sexta-feira, 26 de setembro de 2014

MILÃO

Data da Viagem: Junho de 2005

É a cidade mais rica e a segunda maior da Itália. Dispõe de muitas zonas verdes e alguns museus com algumas obras primas de renome mundial como a "Última Ceia" do mestre italiano Leonardo da Vinci. Mas apesar disto, a cidade continua a ser mais conhecida pelo seu grande poderio industrial e pelos desfiles de moda. É a capital da moda e dos negócios. É uma cidade mais elegante que bonita, o centro da economia da Itália. Para os Godos, que a conquistaram aos Romanos, era a terra de Maio, um local de acolhimento e de inspiração. Foi durante muito tempo, e ainda é, um importante centro de atividade comercial, situado na fronteira das rotas transalpinas e um guardião para as poderosas dinastias. Atualmente, testemunha o melhor estilo da Itália.
Para além dos grandes monumentos de Milão, como a catedral e o castelo, há vários museus, igrejas e monumentos cívicos que testemunham eras antigas e modernas. Esta metrópole elegante e activa propõe diversas atividades culturais, aventuras gastronômicas, lojas de moda ou apenas passeios, ao estilo milanês. Milão foi fundada pelos Romanos no ano 222 e tornou-se numa importante cidade onde convergiam as notas comerciais. Como o Império Romano cresceu e dividiu-se em dois, os imperadores começaram a preferir Roma por Mediolanum com melhor localização geográfica. Foi aqui que Constantino proclamou a seu Édito, no ano 313, segundo o qual o Cristianismo foi oficialmente reconhecido, passando a constituir a religião do Império. Diz-se que o Imperador se converteu devido a uma visão, mas a conversão ao cristianismo constituía a única via para a unificação do então fragmentado Império.


Duomo
No centro de Milão encontra-se a Catedral, uma das maiores igrejas góticas do mundo, com 157 m de comprimento e 92 m de largura. Foi iniciada no sec. XIV, sob o reinado do príncipe  Gian Galeazzo Visconti, e terminada mais de 500 anos depois. Sobressai o telhado, com os 135 pináculos e inumeráveis estátuas e gárgulas, de onde, num dia de céu limpo, se podem avistar os Alpes. As portas de bronze apresentam baixos-relevos que descrevem episódios da vida da Virgem, da vida de Sant’Ambrogio e de cenas que ilustram a história de Milão. A volta da abside, sobressai o trabalho gótico das janelas. No interior, as naves foram divididas por pilares gigantescos e iluminadas por vitrais. O símbolo da família Visconti, uma serpente a engolir um homem, sobressai nas janelas da abside. Entre os numerosos túmulos e estátuas, está uma pintura de São Bartolomeu esfolado, a segurar a sua pele. O tesouro, situado por baixo do altar-mor, contém ouro medieval e trabalho em prata. Escavações revelaram ruínas do batistério original, do sec. IV.
Imperdível a visita ao telhado !!!!!!!!!!!!!!!!!!
Localização: Piazza del Duomo
Horários: Todos os dias das 7:00 às 18:45
Preço: entrada no Duomo é gratuita e não é permitido o ingresso de pessoas vestidas com regatas, mini-saias, shorts e blusas decotadas
Os Telhados por elevador,  visita ao Tesouro e aos subterrâneos, são pagos.
Transportes: Metro: Duomo (linha vermelha M1 ou amarela  M3)
Obs: A partir do dia 2/12/2012, começou a ser cobrada a taxa que dá direito aos turistas de fotografar e filmar a catedral. O ticket (uma pulseirinha) é válido para o dia da compra, é pessoal e intransferível e pode ser comprado dentro da catedral

Duomo
Duomo
Duomo (telhado)
Duomo (telhado)
Duomo (telhado)



Galeria Vittorio Emanuele II
Este centro comercial ornamentado com arcadas, conhecido como Il Salotto di Milano (Sala de Visitas de Milão), foi projetado pelo arquiteto Giuseppe Mengoni em 1865. A galeria teve um trágico começo, pois Mengoni caiu do telhado pouco tempo antes da sua inauguração, em 1877 (um ano antes de a arcada estar concluída). A galeria tem uma planta em forma de cruz latina, com um centro octogonal ornamentado com mosaicos que representam quatro continentes (Europa, América, África e Ásia), juntamente com outros que representam a Arte, a Indústria, a Agricultura, a Ciência e a Indústria. Sobressai o telhado de metal e vidro, coroado por uma magnífica cúpula central. O telhado foi a primeira estrutua na Itália a utilizar metal e vidro numa forma estrutural e não apenas decorativa. Os pisos foram decorados com mosaicos com os signos do Zodíaco, o povo da cidade caminha por cima dos órgãos genitais de Taurus, o Touro em sinal de boa sorte. O meio social da cidade foi atraído pelas lojas, cafés e restaurantes, entre os quais Il Salotto, famoso por servir o melhor café de Milão e o Savini, um dos mais prestigiados restaurantes da cidade.
Localização: Piazza del Duomo
Transportes: Metro: Duomo (linha vermelha M1 ou amarela  M3)

 Galeria Vittorio Emanuele II
 Galeria Vittorio Emanuele II
 Galeria Vittorio Emanuele II
Galeria Vittorio Emanuele II



Castello Sforzesco
A família Visconti construiu neste local um castelo que foi demolido quando acabou o seu reinado, em meados do século XV. O novo governador de Milão, Francesco Sforza, construiu (1360/1370no seu lugar este palácio renascentista, que combina um exterior proibitivo e um interior excelente. O castelo é rodeado por jardins, sobressaindo o Cortile della Rocchetta, uma praça com arcadas. O palácio integra o Civiche Raccolte d’Arte Antica e apresenta coleções de Artes Aplicadas, Arqueologia e Moedas. A coleção de mobiliário, antiguidades e pinturas inclui a escultura inacabada de Miguel Ângelo, conhecida como Pietá Rondanini. Destacam-se as telas da coleção de pintura, que datam da Renascença ao sec. XVIII. A Cappella Ducale contém frescos góticos de um artista conhecido.
Localização: Piazza Castello
Horário: todos os dias das 7:00 às 18:00 (no verão até às 19:00)
Transporte: Metro: M1 (Cadorna e Cairoli) ou M2 (Cadorna e Lanza)
                   Bus: 18, 37, 50, 58, 61 ou 94
                   Elétrico: 1, 2, 4, 12, 14 ou 19

Castello Sforzesco
 Castello Sforzesco 
Castello Sforzesco
Pietá Rondanini (Miguel Ângelo)
Castello Sforzesco
 Castello Sforzesco
 Castello Sforzesco
 Castello Sforzesco



Teatro della Scala
O teatro de ópera neoclássico, conhecido como La Scala, foi aberto em 1778 e é um dos mais prestigiados teatros de ópera do mundo. Possuidor do maior palco da Europa, tem em cena as mais sumptuosas e magníficas produções em que atuam os grandes cantores. Os bilhetes para os espetáculos são normalmente vendidos com meses de antecipação. O Museo Teatrale permite admirar cenários e trajes de produções anteriores, retratos de maestros e artefatos teatrais que datam desde a era romana. Vê-se também o auditório, com efeitos trompe-l’oeil, camarotes dourados e um enorme candelabro.
LocalizaçãoPiazza della Scala
Horário: das 9:00 às 12:30 e das 13:30 às 17:30
TransporteMetro: M1 (Cordusio ou Duomo)  
                               M3 (Duomo ou Montenapoleano)  
                    Bus: 61
                    Elétrico: 1  ou 2

Teatro della Scala
Teatro della Scala
 Teatro della Scala
Teatro della Scala


Santa Maria delle Grazie
Este convento renascentista do sec. XV, com uma bonita abside e um pequeno claustro, abriga uma das imagens fundamentais da civilização ocidental: O Cenacolo (A Última Ceia) de Leonardo Da Vinci. A imagem representa o momento em que Cristo diz aos seus discípulos que um deles o trairá. A figura de Cristo está inacabada pois Leonardo não se considerava digno de a completar. O artista também não seguiu a técnica vigente de pintura a fresco, substituindo-a pela aplicação de têmpera em paredes secas. O resultado, muito subtil, deteriorou-se gravemente e o restauro da obra tem sido muito difícil. Atualmente está protegida por um complexo sistema de filtros.
LocalizaçãoPiazza di Santa Maria delle Grazie 
HorárioA Última Ceia: 08:15 às 18:45. Fechado 2a.feira
              Igreja: 07:00 às 12:00 e 15:00 às 19:30
Preço: A Última Ceia - Os turnos de visita com duração de 15 min para um número máximo de 25 pessoas por vez. É necessário fazer reservas durante todo o ano. Autorizado a ficar na sala da Última Ceia por apenas 15.min.
TransporteMetro: M1 (Conciliazione)  
                               M2 (Cadorna)  
                    Elétrico: 18

Santa Maria delle Grazie
Santa Maria delle Grazie
 Santa Maria delle Grazie (A Última Ceia)
 Santa Maria delle Grazie
Santa Maria delle Grazie


Arco della Pace
Nos limites do amplo Parque Sempione, há uma fascinante obra arquitetônica do séc.19, que proporciona um pitoresco pano de fundo para o parque. O maior parque urbano de Milão é lar de uma das mais belas obras da arquitetura da cidade. O Arco da Paz é um fascinante pano de fundo para aqueles que visitam o amplo Parque, aproxime-se do arco pelas trilhas sinuosas. Esse parque é uma mistura de jardins formais e naturais, com lagos, árvores e canteiros a serem descobertos. Com 25 m de altura e 24 m de largura, o arco é a estrutura dominante do parque. Sua fachada é adornada por diversas estátuas de mármore e bronze, estátuas de Apolo, Marte e Minerva. Observe seu topo para ver a característica que define o arco, uma estátua da Carruagem da Paz puxada por 6 cavalos. O Arco da Paz fica na entrada do Parque, perto do centro histórico.  Foi inaugurado a 10 de setembro de 1838. A visita ao arco é gratuita.

Arco della Pace


Parque Sempione
É o lugar favorito de lazer para os cidadãos de Milão, construído em 1893 sobre o projeto Emilio Alemany. No momento, a área do parque é de cerca de 50 hectares. O parque é um grande número de lagoas, que além de peixes, você pode ver as tartarugas e aves aquáticas. As principais atrações do parque são o magnífico Palazzo del Arte, que abriga exposições de artes decorativas, bem como o Arco da Paz, originalmente concebido por Napoleão, como o Arco do Triunfo.
Obs: o parque fica bem ao lado do castelo

Parque Sempione


Pinacoteca de Brera
A Galeria é o primeiro museu em Milão e uma das galerias de arte mais famosas do mundo, que abriga algumas das mais prestigiadas seleções de pinturas, obras de arte antigas e modernas, bem como esculturas de importantes artistas italianos do séc. XX. Entre os artistas: Gentile da Fabriano, Mantegna, Bellini, Tintoretto, Bramantino, Piero della Francesca e Raffaello Sanzio, Caravaggio, Tiepolo, Tintoretto.
LocalizaçãoVia Brera, 28
Horário8:30 - 19:15 de terça a domingo. Fechado toda segunda
Transporte: Metro: Estações Lanza ou Piccolo Teatro ou Montenapoleone
                    Elétrico: 1, 4, 8, 12, 14, 27
                    Bus: 61, 97

Pinacoteca de Brera


Bairro Navigli
O bairro Navigli lembra muito os canais de Veneza, tire uma tarde para visitar, fazer um happy hour e depois provar um delicio sorvete (gelato). Vá até os canais de Navigli perto das 18:30 hs ou 19:00 hs e procure um dos locais de happy hour. Pague 8,00€ e então deguste de muitos aperitivos deliciosos como pães, tomate seco, queijos, presuntos, salames, massas, saladas, frutas, etc... e não se esqueça da cerveja bem gelata. Vais passar um fim de tarde e uma noite inesquecível !!!!!!!!!!!!!!!
Transporte: Metro: Porta Genova


Bairro Navigli





Sem comentários:

Enviar um comentário