago del Arrabal


Sinta-se na época Medieval, pois Toledo é uma cidade histórica, encantadora e muito envolvente, sabendo contar a sua história.




Estação de Comboios



Sem comentários:

Enviar um comentário