sexta-feira, 26 de setembro de 2014

ROMA

Data da Viagem: Setembro de 2011 / Setembro de 2016



Embora o esplendor da cidade imperial não esteja mais presente, este será sempre um dos lugares mais belos do mundo, além de sua eterna capital espiritual. Roma é como um vinho especial, e deve ser degustada aos poucos para ser sentida e apreciada em tudo que oferece. É uma visita que deve ser feita com todos os sentidos, e principalmente, com o coração. 

A lenda:
Conta uma lenda que certa vez um homem muito cruel atacou o pai de 2 gêmeos, o aprisionou, raptou seus dois filhos e os abandonou na floresta para morrerem. No entanto o choro das crianças atraiu a atenção de uma Loba que os encontrou e decidiu levá-los e amamentá-los como se fossem seus filhotes. Um dia um camponês passava pela floresta, viu as duas crianças mamando na Loba e decidiu levá-las e batiza-las com os nomes de Rômulo e Remo. Muito anos depois, já adultos, eles foram a procura de seu pai, o encontraram, libertaram e puniram o homem que o havia aprisionado. Depois voltaram para o lugar próximo às margens do rio Tevere, onde a Loba os tinha amamentado por tantos anos, e decidiram que aquele deveria ser o lugar de uma nova cidade. Esta cidade foi fundada no dia 21 de abril do ano 753 antes de Cristo, e o nome para ela escolhido foi Roma.



Santa Maria degli Angeli
Para satisfazer a demanda da população que crescia nessa parte de Roma, o imperador Maximiano, que dividia o poder com Diocleciano, mandou construir um complexo de banhos entre 298 e 306,  ao voltar da África. Com quase 400 m de lado, podia acomodar 3000 mil pessoas. Quando o papa Pio IV (1559 a 1565) deu o local aos monges de Santa Cruz em Jerusalém, Michelangelo converteu o salão central dos banhos nesta igreja de Santa Maria dos Anjos. O trabalho começou em 1563. Os dois eixos do piso, na forma de uma cruz grega, com quatro capelas laterais, relacionam-se à antiga basílica com a piscina intitulada frigidarium, o caldarium e o tepidarium dos banhos. O piso central foi erguido 2 m, para manter seco o interior, de modo que parte das colunas desapareceu sob o piso sendo substituídos por outras estruturas. Várias restaurações e uma renovação extensa em 1749, quando transformou o salão central num transepto, dificultam perceber hoje o conceito original de Michelangelo. Entretanto, as colunas monolíticas de granito vermelho e a abóbada poderosa que se ergue sobre o atual transepto dão alguma idéia de como os banhos eram na antiguidade.
Localização: Piazza della Repubbica
Horário: A Basílica abre diariamente das 7:30 às 19:00
Transporte: Metro: Republica

Santa Maria degli Angeli

 Santa Maria degli Angeli
Santa Maria degli Angeli
Santa Maria degli Angeli


Piazza della Repubblica

O colunato semicircular da Praça da República corresponde à forma das termas de Diocleciano, aqui construídas. A Fontana delle Naiadi que também se encontra aqui foi construída em 1885. A igreja Santa Maria degli Angeli foi construída por Michelangelo sobre as ruínas das termas.
Transporte: Metro: Republica


Piazza della Repubblica

Piazza della Repubblica




Basilica di Santa Maria Maggiore
Também conhecida como Basílica de Nossa Senhora das Neves, ou Basílica Liberiana, é uma das basílicas patriarcais de Roma. Foi construída entre 432 e 440, durante o pontificado do Papa Sisto III,  e dedicada ao culto de Maria, cujo dogma da Divina Maternidade acabara de ser declarado pelo Concílio de Éfeso (431). Entretanto, a data da fundação da basílica remete ao pontificado do Papa Libério (352-366).
Localização: Piazza di S. Maria Maggiori 
Horário: A Basílica abre diariamente das 7:00 às 18:45
Transporte: Metro: Termini 
Basilica di Santa Maria Maggiore 
Basilica di Santa Maria Maggiore 
 
Basilica di Santa Maria Maggiore 
Basilica di Santa Maria Maggiore


S.Pietro in Vincoli
A sua construção teve início em 432, e foi dedicada a São Pedro e a São Paulo, ao ser consagrada pelo Papa Sisto III cujo pontificado durou de 432 a 440. Entretanto, quando a imperatriz Eudóxia deu ao seu sucessor o Papa Leão I, o Grande (440 a 461) as cadeias que haviam prendido São Pedro, este se tornou o patrono único desta igreja cujo nome quer justamente dizer «São Pedro em cadeias»A igreja deve sua fama principalmente ao túmulo de Júlio II construído por Michelangelo, à direita de quem entra, na ala lateral. O monumento foi encomendado ao grande artista pelo próprio Papa, em 1505, e nele Michelangelo trabalhou 40 anos. A própria falta de interesse do Papa, e encomendas dos seus sucessores, que recrutaram o artista, tornaram mais lento o projeto. Originalmente foi planejado para seguir o modelo de um mausoléu da antiguidade, mas de proporções inauditas, com quase 40 estátuas, para ficar no coro da recém construída igreja de São Pedro. Afinal, depois de seis mudanças no contrato, foi reduzido a menores proporções como túmulo e instalado nesta igreja em 1545. O último contrato, de 1541, estipulava que Michelangelo, que em 1515 já completara a estátua de Moisés, deveria ainda entregar outras duas, as de Lea e de Raquel, enquanto outras estátuas, a da Virgem Maria, a do Papa, duas outras de uma sibila e de um profeta, seriam feitas, segundo desenho seu, por aprendizes. A figura central do túmulo é Moisés, e por seu tamanho se pode imaginar quão enorme seria o túmulo, como projetado. Michelangelo tinha então quase 80 anos quando terminou a obra. As figuras bíblicas femininas são Lia, «o amor ativo», e Raquel, «a fé», que ladeiam Moisés e simbolizam a vida ativa e a vida contemplativa.
Localização: Piazza di S. Pietro in Vincoli 
Horário: Abre diariamente 
              Abril a Setembro das 8:00 às 12:30 e das 15:30 às 19:00
              Outubro a Março das 8:00 às 12:30 e das 15:00 às 18:00
Transporte: Metro: Cavour (Linha B)


S.Pietro in Vincoli
S.Pietro in Vincoli

S.Pietro in Vincoli
túmulo de Júlio II construído por Michelangelo com Moisés ao centro 


Bocca della Verità
Situada no pórtico da Igreja de Santa Maria in Cosmedin, a Bocca della Verità é um dos símbolos mais conhecidos de Roma. Curiosamente, segundo estudos, pode haver sido uma calha de esgoto, talvez do séc. IV a.C, mas certamente não foi este passado sombrio que trouxe a fama da Bocca della Verità: a lenda que tornou esta escultura um ícone data da Idade Média. Consta que a população local acreditava que a boca se fecharia destruindo a mão de quem declarasse uma mentira. Artifício útil para checar a fidelidade do cônjuge. Muita gente continua testando a paciência da Bocca della Verità, até os dias de hoje. Digamos que não é um dos monumentos mais bonitos da cidade, mas vale pela curiosidade. Os turistas fazem fila para proceder ao famoso teste.
Localização: Piazza Bocca della Veritá 18 
Horário: Inverno: das 9:00 às 17:00
              Verão:    das 9:30 às 18:00  
Preço: Grátis
Transporte: Metro: Circo Massimo

Bocca della Verità


Circo Massimo
Foi uma arena antiga e local de entretenimento na antiga Roma. Situada no vale entre a Colina Palatina e a Colina Aventina,  este local foi inicialmente utilizado para jogos e entretenimento pelos reis etruscos de Roma. Certamente, os primeiros jogos romanos eram desenrolados neste local por Tarquínio Prisco, o primeiro governante etrusco da cidade. Mais tarde, no sec. II a.C., o Circus seria palco para jogos, festivais e corridas de bigas, uma clara influência dos gregos. Numa tentativa de ir ao encontro das exigências dos cidadãos de Roma, Júlio César expandiu o Circo por volta de 50 a.C., aumentado a pista para, aproximadamente, 600 m em comprimento, 225 m em envergadura, permitindo acomodar cerca de 250.000 espectadoresMais tarde, o imperador Tito construiu o arco que levou seu nome na extremidade, no Fórum Romano, enquanto o imperador Domiciano ligou o seu novo palácio, no monte Palatino ao Circo, para poder assistir às corridas de suas varandas. O imperador Trajano mais tarde adicionou outros 5.000 lugares e expandir a zona imperial, numa tentativa de obter maior visibilidade durante os jogos. O Circo chegou a ter sua capacidade ampliada para 385.000 lugares, no total. Hoje em dia restam em pé algumas poucas ruínas da sua estrutura, e a área descampada que era ocupada por sua extensão é utilizada pelos romanos como uma área de lazer ao ar livre.
Localização: Via del Circo Massimo 
Horário: Sempre aberto
Preço: Gratuito
Transporte: MetroCirco Massimo




Circo Massimo


Coliseu
Também conhecido como Anfiteatro Flaviano, deve seu nome à expressão latina Colosseum, devido à estátua colossal de Nero, que ficava perto a edificação. Localizado no centro de Roma, é uma excepção de entre os anfiteatros pelo seu volume e relevo arquitetônico. Originalmente capaz de albergar perto de 50.000 pessoas, e com 48 m de altura, era usado para variados espetáculos. Foi construído a leste do Fórum Romano e demorou entre oito a dez anos a ser construído. O Coliseu foi utilizado durante aproximadamente 500 anos, tendo sido o último registro efetuado no sec.VI  da nossa era, bastante depois da queda de Roma em 476. O edifício deixou de ser usado para entretenimento no começo da Idade Média, mas foi mais tarde usado como habitação, oficina, forte, pedreira, sede de ordens religiosas e templo cristão. Embora esteja agora em ruínas devido a terremotos e pilhagens, o Coliseu sempre foi visto como símbolo do Império Romano, sendo um dos melhores exemplos da sua arquitectura. Atualmente é uma das maiores atrações turísticas em Roma e em 7 de julho de 2007  foi eleita umas das "Sete Maravilhas do Mundo Moderno". Além disso, o Coliseu ainda tem ligações à igreja, com o Papa a liderar a procissão da Via Sacra até ao Coliseu todas as Sextas-feiras Santas.
Localização: Piazza del Colosseo 1 
Horário: 16/02 a 15/03 - 8:30 às 17:00
              16/03 a 29/03 - 8:30 às 17:30
              30/03 a 31/08 - 8:30 às 19:15
              01/09 a 30/09 - 8:30 às 19:00
              01/10 a 25/10 - 9:00 às 18:30
              26/10 a 15/02 - 8:30 às 16:30
Preço: inclui o Forum Romano, Palatino, Coliseu e Arco de Constantino
Transporte: Metro: Colosseo


Coliseu
Coliseu
Coliseu


Arco de Constantino
É um arco triunfal, bem ao lado do Coliseu. Foi exigido para comemorar a vitória de Constantino na Batalha da Ponte Mílvio, 312 a.C. A batalha está representada na banda pouco esculpida sobre o lado direito do arco, na frente oposta ao Coliseu. O arco foi inaugurado oficialmente em 25 de julho de 315.


Arco de Constantino
Arco de Constantino


Forum Romano
Era o principal centro comercial da Roma Imperial. Ali havia lojas, praças de mercado e de reunião. Também era o local onde exatamente ficava o coração comunal. Sequências de remanescentes de pavimento mostram que o sedimento corroído das colinas circundantes já levantava o nível do fórum nos primeiros tempos republicanos. Originalmente ele tinha sido terreno pantanoso, que foi drenada por Tarquínio com a Cloaca Máxima. Seu pavimento final de travertino, ainda pode ser visto, data do reinado de AugustoAtualmente é famoso pelos remanescentes, que demonstram claramente o uso de espaços urbanos durante a Idade Romana. Um caminho de procissão, a Via Sacra, cruza-o ligando-o com o Coliseu. Até ao fim do Império, ele perdeu o seu uso diário que permanece como um local sagrado.


Forum Romano
Forum Romano

último monumento construído dentro do Fórum é a Coluna de FocasO Fórum Romano inclui os seguintes principais monumentos, edifícios e outras ruínas antigas:

Templo de Castor e Pólux

Templo de Rômulo

Templo de Saturno

Templo de Vesta

Templo de Venus e Roma

Templo de Antonino e Faustina


Templo de César

Templo da Concórdia


Templo de Vespasiano e Tito


Basílica Aemilia

Basílica Giulia


Basílica de Constantino e Maxêncio


Arco de Septímio Severo

Arco de Tito

Arco de Tibério


Regia/Rostra
onde os políticos discursavam aos cidadãos romanos

Curia Hostilia
reconstruída como a Cúria Júlia, a sede do Senado Romano



Coluna de Focas



Campidoglio
monte Capitólio, ou monte Capitolino, é uma das famosas 7 colinas de Roma. De 1536 a 1546, o papa Paulo III encarregou Michelangelo de redesenhar a praça e transformar o Campidoglio — como os Romanos o tornaram conhecido — com os seus 3 palácios que preenchem o espaço trapezoidal, aproximados de uma escadaria famosa, a Cordonata, encabeçada pelas 2 grandes estátuas dos Dioscuri (os míticos Castor e Pólux). A ideia de redesenhar a praça nasceu quando se preparava a visita do imperador Carlos V de Habsburgo em 1536Michelangelo incluiu em seus planos o palácios dos senadores, construído no século XII, e os alicerces do Tabularium e do edifício do lado sul, que datava do sec. XIV, hoje Palácio dos Conservadores (Palazzo dei Conservatori). A ideia do grande artista foi transformar o monumento equestre ao imperador Marco Aurélio, transferido para o Capitólio em 1538, na principal atração. Contrapondo a orientação clássica do monte Capitolino, que se virava para o Fórum, o artista rodou as atenções para a Roma papal. A construção da praça progrediu muito lentamente e outros arquitetos terminariam as ideias de Michelangelo, pois a praça só seria terminada no sec. XVII. A impressionante fachada com pilastras coríntias do Palácio dos Conservadores, por exemplo, se deve a Giacomo della Porta (executada de 1564 a 1568). Os 3 palácios compõe atualmente os importantes Museus Capitolinos: estes edifícios do Palazzo Nuovo e do Palazzo dei Conservatori mostram em suas estupendas galerias o núcleo da coleção do papa Sisto IV iniciada em 1471. A Piazza del Campidoglio continua a ser importante, pois o Tratado de Roma nela foi assinado em 1957 e o Palácio dos Senadores (Palazzo Senatorio) é a sede oficial do prefeito da cidade. A igreja de Santa Maria in Aracoeli está adjacente à praça. Esta praça fica no cimo da escadaria localuzada bem ao lado do monumento à Vittorio Emanuelle II.
Horário: 3ª a Sábado: 9:00 às 19:00
              Domingo:      9:00 às 13:45
Transporte: Bus44, 46, 64, 70, 81 e 110

Piazza del Campidoglio

Palazzo Senatorio


Palazzo dei Conservatori 

Palazzo Nuovo


Pantheon
Também conhecido como Panteão de Agripa, é o único edifício construído na época greco-romana que, atualmente, se encontra em perfeito estado de conservação. Desde que foi construído que se manteve em uso: 1º como templo dedicado a todos os deuses do panteão romano (daí o seu nome) e, desde o sec. VII, como templo cristão. É famoso pela sua cúpula. O Panteão original foi construído em 27 a.C., durante a República Romana, no 3º consulado de Marco Vipsânio Agripa. Efetivamente, o seu nome está inscrito sobre o pórtico do edifício. Lê-se aí: M.AGRIPPA.L.F.COS.TERTIUM.FECIT, o que significa: "Construído por Marco Agripa, filho de Lúcio, pela terceira vez consul". De fato, o Panteão de Agripa foi destruído por um incêndio em 80 d.C., sendo totalmente reconstruído em 125, durante o reinado do imperador Adriano, como se pode comprovar pelas datas impressas nos tijolos que fazem parte da sua estrutura. A inscrição original, referindo-se à sua fundação por Agripa foi, então, inserida na fachada da nova construção de acordo com uma prática habitual nos projetos de reconstrução devidos a Adriano, por toda a Roma.
Localização: Piazza della Rotonda
Horario: a Sábado: 8:30 - 19:30
              Domingo: 9:00 – 18:00
              Feriados durante a semana: 9:00 às 13:00 
              Fecha: 15/12, 01/01 e 01/05
Preço: Grátis
Transporte: Vá caminhando da Piazza Venezia pela Via del Plebiscito, entre na Via di Torre Argentina (antes da Corso Vittorio Emanuele II) e continue pela Via della Rotonda 

Pantheon

Pantheon

Pantheon (Cúpula)

Pantheon (Interior)



Ara Pacis
É um altar dedicado por César Augusto em 30 de Janeiro de 9 a.C. à deusa Pax (Paz), para celebrar o período da Pax Romana. Foi colocado numa zona do Campo Marzio consagrada à celebração das vitórias, local emblemático por estar a 1 milha (1472 m) dos limites sagrados da cidade de Roma, onde os cônsules de retorno de uma expedição militar perdiam os poderes relativos e assumiam os poderes civis. Este monumento, uma obra-prima da arquitetura romana, representa um dos mais significativos testemunhos da arte da época de Augusto, e pretende simbolizar o período de paz e prosperidade vivido durante a Pax Romana. De facto, a 5 de Julho de 13 a.C., o Senado decidiu construir um altar dedicado a esse feito, em ocasião do retorno de Augusto de uma expedição pacificadora de 3  anos na Hispânia e na Gália meridional. A cerimónia de consagração solene, apenas teria lugar a 9 de Janeiro de 9 a.C., data importante por ser o aniversário de Lívia, a esposa do príncipe. A Ara Pacis propriamente dita estava dentro de um recinto de mármore, finamente decorado com cenas de devoção, nas quais o imperador e sua família foram retratados no ato de oferecer sacrifícios aos deuses. Várias figuras trazem gado para ser sacrificado. Alguns trazem suas togas cobrindo suas cabeças, como um capuz, o que significa que eles são sacerdotes. Outros usam coroas de louro, símbolo tradicional da vitória. Homens, mulheres e crianças se aproximam para honrar os deuses. As figuras em tamanho natural da procissão não são tipos idealizados, mas retratos, e alguns deles podem ser reconhecidos. O altar inicialmente estava localizado na periferia norte da cidade, no canto nordeste do Campus Martius, mas como a região ficava na planície aluvial do Rio Tibre, ao longo dos séculos acabou enterrado sob sedimentos, e por 1000 anos sua memória se perdeu. Somente no séc. XVI ele foi reencontrado no subsolo de edificações posteriores, e vários fragmentos acabaram sendo dispersos entre museus da Europa. Sua recuperação teria de esperar até 1938, quando Mussolini o reinaugurou no encerramento das comemorações dos 2000 anos do nascimento de Augusto. Contudo, dada a impossibilidade de reconstituí-lo "in situ", os fragmentos subsistentes foram montados em outro local, próximo ao Mausoléu de Augusto, e dentro de um pavilhão destinado a protegê-lo. Na década de 1950 se iniciaram obras de restauro e reforma do pavilhão, e na década de 1980 finalmente a estrutura foi desmontada e restaurada sistematicamente, incluindo a substituição de engates de ferro e outros elementos, a consolidação de restauros anteriores e a remoção de partes que não faziam parte do conjunto original e haviam sido erroneamente acrescentadas. Contudo, na década de 1990 verificou-se que o altar estava sofrendo acelerada degradação através da poluição atmosférica e excessivas variações de temperatura e humidade, e assim em 1995 a administração municipal decidiu construir um outro pavilhão, mais adequado, que foi inaugurado em 2006 e hoje não apenas protege o monumento mas também abriga o Museu da Ara Pacis.
Localização: Lungotevere in Augusta
Horário: 3ª a Sábado: 9:00 as 17:00
              24 e 31 Dezembro: 9:00 as 14:00.
              Fecha as 2ª, 01/01, 01/05 e 25/12
Transporte: Metro: Linha A – Battistini ou Flaminio (ande 850 m para
baixo da Via di Ripetta) 

 Ara Pacis
Ara Pacis
Ara Pacis
Ara Pacis



Porta Pinciana 
O portão foi construído sob o imperador Honório no séc. V, adaptando um serviço de menor entrada anterior. As duas passagens laterais são uma adição moderna. O portão ficou fechado até o início do séc. XX. Durante a Idade Média uma lenda disse que o general romano, Belisário, que aqui defendeu Roma contra  os ostrogodos no cerco de 537-538, que tinha sido visto aqui como um mendigo.
Porta Pinciana



Isola Tiberina
 A ilha Tiberina é uma ilha em forma de barca que se formou no seio do Rio Tibre, na zona em que o rio atravessa Roma, perto do Capitólio. Com cerca de 270 x 67 m, a ilha é famosa devido ao Templo de Esculápio, o deus grego da Medicina. Existe uma lenda que, numa das suas versões, conta que depois da caída de Tarquínio, o Soberbo, o povo romano atirou o seu corpo no Tibre, no ponto onde depois se formou a ilha; sobre o corpo depositado no fundo, acumular-se-iam seixos e detritos que, progressivamente, permitiram a formação gradual desta ilha. Devido às suas origens obscuras, a ilha Tiberina era considerada pelos Romanos como um posto de mau presságio tanto que, previamente à construção do Templo, os habitantes evitavam aproximar-se da ilha, e só os piores criminosos eram condenados a passar aí o resto da sua vida.

Isola Tiberina



Castelo de Santo Angelo
Também conhecido como Mausoléu de Adriano, localiza-se à margem direita do Rio Tibre, diante da Ponte Sant'Angelo, a pouca distância do Vaticano. A sua primitiva estrutura foi iniciada em 139 pelo imperador Adriano como um mausoléu pessoal e familiar, vindo a ser concluído por Antonio Pio em 139. O monumento, em travertino, era adornado por uma quadriga em bronze, conduzida por Adriano. Em pouco tempo, entretanto, a sua função foi alterada, sendo utilizado como edifício militar. Nessa qualidade, passou a integrar a Muralha Aureliana em 403.  A sua atual designação remonta a 590, durante uma grande epidemia de peste que assolou Roma. Na ocasião, o Papa Gregório I afirmou ter visto o Arcanjo São Miguel sobre o topo do castelo, que embainhava a sua espada, indicando o fim da epidemia. Para celebrar essa aparição, uma estátua de um anjo coroa o edifício: inicialmente um mármore de Rafaello da Montelupo, e desde 1753, um bronze de Pierre Van Verschaffelt sobre um esboço Gian Lorenzo Bernini. Durante a época medieval esta foi a mais importante das fortalezas pertencentes aos Papas. Serviu também como como prisão para muitos patriotas, na época dos movimentos de unificação da Itália ocorridos no sec. XIX. De seu terraço superior, tem-se uma magnífica vista do Tibre, dos prédios da cidade e até mesmo do domo superior da Basílica de São Pedro. De planta circular, o seu desenho renascentista influenciou a traça do Forte do Bugio em Portugal, e a do Forte de São Marcelo no Brasil. A ponte de Sant'Angelo, sobre o Tibre, é ornada por 12 estátuas de anjos esculpidas por Bernini.
Localização: Lungotevere Castello 50
Horário: 3ª a Domingo: 9:00 as 19:30
              6ª feira: 9:00 as 22:00.
              Fecha as 2ª, 01/01 e 25/12
Transporte: Metro: Linha A – Lepanto ou Ottaviano-San Pietro 
                      Bus: 23, 34, 40, 46, 49, 62, 64, 87, 271, 280, 926, 982, 990


Castelo de Santo Angelo
Castelo de Santo Angelo (Ponte Sant'Angelo)


Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II
É um monumento em honra a Vittorio Emanuele II, 1º Rei da Itália Unificada e considerado o pai da pátria italiana. Situa-se  entre a Piazza Venezia e o Monte Capitolino tendo sido projetado por Giuseppe Sacconi  em 1885. Foi inaugurado em 1911 e completado em 1935. Feito de puro mármore branco de Botticino, Bréscia, apresenta majestosa escadaria, colunas coríntias, fontes, uma enorme estátua equestre de Vittorio Emanuele II e 2 estátuas da  deusa Vitória em quadrigas. A estrutura tem 135 m de largura e 70 m de altura, mas as quadrigas e as vitórias aladas forem incluídas, a altura de 81 m. A base do monumento abriga o museu da Unificação Italiana. Em 2007, um elevador panorâmico foi instalado, permitindo aos visitantes ir ao teto e ter uma visão 360° de Roma.
Localização: Piazza Venezia
Horário: 2ª a 5ª:          9:30 às 17:30
              6ª e Sábado:  9:00 às 23:30
              Domingo:       9:00 às 20:30 
Preço: Grátis             
Transporte: Metro: Colosseo (ir andando até o Monumento)
                   Bus: Qualquer um que passe na Piazza Venezia

Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II
Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II
Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II
Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II



Fontana di Trevi
É a maior (cerca de 26 m de altura e 20 m de largura) e mais ambiciosa construção de fontes barrocas da Itália e está localizada na Rione Trevi. A fonte situava-se no cruzamento de 3 estradas, marcando o ponto final do Acqua Vergine, um dos mais antigos aquedutos que abasteciam a cidade de Roma. No ano 19 a.C., supostamente ajudados por uma virgem, técnicos romanos localizaram uma fonte de água pura a pouco mais de 22 kms da cidade (cena representada em escultura na própria fonte, atualmente). A água desta fonte foi levada pelo menor aqueduto de Roma, diretamente para os banheiros de Marcus Vipsanius Agrippa e serviu a cidade por mais de 400 anos. O "golpe de misericórdia" desferido pelos invasores godos em Roma foi dado com a destruição dos aquedutos, durante as Guerras Góticas. Os romanos durante a Idade Média tinham de abastecer-se da água de poços poluídos, e da pouco límpida água do Rio Tibre, que também recebia os esgotos da cidade. O antigo costume romano de erguer uma bela fonte ao final de um aqueduto que conduzia a água para a cidade foi reavivado no sec. XV, com a Renascença. Em 1453, o Papa Nicolau V, determinou que fosse consertado o aqueduto de Acqua Vergine, construindo ao seu final um simples receptáculo para receber a água. Em 1629, o Papa Urbano VIII achou que a velha fonte era insuficientemente dramática e encomendou a Bernini alguns desenhos, mas quando o Papa faleceu o projeto foi abandonado. A última contribuição de Bernini foi reposicionar a fonte para o outro lado da praça a fim de que esta ficasse defronte ao Palácio do Quirinal (assim o Papa poderia vê-la e admirá-la de sua janela). Ainda que o projeto de Bernini tenha sido abandonado, existem na fonte muitos detalhes de sua idéia original. Muitas competições entre artistas e arquitetos tiveram lugar durante o Renascimento e o período Barroco para se redesenhar os edifícios, as fontes, e até mesmo a Scalinata di Piazza di Spagna (as escadarias da Praça de Espanha). Em 1730, o Papa Clemente XII organizou uma nova competição na qual Nicola Salvi foi derrotado, mas efetivamente terminou por realizar seu projeto. Este começou em 1732 e foi concluído em 1762, logo depois da morte de Clemente, quando o Netuno foi afixado no nicho central da fonte. Salvi morrera alguns anos antes, em 1751, com seu trabalho ainda pela metade, que manteve oculto por um grande biombo. A fonte foi concluída por Giuseppe Pannini, que substituiu as alegorias insossas que eram planejadas, representando Agrippa e Trivia, as virgens romanas, pelas belas esculturas de Netuno e seu séquito. A fonte foi restaurada em 1998; as esculturas foram limpas e polidas, e a fonte foi provida de bombas para circulação da água e sua oxigenação.
Transporte: Vá caminhando pela Via del Corso (a partir da Piazza Venezzia) e entre a direita na Via dei Sabini (fica no final da via) 

Fontana di Trevi
 Fontana di Trevi
Fontana di Trevi



Piazza Navona
Encontra-se no local onde o Imperador Domiciano mandou construir um estádio para a corrida de carros, com um lado direito e outro curvo. Ainda é possível ver uma parte na praça de Tor Sanguigna e até 1500 nela se podia assistir a combates de animais. É considerada o mais famoso exemplo de continuidade em planejamento urbano de Roma. Sua forma longa e retangular, com as extremidades estreitadas ao norte, retém a forma do estádio (stadium) ou seja 240 m x 65 mconstruído por Domiciano entre 96 e 81 a.C para jogos e competições, que mais tarde abrigou lutas contra animais e entre gladiadores. Os edifícios ao seu redor erguem-se nos terraços ou alicerces das antigas cavea, onde podiam sentar-se 30.000 espectadores. O nome Navona diz-se derivar de «in agone» ou «no local de combate» ou de «navis» (navio) dada a forma com uma extremidade arredondada. Como a maior praça de um bairro densamente povoado, figurou entre as prioridades de renovação da cidade durante o séxulo XVI. O Papa Sisto IV (1471-1484) fez trazer para ela, do Capitólio, um mercado em 1477 e a construção de diversos palácios (como o Palazzo Madama e o Palazzo Massimo alle Colonne) fez dela uma área residencial favorita entre os aristocratas. O desenvolvimento arquitetural culminou durante o pontificado de Inocêncio X (1644-1655) que começou a remodelá-la em 1645Fez renovar o palácio de sua família e a Igreja de Santa Agnese in Agone, fez restaurar as fontes instaladas por ordem do   justamente «A Praça Navona Inundada». No início da época moderna, a praça tornou-se no centro do Carnaval romanoOrnamentam esta praça 3 fontes barrocas: a Fonte dos Quatro Rios  de Bernini ao centro, a Fontana del Moro e a Fonte de Neptuno nas extremidades. Ao centro, no lado ocidental, a igreja barroca Santa Agnese in Agone de Borromini e a seu lado o belo Palácio Pamphili, comprado pelo Governo brasileiro para servir de sede a sua Embaixada. A praça é visitada durante todo o dia, e mesmo à noite, pelos turistas e, por isso, dispõe de bastantes vendedores de lembranças, além de pintores e artistas de entretenimento. Esta praça, no entanto, tem sido apontada pelo governo comunal de Roma como fortemente abusada pelo comércio ilegal e, por isso, o governo restringiu os seus direitos de ali permanecer com fins lucrativos, ao ponto de limitar pequenas áreas para cada comerciante.
Transporte:  Vá caminhando do Pantheon em direção ao Corso dei Rinascimento


Fonte dos Quatro Rios 


Fontana del Moro


Fonte de Neptuno

Palácio Pamphili (Embaixada do Brasil em Roma)


Igreja de Santa Agnese in Agone


Piazza Navona



Piazza del Popolo


Antigamente, os viajantes que chegavam pelo Norte da cidade entravam na cidade pela Porta dela Popolo (a antiga Porta Flaminia), que se interpõe à entrada da Via Flaminia na cidade. No meio do sec. XVI o papa Pio IV encomendou uma nova fachada para a antiga Porta, rebatizada em homenagem à vizinha igreja de Santa Maria del Popolo. O desenho da Porta imita um arco triunfal romano, com arco único. O lado voltado para fora da cidade está adornado com antigas colunas e as imagens de São Pedro e São Paulo. Quando a Rainha Cristina da Suécia veio a Roma, em peregrinação, o papa Alexandre VII encomendou a fachada voltada para a praça, hoje coroada com o escudo papal, onde uma inscrição que deseja à Rainha uma feliz estada na cidade. Havia inclusive 2 torres, demolidas em 1879 para abrir as duas passagens laterais. Imediatamente à direita da Muralha Aureliana, passa-se, deixando-a pela direita, em frente à igreja de Santa Maria del Popolo, e entra-se num oval circunscrito por fontes e leões que vertem água. A praça ramifica-se em 3 estradas (o Tridente) que penetram na cidade: a Via del Babuino, à esquerda, levará o viajante à Piazza di Spagna (Praça de Espanha); à direita a Via de Ripetta que se comunica com a Piazza Navona e o Panteão de Roma. No centro começa a rua mais cara da cidade de Roma: Via del Corso, com numerosas lojas.
Transporte:  Metro: Spagna ou Caminhando pela Via del Corso até ao final, na direção oposta da Piazza Venezia

Piazza del Popolo

Piazza del Popolo



Piazza di Spagna

Aos pés da escadaria Trinidade do Monte, deve o nome à localização da embaixada de Espanha, que aqui se encontra. Nesta praça está a Fontana della Barcaccia. A Praça de Espanha é conhecida internacionalmente por ser palco de inúmeros desfiles de moda, cujos ateliers se encontram aqui perto, e são frequentados por vários modelos de passerelle.
Transporte:  Metro: Spagna ou Caminhando pela Via del Corso, na direção oposta da Piazza Venezia, e entra a direita na Via dei Condotti.




Piazza di Spagna

Piazza di Spagna


Piazza di Spagna


Piazza di Spagna

Piazza di Spagna


Piazza di Spagna





Piazza del Quirinale

A sede do Presidente da Republica encontra-se na colina do Quirinale. Esta praça, outrora chamada Piazza di Monte Cavallo, que se encontra em frente ao Palácio do Quirinal, pode-se assistir a um belo panorama acima das casas de Roma. No centro da praça, um obelisco com as estátuas de Castor e Pólux. Nesta praça encontra-se também o Palácio da Consulta, que alberga hoje a Corte Constitucional.
Transporte:  Metro: Barberini


 Piazza del Quirinale
Piazza del Quirinale

Piazza del Quirinale

Piazza del Quirinale

Piazza del Quirinale



Piazza Barberini
A praça que alberga a famosa Fontana del Tritone (Fonte de Tritão). Esta é uma fonte do séc. XVII, pelo bem conhecido barroco escultor Bernini. Encomendado pelo seu patrono, o Papa Urbano VIII, a fonte está localizada na Piazza Barberini, próximo à entrada do Palazzo Barberini (que hoje abriga a Galleria Nazionale d'Arte Antica, que Bernini ajudou a projetar e construir. O chafariz foi executado em travertino, em 1642-43.
Transporte:  Metro: Barberini



 Piazza Barberini
Piazza Barberini
Piazza Barberini
Piazza Barberini


=============================================================


VATICANO

O Vaticano ou Cidade do Vaticano, oficialmente Estado da Cidade do Vaticano, é o centro da Igreja Católica e uma cidade-estado soberana sem costa marítima cujo território consiste de um enclave murado dentro da cidade de Roma. Com aproximadamente 44 hectares (0,44 km2) e com uma população de pouco mais de 800 habitantes, é o menor Estado do mundo, tanto por população quanto por área. A Cidade do Vaticano é uma cidade-estado que existe desde 1929. É distinta da Santa Sé, que remonta ao Cristianismo primitivo e é a principal Sé Episcopal de 1,142 bilhões de Católicos Romanos (latinos e orientais) de todo o mundo. Ordenanças da Cidade do Vaticano são publicados em italiano; documentos oficiais da Santa Sé são emitidos principalmente em latim. As duas entidades ainda têm passaportes distintos: a Santa Sé, como não é um país, apenas trata de questões de passaportes diplomáticos e de serviço; o estado da Cidade do Vaticano cuida dos passaportes normais. Em ambos os casos, os passaportes emitidos são muito poucos. O Tratado de Latrão, de 1929, que criou a cidade-estado do Vaticano, falou dela como uma nova criação (preâmbulo e no artigo III) e não como um vestígio dos muito maiores Estados Pontifícios (756-1870), que anteriormente abrangiam a Itália Central. A maior parte deste território foi absorvido pelo Reino da Itália em 1860 e a porção final, ou seja, a cidade de Roma, com uma pequena área perto dele, dez anos depois, em 1870.




Praça de São Pedro 
Situa-se em frente à Basílica de São Pedro. Foi desenhada por Bernini no sec. XVII em estilo clássico mas com adições do barroco. Ergue-se um obelisco do Antigo Egipto no centro. O estilo clássico pode ser apreciado na colunata dórica que enquadra a entrada trapezoidal para a Basílica e a grande área oval que a precede. A parte oval da praça reflecte o estilo barroco, próprio da época da Contra-Reforma. O obelisco central tem 40 m de altura, incluindo a base e a cruz no topo. Data do sec. I d.C. e foi trazido para Roma no reinado do imperador Calígula. Está no lugar atual desde 1585 sob ordem do Papa Sisto V, que colocou no obelisco um dos pedaços originais da cruz de Jesus Cristo. Bernini complementou a colocação do obelisco com uma fonte em 1675. Foi preciso mais de 900 homens para erguê-lo. Quase todos os visitantes que chegam ao Estado do Vaticano visitam primeiro a Praça, uma das melhores criações de Bernini, que o romancista francês Stendhal chamou "a arte da perfeição". Quando em 1656 Bernini recebeu o encargo do Papa Alexandre VII de aperfeiçoar a praça diante da Basílica de São Pedro, esta era enorme, retangular, com piso de terra. Levava ao bairro vizinho do Borgo e não tinha adornos, exceto uma fonte e o obelisco egípcio instalado em 1586 por Domenico Fontana, incluídos na remodelação. Por exigência do papa, os peregrinos deveriam ser capazes de entrar e olhar o balcão central do qual o papa dava, e ainda dá, sua bênção "urbi et orbi" (à cidade e ao mundo). Bernini desenhou sua obra-prima imaginando dois espaços abertos conjuntos. O primeiro, a Piazza Obliqua, tem forma de um elipse rodeada por colunatas (quatro enormes fileiras de altas colunas dóricas) que se abrem como num grande abraço maternal e simbolizam a Igreja Mãe. Há um corredor largo, entre elas, pelas quais passam automóveis, e duas aberturas mais estreitas para pedestres. O pavimento tem pedras brancas que marcam caminho até o obelisco central, montado sobre quatro leões de bronze. Tradicionalmente, o obelisco representa o elo entre a antiguidade e a cristandade, pois se diz que as cinzas de César descansam em sua base e uma relíquia da Santa Cruz está escondida no topo. Dos dois lados, há duas fontes em bronze, com bases de granito. O segundo espaço, a Piazza Retta, imediatamente a seguir e bem frontal à basílica de São Pedro, é um espaço trapezoidal que aumenta ao encostar na praça, diminuindo assim numa ilusão de ótica a amplidão da fachada. O edifício à direita abriga o Palácio Apostólico, que leva à "Scala Regia", a escadaria cerimonial desenhada por Bernini. Na praça, o Papa celebra Missa Pontifícia nas maiores festas da Igreja, 140 estátuas - santos e mártires, papas e fundadores de ordens religiosas - saúdam os peregrinos da balaustrada das colunas, que tem 17 m de largura. O brasão e as inscrições evocam o Papa Alexandre VII, que encomendou a obra.
Horário: 2ª a Sábado:  9:00 às 16:00
              Domingo (fechado, exceto o ultimo do mes com acesso livre
                              das 9:00 às 12:30) e nos Domingos de Páscoa,
                              29/06, 25/12 e 26/12
Transporte: Metro: Linha B - San Paolo
                    Bus: 64



Praça de São Pedro
 Praça de São Pedro
 Praça de São Pedro
Praça de São Pedro
Obelisco


Basílica de São Pedro
Trata-se da maior das igrejas do cristianismo e um dos locais cristãos mais visitados. Cobre um área de 23.000 m² e pode albergar mais de 60.000 devotos (mais de 100 vezes a população do Vaticano). É o edifício com o interior mais proeminente do Vaticano, sendo sua cúpula uma característica dominante do horizonte de Roma, sendo adornada com 340 estátuas de santos, mártires e anjos. Sua construção recebeu contribuições de alguns dos maiores artistas da história da humanidade, tais como Bramante, Michelangelo, Rafael e Bernini. Foi provado que sob o altar da basílica está enterrado São Pedro (de onde provém o nome da basílica) um dos 12 apóstolos de Jesus e o 1º Papa e, portanto, o primeiro na linha da sucessão papal. Por esta razão, muitos Papas, começando com os primeiros, têm sido enterrados neste local. Sempre existiu um templo dedicado a São Pedro em seu túmulo, inicialmente extremamente simples, com o passar do tempo, os devotos foram aumentando o santuário, culminando na atual basílica. A construção do atual edíficio sobre o antigo começou em 18 de abril de 1506 e foi concluído em 18 de novembro de 1626, sendo consagrada imediatamente pelo Papa Urbano VIII. A basílica é um famoso local de peregrinação, por suas funções litúrgicas e associações históricas. Como trabalho de arquitetura, é considerado o maior edifício de seu período artístico. A Basílica de São Pedro é uma das 4 Basílicas patriarcais de Roma, sendo as outras a Basílica de São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Extramuros. Contrariamente à crença popular, São Pedro não é uma catedral, uma vez que não é a sede de um bispo. Embora a Basílica de São Pedro não seja a sede oficial do Papado (que fica na Basílica de São João de Latrão), certamente é a principal igreja que conta com a participação do Papa, pois a maioria das cerimônias papais são realizadas na Basílica de São Pedro devido a sua dimensão, à proximidade com a residência do Papa, e à localização privilegiada no Vaticano.


Basílica de São Pedro
 Basílica de São Pedro
Basílica de São Pedro
Basílica de São Pedro



Pietá
A Pietá de Michelangelo é a perfeita visão de anatomia humana modelada pelas mãos de nosso grandioso artista aos 23 anos de idade. A Virgem Maria segura o filho Jesus morto nos braços, uma cena trágica, porém inspirou Michelangelo em mais uma de suas importantes criações conhecida como "A Pietá de São Pedro" ou simplesmente a "Pietá de Michelangelo". Foi esculpida no melhor mármore do mundo, o mármore de Carrara. A polidez do mármore realça a beleza, a doçura e a jovialidade da virgem. Nenhum detalhe nesta obra fica inacabado, ela foi totalmente polida e finalizada. O contrato da Pietá foi firmado em 1498, e a encomenda foi feita no papado de Alexandre VI. Dentro de um ano, em 1499 a Pietá foi concluída. O contrato foi cumprido fielmente em todas as suas cláusulas no que diz respeito ao prazo, perfeição e beleza da escultura. Em 1749 a imagem foi transferida para a capela de Nossa Senhora das Febres (velha sacristia de São Pedro). Hoje se encontra na Basílica de São Pedro no Vaticano, no lado direito de quem entra na igreja. Em 1972, aconteceu algo inusitado que nos separou de apreciar de perto a bela Pietá, um louco entrou na igreja de São Pedro e golpeou com um martelo a cabeça da virgem, atingindo de cheio o olho esquerdo e a ponta do nariz da belíssima escultura. Por causa deste ato de vandalismo, foi colocada uma redoma de vidro inquebrável para proteger a escultura de Michelangelo. A perfeição da Pietá encantou e ainda encanta os visitantes e inquieta os artistas. Michelangelo compôs a imagem de Jesus dentro da limitação do corpo da virgem, de modo que este coubesse no manto e assim nos dá a idéia da ligação entre mãe e filho. "Giorgio Vasari" (pintor e arquiteto italiano conhecido por suas biografias de artistas italianos), registrou: "É de maravilhar que, a mão do artifício, pudera divina e propriamente fazer em pouquíssimo tempo algo tão admirável". Penso que devido a tamanha beleza e perfeição, Michelangelo autenticou a sua Pietá o que não fez com as outras obras. 

Pietá


Guarda Suiça
É o nome que recebe o grupo de soldados contratados para proteger o Papa. Foi criado no sec. XV.
  
Guarda Suiça


Capela Sistina
É uma capela situada no Palácio Apostólico, residência oficial do Papa. É famosa pela sua arquitetura, inspirada no Templo de Salomão do Antigo Testamento, e sua decoração em afrescos, pintada pelos maiores artistas da Renascença, incluindo Michelangelo, Raphael, Bernini, Sandro Botticelli. A capela tem o seu nome em homenagem ao Papa Sisto IV, que restaurou a antiga Capela Magna, entre 1477 e 1480. Durante este período, uma equipe de pintores criaram uma série de painéis de afrescos que retratam a vida de Moisés e de Cristo, juntamente com retratos papais e da ancestralidade de Jesus. Estas pinturas foram concluídas em 1482, e em 15 de agosto de 1483, Sisto IV consagrou a primeira missa em honra a Nossa Senhora da Assunção. Desde a época de Sisto IV, a capela serviu como um lugar tanto para religiosos, como funcionários para atividades papais. Hoje é o local onde se realiza o conclave, o processo pelo qual um novo Papa é escolhido.

 Na parede esquerda, a partir do altar, estão as cenas do Velho Testamento:

1 – Moisés a caminho do Egito e a circuncisão de seus filhos (obra de Pinturicchio)
2 – Cenas da Vida de Moisés (de Botticelli)
3 – Passagem do Mar Vermelho (de Cosimo Rosselli)
4 – Moisés no Monte Sinai e a Adoração do Bezerro de Ouro (de Rosselli)
5 – A Punição de Korah, Natan e Abiram (de Botticelli)               
6 - A Morte de Moisés (de Lucas Signorelli)

Na parede direita, também a partir do altar, as cenas do Novo Testamento:
1 – O Batismo de Jesus (obra de Pinturicchio)
2 – Tentação de Cristo e a Purificação do Leproso (de Botticelli)
3 – Vocação dos Apóstolos (d Ghirlandaio)
4 – Sermão da Montanha (de Rosselli)
5 – A Entrega das Chaves a São Pedro (de Perugino)
6 – A Última Ceia (de Rosselli)

Entre as janelas, 6 de cada lado, figuram 24 retratos de papas, pintados por Botticelli, Ghirlandaio e Fra Diamante. Na abóboda estão os famosos afrescos de Michelangelo, pintados entre 1508 e 1512. O mesmo artista realizaria entre os anos de 1535 e 1541, na parede do altar, o Juízo Final. Rafael realizou uma série de tapeçarias que, em ocasiões especiais, vestem as paredes. A superfície da abóbada foi dividida em áreas concebendo-se arquitetonicamente o trabalho de maneira que resultasse numa articulação do espaço entremeado por pilares. Nas áreas triangulares alocou as figuras de profetas e sibilas; nas retangulares, os episódios do Gênesis. Para entender estas últimas deve-se atentar para as que tocam a parede do fundo:
Deus separando a Luz das Trevas
Deus criando o Sol e a Lua
Deus separando a terra das água                  
A Criação de Adão
A Criação de Eva
O Pecado Original e a Expulsão do Paraíso
O Sacrifício de Noé
O Dilúvio Universal
Noé Embriagado 

Capela Sistina
Capela Sistina (O Juízo Final - Michelangelo)


Museu do Vaticano
Os Museus Vaticanos constituem um conglomerado de renomadas instituições culturais da Santa Sé, que abrigam extensas e valiosas coleções de arte e antiguidades colecionadas ao longo dos séculos pelos diversos pontifícies romanos. Além destas instituições relativamente independentes entre si, das quais algumas possuem também subseções mais ou menos autônomas, os Museus Vaticanos supervisionam uma série de outros espaços dentro dos palácios da cidade do Vaticano, como galerias e capelas, que por si mesmos guardam alto interesse arquitetônico, histórico e artístico.


Museus Vaticanos

Museus Vaticanos
Museus Vaticanos


Jardins do Vaticano
São jardins e parques que cobrem mais da metade do território do Vaticano. A superfície soma cerca de 200.000 m2 e cobre a maior parte da colina do Vaticano. Os jardins e parques foram estabelecidos durante as eras da Renascença e Barroca e são decorados por fontes e esculturas.

Jardins do Vaticano



=============================================================


Transporte do Aeroporto ao centro de Roma

Trem (www.trenitalia.it)
          A estação ferroviária está na parte de cima do terminal 2. Ao desembarcar, você terá que subir de elevador ou escada rolante. Existem 2 trens:
Parador: que leva 45-50 m para chegar até o destino final
          Funciona das 5:30 às 22:50
         
Expresso que leva 30 m até a estação central de Roma Termini
A diferença entre os dois trens não é somente o preço ou rapidez
O trem parador é um trem normal de passageiros e está sujeito a 
atrasos e sempre cheio.
          Funciona das 6:30 às 23:30
         
O bilhete é vendido em um quiosque em frente à parada do trem. Também pode ser comprado pela internet vitando o site , mas o usuário deve ser registrado.


Shuttle Terravision (www.terravision.eu )
          Aeroportos --> Centro
                            

Taxi: (incluído bagagens)
         Aeroporto Ciampino --> Centro
         Aeroporto Fiumicino --> Centro

=============================================================




Sem comentários:

Enviar um comentário