sexta-feira, 26 de setembro de 2014

PARIS

Datas das Viagens: Março de 2000, Junho de 2003, Junho de 2010 e Agosto de 2013 

O que dizer de Paris? Que é romântica? emocionante? histórica? vibrante? elegante? Não tenho palavras, só indo lá para tirar suas próprias conclusões. Mas tenho uma coisa a dizer...........é INESQUECÍVEL !!!!!!!!!!!!!!!!!!

Paris é a mais populosa cidade da França, a cidade se situa em um dos meandros do Sena. Ao longo do século XII, Paris se tornou em um dos primeiros focos europeus do ensino da arte. Ao fixarem-se os Reis de França e também a corte na cidade sua importância econômica e política não cessou de crescer. Assim, no início do século XIV, Paris era a mais importante cidade de todo o mundo ocidental. No século XVII, era a capital da maior potência política europeia; no século XVIII, era o centro cultural da Europa e, no século XIX, era a capital da arte e do lazer, a Meca da Belle Époque. Sua arquitetura, seus parques, suas avenidas e seus museus fizeram-na no ano de 2004, a cidade mais visitada do mundo, com cerca de 25 milhões de turistas, aproximadamente  500.000 a mais do que em 2003, segundo a Secretaria de Turismo e de Congressos de Paris. As margens parisienses do Sena foram inscritas em 1991 na lista do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciencia e a Cultura. Abrigando numerosos monumentos, por seu considerável papel político e econômico, Paris é também uma cidade importante na história do mundo. Símbolo da cultura francesa, a cidade atrai quase 30 milhões de visitantes por ano, ocupando também um lugar preponderante no mundo da moda e do luxo.





Galerias Lafayette
Em 1893 Théophile Bader e seu primo Alphonse Kahn abriram uma loja na esquina da Rue La Fayette e da Chaussée d’Antin, em Paris. Em 1896, a empresa havia crescido e comprou todo o prédio n°1 da Rue La Fayette. Em 1905 os prédios n° 38, 40 e 42 da Boulevard Haussmann e n°15 da Rue de La Chaussée d'Antin também foram comprados e incorporados à loja. A loja principal das Galeries Lafayette tem 10 andares, sendo que o complexo é formado por mais 2 lojas: Lafayette Homme de 4 andares e Lafayette Maison de 5 andares. Tem como slogan: "Ici, la mode vit plus fort" ("Aqui, a moda vive mais forte")
Localização:  Boulevard Haussmann 40
Transporte: Metro: Linha 7 ou 9 - Chaussée d’Antin - La Lafayette 


 Galerias Lafayette
 Galerias Lafayette
 Galerias Lafayette
 Galerias Lafayette



Place de la Concorde
Construída pelo arquiteto de Luis XV, Gabriel, de 1755 a 1775, ela tem a forma octogonal. Foi palco de grandes acontecimentos como a execução de Luis XVI. Com o obelisco ao centro, presente do vice-rei do Egito a Charles X, suas estátuas e sua majestosa amplitude, a Praça da Concórdia é uma mais belas de Paris. Há magníficas perspectivas da triunfal via em direção ao Arco do Triunfo e à La Défense, em direção ao Grande Louvre. Lindíssima vista também em direção à Madeleine e ao Palácio Bourbon.
Transporte: Metro: Linha 1 - Concorde 

Place de la Concorde
 Place de la Concorde
Place de la Concorde
Place de la Concorde


Grand Palais
Começou a ser construído em 1897 para albergar a Exposição Universal de 1900, envolvendo um complexo processo de gestação no qual participaram vários arquitetos,  no mesmo lugar onde se situava o palais de L’Industrie. Destacado pelo estilo eclético da sua arquitetura, denominado estilo Beaux-Arts e característico da Escola de Belas Artes de Paris, o edifício reflete o gosto pela rica decoração e ornamentação nas suas fachadas de pedra, o formalismo da sua planta e realizações até então como o grande envidraçado da sua cobertura, a sua estrutura de ferro e aço à vista e o uso do concreto armado.
Localização: Avenue Winston Churchill
Horário: 3ª a Domingo: 10:00 às 18:00
              5ª: 10:00 às 20:00
              2ª: Fechado
Transporte: Metro:  Linha 1 ou 13 - Champs Elysées – Clemenceau

Grand Palais 
Grand Palais


Petit Palais
Charles Girault concebeu para o Petit Palais uma planta trapezoidal, em estilo eclético, organizada em volta dum jardim semi-circular cercado por um peristilo. Os espaços de exposição situam-se no primeiro andar, sendo o rés-do-chão reservado, originalmente, aos gabinetes e depósitos. A fachada, ornamentada por uma colunata jônica, tem cerca de 150 m de comprimento, possuindo ao centro um grande pórtico monumental coroado por uma cúpula. O interior apresenta galerias iluminadas apenas pela luz natural, com o recurso a grandes superfícies vidradas, cúpulas transparentes e uma série de largas janelas, permitindo uma maior integração do interior com o exterior. A decoração completa-se com numerosos baixos relevos.
Localização: Avenue Winston Churchill 
Horário: 3ª a Domingo: 10:00 às 18:00
              5ª: 10:00 às 20:00
              2ª: Fechado
Transporte: Metro: Linha 1 ou 13 - Champs Elysées – Clemenceau

 Petit Palais
  Petit Palais
Petit Palais 
Petit Palais



Pont Alexandre III
É a mais elegante de Paris pela sua abundante decoração escultural de grande qualidade e do cenário privilegiado do qual participa e contribui com perfeição. Ela também deve sua fama pela proeza tecnológica que representa. É constituída de um só arco que a recobre vigorosamente, porém submerso para não romper a perspectiva tanto dos Champs-Elysées como dos Invalides. Construída em apenas 2 anos, a primeira pedra foi colocada em 1896, pelo tsar Nicolau II, mas a obra foi inaugurada por ocasião da Exposição Universal de 1900. Em sua decoração, é preciso citar os 4 pilares em ângulo, com altura de 17 m, postados em 4 magníficos grupos de eqüestres em bronze dourado que simbolizam Pégase carregado pela Renommée. Na margem direita, La Renommée das Ciências e La Renommée das Artes. Na margem esquerda, La Renommée do Comércio e La Renommée da Indústria. Na base, La France renascentista e La France de Louis XIV. O conjunto decorativo lembra a flora e a fauna marítimas. As abóbadas são ornamentadas por 2 composições representando as Ninfas do Sena portanto as armas de Paris, as Ninfas de Néva portando as armas da Rússia. Figuram, ainda, 4 belos grupos de gênios das águas com peixes e crustáceos esculpidos, sendo que os quatro candelabros monumentais rodeados de amores e monstros marinhos. Essa ponte tão grandiosa quanto elegante, é considerada monumento histórico. Comprimento: 107 m - Largura: 40m
Transporte: Metro: Linha 1 ou 13 - Champs Elysées – Clemenceau
                                Linha 8 ou 13 - Invalides 

Pont Alexandre III
Pont Alexandre III
Pont Alexandre III
Pont Alexandre III
Pont Alexandre III


Champs Elysées
Com os seus cinemas, cafés, lojas de especialidades luxuosas e árvores de castanheiros da índia, a Champs-Élysées é uma das mais famosas ruas do mundo e com aluguéis que chegam a 1,1 milhão por ano, por 92 m2 de espaço, ela continua a ser a 2ª avenida mais cara em imóveis em toda a Europa, tendo sido recentemente (em 2010) ultrapassada pela Bond Street em Londres. O nome em francês Campos Elísios, faz referência ao lugar dos mortos na mitologia grega. É conhecida na França como "La plus belle avenue du monde" ("A avenida mais bela do mundo "). A chegada de lojas de redes globais nos últimos anos tem mudado notavelmente o seu caráter e, em um primeiro esforço para conter essas mudanças, a cidade de Paris (que tem chamado esta tendência de "banalização") decidiu, em 2007  proibir a multinacional sueca H&M de abrir uma loja na avenida. Em 2008 porém, a cadeia de vestuário estadunidense Abercrombie & Fitch conseguiu abrir uma loja.
Transporte: Metro: Linha 1 ou 13 - Champs Elysées-Clemenceau
                              Linha 1 ou 2 ou 6 - Charles De Gaulle Etoile
Champs Elysées
Champs Elysées
Champs Elysées


L'Arc de Triomphe
Construído em comemoração às vitórias militares de Napoleão Bonaparte, o qual ordenou a sua construção em 1806. Inaugurado em 1836, a monumental obra detém gravados os nomes de 128 batalhas e 558 generais. Em sua base, situa-se o Túmulo do Soldado desconhecido (1920). O arco localiza-se na Praça Charles de Gaulle, no encontro das avenidas Charles de Gaulle e Champs-Elysées. Nas extremidades das avenidas encontram-se a Praça da Concórdia e na outra La Defense. Símbolo da epopéia napoleônica. Admirável perspectiva de Paris, com suas 12 avenidas em primeiro plano desenhadas em forma de estrela. A vista do topo é deslumbrante.
Horário: Aberto diariamente
              Abril a Setembro: 10:00 às 23:00
              Outubro a Março: 10:00 às 22:30
              Fechado: 01/01, 01/05, 08/05, 14/07, 11/11/ 25/12
              Obs: a subida é feita pelas escadas e são 275 degraus até o topo
Transporte: Metro: Linha 1, 2 e 6 - Charles de Gaulle - Etoile 
L'Arc de Triomphe
 L'Arc de Triomphe
L'Arc de Triomphe 
L'Arc de Triomphe 
L'Arc de Triomphe 
L'Arc de Triomphe



La Défense
É o maior centro financeiro da cidade. O distrito está na extremidade ocidental de Paris, ao longo do Eixo Histórico, que começa no Louvre e continua ao longo da Champs-Elysées, através do Arco do Triunfo, até culminar em La Défense. Com o Grande Arco, com cerca de 110 m de altura, a área abriga muitos dos maiores e mais altos edifícios da área urbana de Paris. Com 314.000 m², seus 72 edifícios de vidro e aço, incluem 14 arranha-céus  acima de 150 metros, com 150.000 trabalhadores diários e 3,5 milhões de m² de espaços de escritórios, La Défense é o maior centro empresarial desenvolvido na  Europa.
Transporte: Metro: Linha 1 - LA Defense

La Défense
 La Défense
 
  La Défense
 La Défense
 La Défense
La Défense



Musée du Louvre
Palácio construído sob as ordens de Philippe Auguste no fim do séc. XII, o Louvre tornou-se rapidamente a principal residência dos reis na capital. Em 1791, a Convenção decide a criação de um "muséum" dentro do palácio. Em 1981, os trabalhos de reforma e de extensão acontecem, com a incorporação ao museu à asa Richelieu e a criação da pirâmide, epicentro do prédio. Com a abertura do "Grand Louvre", são mais de 22.000 m2 suplementares que se abrem para visitas. O Louvre se torna um grande museu enciclopédico. As coleções que a princípio pertenciam aos reis da França, após François I e, numerosas doações e aquisições, fizeram desse museu um dos maiores do mundo. O Louvre é dividido em 3 asas, cada uma é caracterizada por uma grande obra ou por um período artístico. A asa Richelieu se abre sobre as esculturas francesas, as artes orientais e as escolas do Norte. A segunda galeria dita Denon permite descobrir uma parte da arte grega e etrusca, a pintura francesa de David e Delacroix, assim como a pintura italiana. A asa Sully expõe os vestígios das muralhas de Paris, uma parte da arte grega e romana assim como a pintura francesa de origem do séc. XIX. Imperdível também são os aposentos de Napoleão Bonaparte III na Ala Richelieu, muito luxo e riqueza expostos para uma visita deslumbrante.
Horário: 5ª a Domingo: 9:00 às 18:00
              Fechado: 3ª
Preço:  Grátis no 1º domingo de cada mes
Transporte: Metro: Linha 1-Palais Royal-Musée Du Louvre Louvre Rivoli
Musée du Louvre
Musée du Louvre
Musée du Louvre
Musée du Louvre
Musée du Louvre
Musée du Louvre
Monalisa
  
Aposentos de Napoleão Bonaparte
Aposentos de Napoleão Bonaparte
Aposentos de Napoleão Bonaparte


Notre Dame
Notre-Dame-de-Paris construída de 1163 a 1330, carro-chefe da arte gótica francesa, restaurada no séc. XIX, testemunho dos grandes momentos da História da França. A arte gótica foi preservada até o séc. XVII, quando a volta do gosto clássico inventou a expressão pejorativa "gótica" (antes dizia-se "ogival") e alterou a catedral. Por solicitação de Louis XIV, o arquiteto Robert de Cotte destruiu o púlpito, o "maître-autel" do coro para substituí-lo por outro de decoração faustosa. A porta foi derrubada para permitir a passagem dos andores monumentais das procissões. No século seguinte, os vitrais foram substituídos por vidros brancos. A Revolução ataca os símbolos da religião (as estátuas das portas) e da monarquia, Notre-Dame foi consagrada ao culto da deusa Raison. No séc. XIX, "Notre-Dame de Paris" tornou-se um romance de Victor Hugo em 1831 que contribui com a volta favorável à Idade Média. Os paralelepípedos do adro indicam a disposição das casas como eram na Idade Média, antes da destruição feita por Haussmann. A presença dessas casas acentuavam o efeito de grandiosidade da catedral logo que a descobriam inteiramente.
Horário: Todos os dias: 8:00 às 19:00
              Fechado: Sábado das 12:30 às 14:00
Preço:  A entrada na Catedral é gratuita
Torres, entrada gratuita no 1º Domingo de cada mes, em 01/11 e 31/03
Transporte: Metro: Linha 4-Saint-Michel

 Notre Dame
Notre Dame 
Notre Dame
Notre Dame


Hôtel de Ville
Construído em 1873 sobre a grande praça da Greve, estilo neo-renascentista, as 136 estátuas representam os célebres personagens da História. Os três belos salões são decorados pelos artistas do séc. XIX. É a Prefeitura de Paris.
A Praça de Greve até 1803 foi o palco de acontecimentos históricos. Lá aconteciam as festas, especialmente a de Saint-Jean, assim como as execuções. Seu urbanismo com fontes luminosas e flores nas laterais, fazem dela uma praça harmoniosa. 
Transporte: Metro: Linha 1 - Hotel De Ville

Hôtel de Ville
Hôtel de Ville 
Hôtel de Ville 
Hôtel de Ville


Saint Chapelle
Pérola da arte gótica, foi construída para receber as relíquias de Cristo por ordem de São Luís, nos meados do séc. XIII. O arquiteto lhe deu o mais alto estilo das pesquisas do estilo gótico vitrais radiantes e rosáceos do séc. XV com mais de 1.000 cenas coloridas, contam a história do Antigo Testamento e a vida de Jesus. A Sainte Chapelle se encontra no complexo do Palácio de Justiça de Paris.
Horário: Todos os dias: Março a Outubro: 9:30 às 18:00
                                    Novembro a Fevereiro: 9:00 às 17:00
               Fechado: 01/01, 01/05, 01/11, 11/11 e 25/12
Transporte: Metro: Linha 4 - Chatelet

Palácio de Justiça

Saint Chapelle
 Saint Chapelle
  Saint Chapelle
Saint Chapelle
Saint Chapelle


Conciergerie

Importante vestígio do Palácio dos Capetianos, testemunho remarcável da arquitetura civil do séc. XIV. A mais antiga prisão da França, prisão de Maria Antonieta durante a Revolução. À beira do Sena se exibem suas 4 torres: Torre do Relógio, Torre Bombec, Torre de Prata e Torre de César. No antigo Palácio Real des Capétiens, chamava-se "Conciergerie" os lugares submetidos à autoridade do governador da casa do rei, grande senhor, a "concierge" recebia somas enormes com aluguel das boutiques instaladas no térreo. Em 1596, haviam 224 boutiques de cabelereiros, livreiros, ouríves, comerciantes de vinho… Quando as torres do palácio passaram a servir de prisão a partir do séc. XIV, os lucros do concierge foram aumentados com o aluguel dos calabouços e do mobiliários das celas. A entrada atual data de 1864. Visita-se belas salas góticas da Idade Média: a sala da Guarda, a sala dos soldados, as antigas cozinhas. Na Revolução os prédios foram reformados para receber os numerosos presos e condenados. Durante o terror de 1793 e 1794, perto de 2.800 prisioneiros partiram de lá para a guilhotina, inclusive Marie-Antoinette, Philippe-Egalité, mas também Danton, Desmoulins, os Girondins…...
Horário: Todos os dias: Abril a Setembro: 9:30 às 18:30
                                    Outubro a Março: 10:00 às 17:00
              Fechado: 01/01, 01/05 e 25/12
Transporte: Metro: Linha 1, 7, 11, 14 - Chatelet, Linha 4 - Saint Michel

Conciergerie
Conciergerie
Conciergerie (reprodução da cela de Maria Antonieta)
Conciergerie


Le Musée d'Orsay
O museu de Orsay evoca a história das artes de 1848 a 1914. Muito bem inserido na antiga estação ferroviária, a pinacoteca guia o visitante através de um caminho pedagógico e cronológico do Segundo Império à "Art Nouveau": A 1ª parte cobre o período do fim dos anos 1840 até principios dos anos 1870, a 2ª evoca o impressionismo e o nascimento da arte moderna com Cézanne, Van Gogh ou Gauguin. O museu expõe também esculturas de Daumier a Rodin. As exposições temporárias completam essa visão ecléctica dos recursos do séc. XX.
Horário: 3ª a Domingo: 9:30 às 18:00 (5ª até às 21:45)
               2ª fechado
Transporte: Metro: Linha 12 - Solferino


Le Musée d'Orsay
Le Musée d'Orsay
Le Musée d'Orsay
Le Musée d'Orsay
Le Musée d'Orsay


Assemblée Nationale
Também chamado de Palácio Bourbon, esse prédio foi construído de 1722 a 1728 na época da Duquesa de Bourbon (filha de Luis XIV), depois ampliada na época do Príncipe de Condé de 1764 até a revolução. Atribuída ao conselho dos "Quinhentos" em 1795, foi construída e inaugurada uma sala de ciências em 1798. Ela tornou-se a sede do Corpo Legislativo, em seguida a Câmara dos Deputados e finalmente a Assembléia Nacional.
Transporte: Metro: Linha 8  - Invalides, 
                               Linha 12 - Assemblée Nationale

Assemblée Nationale


Les Invalides
 Sobre a imensa esplanada se ergue o "Hôtel des Invalides", fundado por Luís XIV para os soldados feridos. Ele abriga vários museus como o Museu das Forças Armadas e o túmulo de Napoleão.
Horário: Diariamente: 10:00 às 18:00
Preço:  9,00€ 
Transporte: Metro: Linha 8 - Invalides
                                                              Les Invalides
Les Invalides
                                                                Les Invalides
Les Invalides
Les Invalides
Les Invalides
Les Invalides
Les Invalides (túmulo de Napoleão)



                                               Le Musée Rodin
O museu fica dentro do conjunto do Hotel Biron, carro-chefe da arquitetura local, habitado por Auguste Rodin de 1908 até o fim de sua vida em 1917. Ele apresenta os mármores, bronzes e cerâmicas do escultor, suas obras da juventude assim como as 12 maiores obras de sua aluna e companheira Camille Claudel (inclusive a célebre "Vague"). Sete mil desenhos do mestre e vários quadros de Carrière, Monet e Van Gogh provenientes de sua coleção pessoal enriquecem o conjunto. O Musée Rodin contém a maioria das criações significativas de Rodin, incluindo O Pensador, O Beijo e os Portões do Inferno
Horário: Diariamente: Verão:     9:30 às 17:45
                                     Inverno: 9:30 às 17:00
                                     4ª feira:  9:30 às 20:45
               Fechado: 2ª, 01/01, 01/05 e 25/12

 Preço:  Grátis no 1º domingo de cada mes
Transporte: Metro: Linha 13 - Varenne
                                Linha 8 ou 13 - Invalides

Le Musée Rodin
O Pensador
O Beijo
Portões do Inferno
Le Musée Rodin (Jardins)


Trocadéro
A sua estrutura estrutura data de 1878. Ela foi então substituída em 1937 pelo prédio atual de estilo neo-clássico, beijando com as suas 2 asas curvas de pedra branca os jardins do Trocadéro, cujo terraço se estende até o Rio sena. Os 2 pavilhões abrigam 3 museus, o Museu de L'Homme, o Museu da Marinha e o Museu do Patrimonio e Arquitetura.

Museu de L'Homme - O museu foi fundado em 1937 em cima do material estimado pelo ex-Museu Etnográfico em Trocadero criado em 1878. Ele abriga a maior coleção na França dedicado à vida do homem e sua história.
Exposições Pré-História: A maior coleção europeu deste tipo, onde cerca de 500.000 objetos entre ossos, fósseis humanos e ferramentas utilizadas pelo homem durante os tempos pré-históricos mostrado.
Exposições Antropologia: Esta seção do museu tenta recriar a evolução física, biológica e social da raça humana, desde os primeiros hominídeos anteriores ao Homo Sapiens até hoje. Eles enfatizam os restos fósseis de Lucy, um Australopithecus afarensis, com mais de 3 milhões de anos de idade.
Exposições Etnografia: Exposição de várias populações do mundo (África, Ásia, Europa, América e do Ártico), com dados demográficos da população humana da pré-história até o presente. Informações sobre o crescimento e os desafios que os homens enfrentam no futuro população.
O museu é uma visita altamente recomendado para toda a família, onde crianças e adultos podem aprender muito a partir de onde viemos e para a história de nossos antepassados.

Museu da Marinhaum dos mais antigos museus marítimos do mundo pelo tamanho e diversidade de suas coleções. Reconhece o importante papel educacional deve jogar para acomodar as gerações futuras, que está considerando uma completamente nova apresentação de suas galerias permanentes em poucos anos.

Museu do Patrimonio e ArquiteturaConstruído durante os anos de 1930, hoje este monumento é considerado como um dos mais bonitos desta épocacujo objetivo é promover o patrimônio e o arquitetura francesa da idade média até hoje.

Horário: Museu de L'Homme - todos os dias das 9:45 às 17:15 (exceto 3ª) 
              Museu da Marinha - todos os dias das 11:00 às 18:00 (exceto 3ª) 
                                               Sabados e Domingos das 11:00 às 19:00
              Museu do Patrimonio e Arquitetura todos os dias das 11:00 às                                                                             19:00 (exceto 3ª)           
Preço: Grátis no 1º domingo de cada mes. 
Transporte: Metro: Linha 6 ou 9 - Trocadero


Trocadéro


Torre Eiffel 
É uma torre treliça de ferro do sec. XIX localizada no Champ de Mars, que se tornou um ícone mundial da França e uma das estruturas mais reconhecidas no mundo. A Torre Eiffel, que é o edifício mais alto de Paris, é o monumento pago mais visitado do mundo, milhões de pessoas sobem à torre cada ano. Nomeada em homenagem ao seu projetista, o engenheiro Gustave Eiffel, foi construída como o arco de entrada da Exposição Universal de 1889. A torre possui 324 m de altura. Foi a estrutura mais alta do mundo desde a sua conclusão até 1930, quando perdeu o posto para o Chrysler Building em Nova York. Não incluindo as antenas de transmissão, a Torre é a 2ª estrutura mais alta da França, atrás apenas do Viaduto de Milau, concluído em 2004. A torre tem 3 níveis para os visitantes. Os ingressos podem ser adquiridos nas escadas ou elevadores do 1º e do 2º nível. A caminhada para o 1º nível é superior a 300 degraus. O 3º e mais alto nível só é acessível por elevador. Do primeiro andar vê-se a cidade inteira, tem sanitários e várias lojas e o 2º nível tem um restaurante. A torre tornou-se o símbolo mais proeminente de Paris e da França. A torre é uma parte do cenário caracterizado em dezenas de filmes que se passam em Paris. Seu estatuto de ícone é tão determinado que ainda serve como um símbolo para todo o país, como quando ela foi usada como o logótipo da candidatura francesa para sediar os Jogos Olímpicos de Verão em 1992.
1o. Andar: 57 m 
2o. Andar: 115 m
3o. Andar: 276 m 
Horário:  De 01/01 a 14/06 
                    Elevador: 9:30 às 23:45 última subida 23:00 (p/últ.piso 22:00)
           Escadas: 9:30 às 18:30 último acesso 18:00
               De 15/06 a 01/09
                    Elevador: 9:00 às 00:45 última subida 24:00 (p/ult.piso 23:00)
                    Escadas: 9:00 às 00:45 último acesso 24:00
               De 02/09 a 31/12
           Elevador: 9:30 às 23:45 última subida 23:00 (p/últ.piso 22:00)
           Escadas: 9:30 às 18:30 último acesso 18:00             
Transporte: Metro: Linha 6 ou 9 - Trocadero

 Torre Eiffel
 Torre Eiffel
 Torre Eiffel
 Torre Eiffel
 Torre Eiffel
 Torre Eiffel
 Torre Eiffel
 Torre Eiffel
 Torre Eiffel
  Torre Eiffel


Ópera de Paris
É uma casa de ópera. O edifício é considerado uma das obras-primas da arquitetura de seu tempo. Construído em estilo neo-barroco, é o 13º teatro a hospedar a òpera de Paris, desde a sua fundação por Luís XIV em 1669. O palácio era comumente chamado apenas de òpera de Paris, mas após a inauguração da Ópera da Bastilha em 1989, passou a ser chamado Ópera Garnier. Na sequência da decisão de Napoleão III da criação de um novo edifício para a ópera, num concurso no qual mais de 170 arquitetos apresentaram seus projetos organizados. Final,mente, o jovem arquiteto Charles Garnier foi o único que conseguiu levar a cabo o projeto de construção. Antes que o edifício fosse concluído, Napoleão decidiu que era necessário construir uma avenida para se juntar à ópera com as Tuileries, então dezenas de famílias foram desapropriadas de suas casas para ver sua ambição satisfeita. Paradoxalmente, o Imperador nunca usou a avenida que tinha mandado construir. As obras de construção do edifício começou em 1860, mas não seria concluída até 1875 devido a várias complicações, como a falta de estabilidade do terreno, a guerra de 1870 e a queda do regime imperial. Finalmente, após o trabalho elaborado de 14 pintores e artesãos e 73 escultores, em 1875 na inauguração do edifício, o arquiteto não foi convidado por ter tido cortado relações com Napoleão. O teatro, decorado em vermelho e dourado, é iluminado por um enorme lustre de cristal, que pesa mais de 6 toneladas. Em 1969 uma nova pintura de teto foi feita por Marc Chagall. É impressionante o pequeno tamanho de sala, que tem apenas 1.900 assentos de veludo vermelho, quando comparado com as vastas dimensões do edifício que ocupa 11.000 m quadrados. Uma das características mais marcantes do edifício é, provavelmente a grande escadaria de mármore branco com uma balaustrada de mármore verde e vermelha que liga os dois níveis.
Horário: Todos os dias das 10:00 às 17:00
Transporte: Metro: Linha 3 - Ópera
                             Linha 7 ou 9 - Chaussee D'antin 
Ópera de Paris
Ópera de Paris

Ópera de Paris
Ópera de Paris

Ópera de Paris


Place Vendôme
Essa praça é o carro chefe da arquitetura clássica do fim do reinado de Luís XIV. A coluna Vendôme e as fachadas das construções que lhe cercam fazem dela uma das praças mais elegantes de Paris. Ela é hoje o mais nobre local das atividades de luxo parisienses e foi totalmente restaurada pela Prefeitura de Paris em 1992, para liberá-l do estacionamento de veículos e recuperar-lhe o aspecto original do sec. XVIII. A maior parte das fachadas está classificada como Monumento Histórico. No topo da coluna de bronze, encontra-se uma estátua do imperador Júlio César. Uma curiosidade: a praça possui 3 moradores, Um árabe milionário, uma senhora idosa de uma tradicional família francesa e Henri Salvador. No mais, os prédios são ocupados pelas joalherias e seus ateliers, pelo hotel, por um ministério do Governo frances e por escritórios de advocacia.
Transporte: Metro: Linha 3 - Ópera
Place Vendôme

Place Vendôme

Place Vendôme

Place Vendôme


Mural Je Táime
Qual estudante não tem esculpido em sua mesa com seu canivete o nome do seu primeiro amor? Qual adolescente não confiou à parede de pedra de seu bairro o segredo de um "eu te amo"? Que casal não gravou suas iniciais em um coração trespassado por uma seta na casca de uma árvore? A iniciativa de Frédèric Baron está gravado nesta longa cadeia de paixões silenciosas. Os amantes  tem o seu dia de festa, Dia de São Valentim. Agora é tempo para que eles tenham um lugar de encontro, um espaço onde o amor vem junto em todas as linguas, escrito 1000 vezes em mais de 300 linguas. Veneza tem sua Ponte dos Suspiros, Agra seu Taj Mahal e Paris o Le Mur des Je Táime. O mural é construído sobre uma superfície de 40 m2 (10 x 4) e composto por 612 azulejos de lava esmaltada de 21 x 29,7 cm de tamanho. A forma das telhas lava lembra as folhas de papel em que Frédèric Baron escreveu seus textos. Os salpicos de cor no afresco são as peças de um coração partido, aqueles que muitas vezes é dilacerado e que o mural tenta reunir.
Localização: Place des Abbesses na Praça Jehan Rictus
Preço: Grátis
Transporte: Metro: Linha 12 - Abbesses

Mural Je Táime (estação do metro)
Mural Je Táime
 Mural Je Táime
Mural Je Táime


Sacré-Coeur
É um templo da Igreja Católica erguida no fim do séc. XIX, sendo também o símbolo do bairro de Montmartre. A basílica está localizada no topo do monte Martre, o ponto mais alto da cidade e tornou-se arquidiocese em 1914. A Basílica do Sagrado Coração foi construída com mármore travertino extraído da região de Seine-et-Marne, o que lhe proporciona uma tonalidade branca. Um dos monumentos mais visitados da França, a basílica tem o formato de cruz grega adornada por 4 cúpulas, incluindo a cúpula central de 80 m de altura. Na abside, uma torre serve de campanário a um sino de 3 m de diâmetro e de mais de 26 toneladas. A arquitetura da basílica é inspirada na arquitetura romana e bizantina e influenciou outros edifícios religiosos do século XX. Tem uma vista panorâmica de um raio 50 km sobre a capital. O Mosaico de Cristo na Glória inaugurado em 1923, acima do altar tem 475 m2 e é um dos maiores mosaicos do mundo, ele representa o Cristo ressuscitado vestido de branco com os braços bem abertos deixando transparecer um coração de ouro. O Grande órgão da Basílica é unanimamente considerado como um dos mais famosos de Paris, da França e da Europa e foi construído em 1898.
OBS: Proibido tirar fotos no interior da Basílica
Horário: Basílica: diariamente das 6:00 às 22:30
              Funicular: das 6:00 às 00:45
              Domus da Basílica: das 9:00 às 17:00  no inverno
                                              das 8:30 às 20:00 no verão
                                 São 300 degraus e sem elevador 
Preço: Basílica: gratuita 
           Funicular: o mesmo bilhete do metro
           Domus da Basílica: a fila era imensa, não fiz a visita
           Cripta: a fila era imensa, não fiz a visita
Transporte: Metrô: Linha 2 - Anvers
                              Linha 12 - Abbesses
Sacré-Coeur (a Basílica)
 Sacré-Coeur (a escadaria)
Sacré-Coeur 

Sacré-Coeur (o Altar-Mosiaco Cristo em glória)
Sacré-Coeur (o Órgão)
 Sacré-Coeur (o Funicular) 
 Sacré-Coeur (artista de rua)
 Sacré-Coeur (durante a subida)
 Sacré-Coeur (aliviando os pés)
Sacré-Coeur (aliviando os pés)


Mollin Rouge
É um cabaré tradicional, construído no ano de 1889. Situado na zona de Pigalle no Boulevard de Clichy, em  Montmartre. É famoso pela inclusão no terraço do seu edifício de um grande Moinho vermelho. O Moulin Rouge é um símbolo emblemático da noite parisiense, e tem uma rica história ligada à boemia da cidade. Desde há 110 anos que o Moulin Rouge é lugar de "visita obrigatória" para muitos turistas. O Moulin Rouge continua a oferecer na atualidade uma grande variedade de espetáculos para todos aqueles que querem evocar o ambiente boemio da Belle Époque e que ainda está presente no interior da sala de espetáculos. Não obstante, o estilo e o nome do Moulin Rouge foram imitados por muitos clubes de variedades e salas de espetáculos em todo o mundo.          
Preço: Diversos preços (conforme o que vai ver, o que vai comer e o bolso do            fregues. Preços bastante salgados) 
Transporte: Metrô Linha 2 - Blanche 
Mollin Rouge
Mollin Rouge
 Mollin Rouge
Mollin Rouge



Place des Vosges  
Essa praça, de uma ordem perfeita, é o primeiro testemunho de um erro de percurso do urbanismo, graças a Henri IV e compreende uma quarentena de pavilhões sob arcadas feitas de tijolos e pedras. Muito agradável, sobretudo aos sábados quando acontecem espetáculos diversos sob as arcadas. Victor Hugo, Théophile Gautier e Alphonse Daudet ali viveram.
Transporte: Metrô: Linha 5 - Bastille
                                Linha 1 - Saint-Paul 
Place des Vosges
  Place des Vosges
Place des Vosges


Place de la Bastille 
Essa praça é célebre por sua coluna de julho, erguida em 1833 em homenagem aos cidadãos que lutaram pela defesa da liberdade pública. Ela repousa sobre uma base onde estão enterradas mais de 500 vítimas das revoluções de 1830 e 1848. No alto, a "Génie de la Liberté", em bronze dourado.
Transporte: Metrô: Linha 1, 5 ou 8 - Bastille 
Place de la Bastille
 
Place de la Bastille



Panthéon
Antiga igreja Sainte-Geneviève transformada por Soufflot (1712-1780) foi destinada, após a Revolução, a receber as cinzas dos "Grandes Homens". Tem 110 m de comprimento e 84 m de largura. A fachada principal está decorada com um pórtico de colunas de estilo coríntio que apoiam um frontão triangular. O edifício, em forma de cruz grega, é coroado por uma cúpula de 83 m de altura, com um lanternim no topo. O seu interior está decorado por pinturas académicas de Puvis de Chavannes, Gros e Cabanel entre outros.
Horário: 01/04 a 30/09 - diariamente das 10:00 às 18:30
              01/10 a 31/03 - diariamente das 10:00 às 18:00
Transporte: Metro: Linha 10 - Cluny La Sorbonne
Panthéon
 Panthéon
Panthéon
Panthéon (Soufflot)


Jardin du Luxembourg
O lago é rodeado por um jardim "à la française", enquanto às bordas das ruas Guynemer e Auguste Comte, o jardim "à l'anglaise" evoca a anglomania horticultora que reinava na França no fim do Antigo Regime e no séc. XIX. A composição dos massivos florais é calculado levando-se em conta as datas de floração sucessivas das diferentes espécies e é renovado permanentemente. O grande número de estátuas erguidas faz dele um verdadeiro museu em pleno ar livre, uma galeria de, rainhas e mulheres ilustres em torno do lago. Lugar de passeios, privilegiado, após o séc. XVIII soube conservar seu charme e continua um local muito frequentado. Joga-se "boules", xadrez, bridge; encontra-se uma escola de apicultura, um teatro de marionetes.
Horário: 01 a 15/01 - 10:00 às 16:45          16 a 31/01 - 10:00 às 17:00 
              01 a 15/02 - 08:00 às 17:30          16 a 28/02 - 07:45 às 17:45
              01 a 15/03 - 07:30 às 18:15          16 a 31/03 - 07:30 às 18:30
              01 a 15/04 - 07:30 às 20:00          16 a 30/04 - 07:30 às 20:15
              01 a 15/05 - 07:30 às 20:45          16 a 31/05 - 07:30 às 21:00
              01 a 15/06 - 07:30 às 21:15          16 a 30/06 - 07:30 às 21:30
              01 a 15/07 - 07:30 às 21:15          16 a 31/07 - 07:30 às 21:00
              01 a 15/08 - 07:30 às 20:45          16 a 31/08 - 07:30 às 20:15
              01 a 15/09 - 07:30 às 19:45          16 a 30/09 - 07:30 às 19:15
              01 a 15/10 - 07:45 às 18:45          16 a 31/10 - 07:45 às 17:15
              01 a 15/11 - 08:00 às 17:00          16 a 31/11 - 08:00 às 16:45
              01 a 15/12 - 08:15 às 16:30          16 a 31/12 - 08:15 às 16:30
Transporte: Metro: Linha 4 e 10 - Odéon
                             Linha 10 - Mobillon
                             Linha 4 - Saint-Germain-des-Près


Jardin du Luxembourg

Jardin du Luxembourg


Palais du Luxembourg
Em 1613, a rainha Marie de Médicis, após comprar o hotel de François de Luxembourg, contrata Salomon de Brosse para lhe construir uma residência que lhe lembre o Palácio Pitti de Florença, sua terra natal. Um grande projeto de ampliação iniciou-se em 1835, que ergueu uma nova fachada para o Jardin du Luxembourg. No interior, decoração de estilo neo-gótico, teto da biblioteca de Delacroix, medalhões pintados por Van Thulden, pinturas do teto de Jean Monnier. Após 1852, o palácio foi incorporado ao Senado.
Horário: Palais: Visitas guiadas no 1º Sábado do mes às 10:30 ou 14:30
              Museu: todos os dias das 10:00 às 19:00 e 2ª feira até as 22:00
Preço: Palais: Grátis
Transporte: Metro: Linha 4 - Saint-Sulpice
                                 Linha 10 – Odéon  ou  RER B – Luxembourg  


Palais du Luxembourg
Palais du Luxembourg
Palais du Luxembourg
Palais du Luxembourg
Palais du Luxembourg

Palais du Luxembourg


Saint-Germain l'Auxerrois
É um templo católico, junto ao Rio Sena e em frente ao Museu do Louvre. A igreja está dedicada a São Germano de Auxerre, bispo de Auxerre no sec. V. O edifício original foi construído em plena época merovíngia, mas foi destruído numa incursão normanda em 885-886. Reconstruída a partir da primeira metade do sec. XII, a igreja foi sendo modificada de forma progressiva até 1580, quando chegou à forma atual. O portal ocidental data de 1220-1230, o coro do sec. XIV e a nave do séc. XV. Subsistem ainda alguns vitrais renascentistas nas janelas. Nos séc. XVII e XVIII o interior da igreja passou por muitas modificações decorativas. No séc. XIX a igreja foi novamente reformada e restaurada. Igreja gótica, foi a paróquia dos reis da França. Visitas livres fora dos horários dos ofícios. Igreja aberta de 8h às 20h.  
Localização: Place du Louvre 2
Horário: 8:00 às 19:00            
Transporte: Metro: Linha 7 - Pont Neuf
Saint-Germain l'Auxerrois
Saint-Germain l'Auxerrois

Palais Royal
Em 1642 Richelieu comprou esse terreno perto do Louvre para construir o Palais Cardinal. Anne d'Autriche não gostava do Louvre e com seu filho, o futuro Louis XIV, determina a morte de Richelieu, antes de fugir; depois o Palais Cardinal veio chamar-se Palais Royal. Mudando-se para Versailles, Louis XIV oferece o Palais-Royal à familia Orléans através de seu irmão Philippe d'Orléans. Com o passar dos séculos, suas funções variaram de residência dos "favoritos" reais a escritórios administrativos do Império. Os jardins e as arcadas são célebres por abrigarem às vésperas da revolução, sob a proteção do Duque de Chartres "Philippe Egalité", uma fauna de prostitutas e conspiradores revolucionários. Apesar de ter votado pela morte do rei, seu primo, Philippe Egalité não foi poupado e sua propriedade, por sua vez tornou-se pública. Louis XVIII devolve, enfim, à família Orléans. Hoje o Palais Royal abriga o Conselho Constitucional e, portanto, não é aberto ao público.
Transporte: Metro: Linha 1 ou 7 - Palais Royal Musée du Louvre
Palais Royal
Palais Royal
Palais Royal
Palais Royal



La Madeleine
A construção começou próxima do ano 1764 a pedido de Napoleão I foi construída à imitação de um templo grego-romano, sendo logo refeita em 1777. Durante a revolução Francesa, as obras foram suspensas de 1790 a 1805. Em 1806, por conta da tendência anticlerical da época, se transformou em um templo em homenagem ao Grande Exército, função que desempenhou até a construção do Arco do Triunfo, que a substituiu nessa função. Em 1842, foi consagrada como igreja católica, função que continua desempenhando na atualidade. O célebre músico francês Camille Saint-Saens trabalhou nela como organista entre 1858 e 1877.
Horário: diariamente das 9:30 às 19:00
Transporte: Metro: Linha 8, 12 ou 14 - Madeleine
La Madeleine
La Madeleine
La Madeleine

La Madeleine


Torre Saint-Jacques
Essa torre foi parte da igreja de Saint Jacques, construída em 1508. Hoje existe apenas a sua torre em estilo gótico. Antigamente ela era uma das etapas para a perigrinação de Saint Jacques de Compostelle. A igreja foi declarada um bem nacional durante a Revolução Francesa, porém em 1797 ela foi destruída, assim como todos os arquivos que foram queimados.
Horário: Saídas de hora em hora das 10:00 às 17:00 as 6ª, Sábados e Domingos. Duração de 50 minutos. Reserva obrigatória on-line no site www.desmotsetdesarts.com ou diretamente no local em dias de visitas. A subida à torre (54 m) é feita por pequena escada de 300 degraus. A subida não é recomendada para pessoas que sofrem de claustrofobia ou vertigem.
Transporte: Metro: Linha 1, 4, 7, 11 ou 14  - Chatelet
                                Linha 1 - Hotel De Ville

Torre Saint-Jacques
Torre Saint-Jacques


Pont Neuf
É a primeira das pontes modernas de Paris e a mais célebre. Por sua concepção, ela fecha o período da Idade Média. Maravilhosamente desenhada e decorada, ela é o elemento central de uma realização da arquitetura real grandiosa que se descortina sobre o Sena. Ela facilitou a relação entre o Louvre, a Abadia de Saint-Germain-des-Prés e a Rive Gauche, na época dos reis. Imaginada no tempo do rei Henri II em 1556, a construção esbarrou na oposição dos comerciantes que não viam necessidade de construí-la, portanto a primeira pedra só foi colocada pelo seu filho Henri III em 1578, em presença da rainha-mãe Catherine de Médicis. Interrompidos durante os conflitos da Liga, os trabalhos só recomeçaram por Henri IV que a inaugurou em 20 junho de 1603. A Pont-Neuf teve imediatamente um sucesso considerável não somente em razão de sua largura mas porque foi a primeira ponte desprovida de casas, permitindo assim ver-se as cores das águas do Sena, até então invisíveis aos parisienses. Comprimento: 238 m  Largura: 20 m
Transporte: Metro:  Linha 7 - Pont Neuf
Pont Neuf
Pont Neuf


Pont de L'Alma
Foi construída de 1854 a 1856 por Napoleão III em homenagem à sua primeira vitória na Criméia, em 20 de setembro de 1854 e também para favorecer o sucesso da primeira Exposição Universal Parisiense. A obra em alvenaria apresenta 3 arcos elípticos, o alto dos pilares são decorados com 4 figuras de 6 m de altura, inclusive a do célebre Zouave. No início dos anos 60, a obra apresentou um afundamento de 80 cm, além do que muito vertical em relação ao tráfego rodoviário e fluvial. A decisão de substituí-lo foi tomada em 1º de junho de 1963, mas os trabalhos só começaram em 11 de maio de 1970.
Comprimento total: 142,50 m e Largura útil: 42m
Transporte: Metro:  Linha 9 - Alma Marceau
Pont de L'Alma
Pont de L'Alma
Pont de L'Alma (Zouave)


Centro Georges Pompidou
É um complexo fundado em 1977, que abriga museu, biblioteca, teatros, entre outros equipamentos culturais. O centro anexou recentemente o Atelier Brancusi que abriga esculturas do artista romeno Constantin Brancusi em um ambiente que recria as condições de trabalho e a luminosidade de seu estúdio de criação. O projeto foi considerado extremamente arrojado, sendo inserido em um momento de crise da arquitetura moderna, embora tenha sido bastante criticado. Alguns teóricos afirmam que o Centro, tanto pela sua arquitetura quanto pela sua proposta, é um dos marcos do início da pós-modernidade nas artes. Sua implantação configura a existência de um espaço público, a praça do Centro, para o qual as suas atividades internas se estendem. O Centro Pompidou é um dos principais exemplos da arquitetura high-tech, uma tendência dos anos 70 e que continua a ser explorada até hoje e se inspira na arquitetura industrial e nas novas tecnologias. O Centro Pompidou é um dos mais visitados de Paris. Na biblioteca do centro há uma vasta coleção de livros, acesso gratuito à internet, jornais e revistas de todas as partes do mundo e televisões com canais internacionais.
Transporte: Metro: Linha 11 – Rambuteau
                               Linha 1 ou 11 - Hotel De Ville
                               Linha 4 - Les Halles 
Centro Georges Pompidou
Centro Georges Pompidou
Centro Georges Pompidou



===================================================================


Algumas dicas


PARIS Museum Pass
Com o PARIS MUSEUM PASS, você poderá entrar gratuitamente, sem esperar e quantas vezes você quizer, em mais de 60 museus e monumentos de Paris e da Região Parisiense.
Preço:  Passe 2 dias (consecutivos) :  
           Passe 4 dias (consecutivos) :  
           Passe 6 dias (consecutivos) :  
Pontos de venda: www.parismuseumpass.fr
                        Museus e monumentos participantes
                        Ponto informação turismo: 
                               Aeroportos Roissy CDG (terminais 1, 2C, 2D, 2E et 2F)
                               Orly terminais Orly Sul e Oeste) 
                               Versailles
                               Disneyland Paris
                              Lojas FNAC (Champs-Elysées, Saint-Lazare, Ternes e                                                          Forum des Halles) 



PARIS VISITE
Paris Visite é um único bilhete para se descobrir Paris e sua região.
Ele permite:
- Viajar à vontade por um número ilimitado de trajetos por todos os                    meios de transportes: metrô, RER, ônibus, trem, funicular de 
   Montmartre, Montmartrobus, Noctambus, trens de banlieue, 
   ônibus ADATRIF e APTR, conforme as zonas escolhidas (de 1-2 a 1-8)                Ele permite inclusive, ir à Disneyland Paris, Versailles ou até aeroportos              parisienses.
- Viajar durante 1, 2, 3, ou 5 dias à escolha, independente da semana         calendária
- Metade da tarifa para crianças de 4 a 11 anos.
- Acesso à 1ª classe nos RER e trens SNCF para as "banlieues".
- Viajar sem perda de tempo, uma só compra e sem foto.
Paris Visite está à venda:
- nas principais estações de metrô,
- em todas as estações de RER,
- pontos de venda dos ônibus,
- as gares SNCF (estação ferroviária),
- aeroportos de Paris,
- nos guichês do Office de Tourisme de Paris.
  No exterior ele é vendido nas agências de viagem.


OBS:  Os passes zonas 1 a 5 dá direito ao transporte para Versailles, Disney e Aeroportos

Crianças - 50% de desconto

===================================================================



Sem comentários:

Enviar um comentário