Poucas cidades são tão amadas. Pouquíssimas tem tanta personalidade. E menos ainda são capazes de inspirar tantos sonhos em pessoas de lugares tão diferentes. Veneza sem dúvida é uma delas. A cidade símbolo do romantismo continua a mesma desde a idade média. Suas ruelas, canais e palácios atraem multidões, pessoas que durante anos sonharam um dia poder conhece-la, e que, não raro, ao chegar lá, mal conseguem conter furtivas lágrimas de emoção.
Ponte do Rialto
Atravessa o canal no centro turístico da cidade. É a ponte em arco mais antiga e mais famosa sobre o Grande Canal. Ela foi formalmente a única ligação permanente entre os dois lados do Grande
Canal, até abrirem as restantes travessias. A primeira construção que cruzou o
Grande Canal foi uma ponte flutuante, construída em 1181, foi substituída por volta de 1250 por uma ponte de madeira. A ponte de pedra que hoje existe é
formada por um único arco, e construída entre 1588 e 1591.
Ponte do Rialto
Ponte dell’Accademia
Originalmente em ferro, foi inaugurada em 20 de novembro de 1854. Na sequência desta obra, foi
aberto um concurso para edificar uma ponte de pedra. O projeto vencedor não foi
todavia realizado e construiu-se uma ponte em madeira, que foi aberta em 15 de janeiro de 1933. Sucessivas intervenções adicionaram à obra original elementos metálicos. É uma
das 4 pontes - juntamente com a Ponte de Rialto, a Ponte dos Descalços e a Ponte da Constituição -
que atravessam o Grande Canal.
Ponte dell’Accademia
Ponte dos Descalços
Ponte da Constituição
Igreja Santa Maria
della Salute
Mais de um milhão de pilares de madeira suportam o peso desta majestosa
igreja barroca. Situada na entrada do Grande Canal, a grandiosa igreja barroca
é um dos mais imponentes marcos arquitetonicos de Veneza. Foi construída em
Ação de Graças pela salvação da cidade da peste de 1630, daí o nome "salute" que
significa saúde e salvação. Todos os anos em Novembro, como forma de
celebração, os devotos acendem velas e dirigem-se para a igreja, através de uma
ponte de barcos, atravessando, para a ocasião, a foz do Grande Canal. Construída
de 1630 a 1687. Comparativamente, o interior é sóbrio. Consiste num amplo
espaço octogonal, por baixo da cúpula e 6 capelas que partem da charola. O
coro, grande e cupulado, e o grandioso altar-mor dominam a vista. O conjunto de
esculturas representa a Virgem e o Menino protegendo Veneza da peste. Os melhores
quadros encontram-se na sacristia: São Marcos Entronizado por São Cosme, São
Damião, São Roque e São Sebastião (1511-1512), os dramáticos frescos de Caim e
Abel, O Sacrifício de Abraão e Isaac e David e Golias (1540-9).
Igreja Santa Maria della Salute
Igreja Santa Maria della Salute
Igreja Santa Maria della Salute
Igreja Santa Maria della Salute
Igreja Santa Maria della Salute
Igreja Santa Maria della Salute
Igreja Santa Maria dei Miracoli
É uma obra-prima da arquitetura do início do Renascimento, a igreja
preferida dos venezianos e onde eles gostam de se casar. Escondida num
labirinto de vielas e canais, em Cannaregio oriental, é muito pequena. Muitas
vezes comparada com uma caixa de jóias, Santa Maria dei Miracoli está decorada
com várias texturas de mármore, alguns baixos-relevos e esculturas. Foi construída
em 1481-9, para guardar o quadro A
Virgem e o Menino (1408), que se pensava ter poderes milagrosos. O interior da
igreja foi decorado com mármore rosa, branco e cinzento e, quando iluminado
pelos raios solares, é magnífico. Tem um teto abobadado (1528) com 50 retratos
de santos e profetas. A balaustrada, entre a nave e o coro, foi decorada com as
figuras de São Francisco, do Anjo Gabriel, da Virgem e de Santa Clara,
esculpidas por Túllio Lombardo. A grada da capela-mor e os medalhões que
representam os Evangelistas nos pendentes da cúpula são também trabalhos de
Lombardo. Por cima da porta principal, a galeria do coro era usada por freiras,
de um convento vizinho, que entravam na igreja através de uma galeria suspensa.
Igreja Santa Maria dei Miracoli
Igreja Santa Maria dei Miracoli
Torre dell’Orologio
Esta Torre do Relógio, ricamente decorada, situada na Piazza
de San Marco foi construída no final do sec. XV. A face do relógio, dourada e em esmalte azul, apresenta as
fases da Lua e os signos do Zodíaco, foi desenhada a pensar nos marinheiros.
Segundo uma lenda da região, logo após a construção do relógio, arrancaram os
olhos dos dois inventores para não poderem fazer uma réplica. No nível
superior, o leão alado de São Marcos, encontram-se em frente de um cenário azul
com estrelas reluzentes. No cimo, duas enormes figuras de bronze conhecidas
como os Mori, ou Mouros, por causa da sua patina escura, batem as horas do sino.
Torre dell’Orologio
Torre dell’Orologio
Torre dell’Orologio
Accademia
A L'Accademia di Belle Arti di Venezia foi
fundada em 1750 pelo Senado Veneziano como sendo a escola de pintura, escultura e arquitetura de Veneza. É conhecida simplesmente como Accademia. Seu 1º presidente foi Giambattista Piazzetta, junto com o conselheiro Giambattista Pittoni. A intenção era reproduzir a mesma Accademia que já existia em Roma (Accademia di San Luca), Milão e Bolonha (Accademia Clementina). Foi a
primeira instituição a estudar a restauração de obras de arte em 1777. Entre
seus professores estiveram Tiepolo, Hayez, Arturo Martini, Carlo Scarpa e
Emílio Vedova.
Localização: Campo della Caritá 1050 - margem sul do Grande Canal
Horário: 08:15 às 19:15 - fechado na parte da tarde de 2a. feira
Accademia
A
Dogana di Mare
Punta della Dogana é um museu de arte no edificio da Alfandega velha de
Veneza, o Dogana da Mar também se refere à área triangular de
Veneza, onde 0 Grande Canal se encontra
com o Canal Giudecca, e sua coleção de edifícios: Santa Maria della Salute,
Seminário Patriarcal de Veneza e Dogana
da Mar na ponta
do triângulo. Construída no sec. XVII é encimada por 2 Atlas que seguram um globo dourado com um cata-vento.
Dogana di Mare
Dogana di Mare
Campanile
Do cimo do Campanile de São Marcos, os visitantes podem apreciar
sublimes vistas da cidade, da laguna, e se a visibilidade o permitir, os picos
dos Alpes. Foi aqui que Galileu apresentou o seu telescópio ao doge Leonardo
Dona, em 1609. Para o fazer, teve de subir a rampa interior. Atualmente, o
acesso é facilitado por elevadores. A primeira torre, terminada em 1173, foi
construída como farol para ajudar os navegadores da laguna. Teve um papel menos
pacífico na Idade Média, quando os criminosos eram presos – e em alguns casos
abandonados à morte – numa cela perto do topo. À exceção de alguns restauros,
durante o sec. XVI, a torre manteve-se praticamente inalterada, até 14 de Julho
de 1902 quando as suas fundações cederam e ruíram. As únicas baixas foram a
Loggetta na base da torre e o gato do guarda. Enormes donativos foram feitos
para a sua reconstrução e, no ano seguinte, era colocada a primeira pedra para
o Campanile “dov’era e com’era” (“0nde estava e como estava”). A nova torre foi
finalmente inaugurada a 25 de Abril (Festa de São Marco) de 1912. É a construção mais alta de Veneza com 83 m de altura é o maior da cidade a seguir a San Marco.
Originalmente construída para servir de orientação às embarcações que se
aproximavam da cidade, ela agora é o melhor ponto de observação de Veneza. Por
uma pequena taxa, pode-se pegar um elevador e subir até sua parte mais alta.
Não perca a chance de apreciar esta vista de tirar o fôlego. Os sinos deste
campanário tocam a cada meia hora, e se isto acontecer enquanto você estiver lá
em cima, certamente você vai ficar com uma lembrança sonora muito forte de
Veneza.
Localização: Piazza São Marco
Horário: 09:00 às 17:00 - Outubro
09:30 às 15:45 - Novembro a Março
09:00 às 19:00 - Abril a Junho
09:00 às 21:00 - Julho a Setembro
Campanile (o sino)
Campanile (vista)
Campanile (vista)
Campanile (vista)
Café FLORIAN
O Café Florian foi fundado em 1720. O seu fundador Floriano Francesconi, inicialmente o nomeou de "Venezia Trionfante", hoje é conhecido por " Café Florian". Uma das maiores atrações de Veneza, é o mais antigo café da Europa e a mais antiga cafetaria da Itália. O café conta com pequenas salas dominadas pelo mármore, cada uma coberta de afrescos, pinturas e longos espelhos adornados de molduras douradas, as mesas em mármore e as cadeiras de veludo vermelho. O local continua com a mesma decoração do sec.XVIII. Na categoria dos cafés históricos, o Florian, situado na Piazza San Marco, é um dos mais chiques, famosos e tradicionais, o local é um símbolo da cidade, tão visitado quanto a Basílica di San Marco. Nomes como Goethe, Dickens e Midigliani passaram por aqui e, por este motivo, é frequentado diariamente por centenas de turistas que não renunciam à oportunidade de sentar-se em uma de suas mesas e saborear um verdadeiro café italiano ao som de uma orquestra.
Para se ter uma ideia de preços, 2 cafés custaram 20,00€ (5,00€ cada café + 5,00€ taxa de musica por pessoa. Acompanha 1 jarra pequena de água).
Para se ter uma ideia de preços, 2 cafés custaram 20,00€ (5,00€ cada café + 5,00€ taxa de musica por pessoa. Acompanha 1 jarra pequena de água).
Café FLORIAN
Café FLORIAN
Ponte dos Suspiros
É uma ponte característica de Veneza, situado perto da Piazza San Marco em
direção da Riva degli Schiavoni, que liga o Palazzo Ducale às Prigioni Nove, o
primeiro edifício no mundo construído para ser uma prisão. Conhecido em todo o
mundo, fotografado pelos turistas provenientes de todos os lugares, lhe foi
atribuído esse nome porque a lenda diz que, em tempos remotos, os prisioneiros
(atravessando-a) suspiravam na ocasião de ver pela última vez o mundo externo. Diz uma lenda que os casais que trocarem um beijo
no momento exato em que passarem sob a Ponte dos Suspiros serão eternamente
apaixonados. Lembre também disso, quando for lá com sua cara metade.
Ponte dos Suspiros
Ponte dos Suspiros
Praça de São Marcos
É a única
praça de Veneza, e o seu principal destino turístico, com permanente abundância
de fotógrafos, turistas e pombos. Atribui-se a Napoleão Bonaparte, embora muito provavelmente o deva fazer-se a Alfred de Musset, a
autoria do epíteto de “le plus élégant salon d'Europe” (o salão mais belo da Europa). Também é um dos únicos grandes espaços
urbanos numa cidade européia onde as vozes das pessoas se impõem sobre os sons do tráfego motorizado,
o qual está restrito aos canais da cidade.
Praça de São Marcos
Praça de São Marcos
Praça de São Marcos
Praça de São Marcos
Passeio de Gondola
Você sabia que as gôndolas eram inicialmente
utilizadas apenas como embarcações fúnebres? Mas ao menos
isto explica a razão de ainda hoje elas serem sempre pretas.
Passeio de Gondola
Passeio de Gondola
Passeio de Gondola
Passeio de Gondola
Passeio de Gondola
Passeio de Gondola
Passeio de Gondola
Passeio de Gondola
Passeio de Gondola
Passeio de Gondola
Passeio de Gondola
Basílica di San Marco
Construída
no ano 830, em estilo oriental, para abrigar os restos mortais de São Marcos,
padroeiro de Veneza, seu interior é lindíssimo. A mais
famosa basílica de Veneza que combina os estilos arquiteturais e decorativos do
Ocidente e do Oriente é um dos mais belos edifícios da Europa. O exterior deve
o seu esplendor oriental aos tesouros do império ultramarino da República, como
as cópias dos cavalos de bronze trazidos de Constantinopla em 1204, as colunas,
os baixos-relevos e os mármores coloridos. Mosaicos de diferentes épocas
ornamentam as cinco portas. A porta principal é emoldurada pelas mais belas
esculturas românticas de Itália (1240-65). O magnífico interior de São Marcos, revestido
de mosaicos deslumbrantes, começa no nártex ou átrio da basílica e culmina nos
painéis das cúpulas de Pentecostes e da Ascenção. A cúpula do Génesis no átrio,
tem uma impressionante Criação do Mundo descrita em círculos concêntricos. O
pavimento é desenhado com mosaicos de mármore e vidro. Os degraus do átrio
levam ao Museu Marciano onde estão os célebres cavalos da basílica. Entre obras
de arte mais preciosas figuram a Pala d’Oro atrás do altar-mor, o ícone de Nicopeia
e as preciosas peças de prata, ouro e objetos de vidro do Tesouro.
Horários: A Catedral abre diariamente
Março a Novembro: 2ª a Sábado: 9:45 às 17:00
Domingos e Feriados: 14:00 às 17:00
Novembro a Março: 2ª a Sábado: 9:45 às 17:00
Domingos e Feriados: 14:00 às 16:00
Preço: A visita à Basílica é grátis
Basílica di San Marco
A Construção de São Marcos.
Construída segundo um plano em cruz grega e coroada com 5 cúpulas é
a 3ª igreja erigida neste local. A 1ª, santuário onde jazia o corpo de São
Marcos ardeu no sec. IX. A 2ª foi demolida para que uma nova igreja refletisse
o esplendor do poder de Veneza. A atual igreja foi inspirada na igreja dos
Apóstolos em Constantinopla. A partir de 1075 todos os barcos que regressavam
do estrangeiro eram obrigados a trazer um presente precioso para adornar a
“Casa de São Marcos”. Os mosaicos do interior datados dos secs. XII e XIII
cobrem 4240 m2 tendo alguns sido substituídos mais tarde por artistas como
Ticiano e Tintoretto. São Marcos foi a capela privada do doge até 1807 quando
sucedeu a San Pietro di Castello de Veneza sendo a partir de então usada para
as cerimônias de Estado.
São Marcos e os Anjos
As estátuas no topo do arco central datam do início do sec. XV
Mosaicos
mais de 4000 m2. de mosaicos
dourados revestem as cúpulas, as paredes e o pavimento da basílica. Os
primeiros, datados do sec. XII, são de artífices levantinos. As suas técnicas
foram rapidamente adotadas pelos Venezianos que gradualmente decoram a basílica
combinando inspiração bizantina e influências ocidentais. Durante o sec. XVI
foram reproduzidos em mosaico muitos desenhos de Tintoreto, Ticiano, Veronese e
outros artistas. Entre os mais brilhantes estão os da
Cúpula da Ascenção, do sec. XIII, e os da Cúpula de Pentecostes, do sec. XII,
sobre a nave.
Cavalos de São Marcos
Os 4 cavalos são réplicas dos originais em bronze, atualmente no museu da basílica
Translado do Corpo de São Marco
O corpo de São Marcos – desapareceu num incêndio de 976 e reapareceu presumivelmente em 1094, na consagração da nova igreja
Fachadas de Mosaicos
do sec. XVII mostra a transladação do corpo de São Marcos de Alexandria, camuflado com pedaços de porco.
Cúpula de Pentecostes
foi ricamente
decorada no sec. XII, provavelmente a primeira decorada com mosaicos,
representa a Descida do Espírito Santo como pomba, Apóstolos tocados por língua
de fogo.
Cúpula da Ascensão
foi decorada com
um mosaico do sec. XIII que representa Cristo rodeado por anjos, pelos 12
apóstolos e pela Virgem Maria. Esta obra-prima criada no sec. XIII por artesãos venezianos foi muito
influenciada pela arte e arquitetura de Bizâncio
Tetrarcas
pensa-se que este grupo em
pórfiro esculpido (sec. IV egípcio) representa Diocleciano, Maximiano,
Valeriano e Constantino. Eles eram os tetrarcas nomeados por Diocleciano para
ajudar a governar o Império Romano.
Madona de Nicopéia
este ícone
bizantino, saqueado em 1204, é uma das imagens mais veneradas de Veneza.
Porta dei Fiori
ou porta das Flores
foi decorada com relevos no sec. XIII.
Pala d’Oro – o retábulo, criado no sec.
X por ourives medievais, é constituído por 250 painéis. Atrás da Cappella di
San Clemente fica a entrada para o mais valioso tesouro de San Marco: Pala
d’Oro. Este retábulo, cravado de jóias, situado atrás do altar-mor consiste em 250
painéis cobertos de folha de ouro com uma moldura de ouro gótica. Originalmente
encomendado a Bizâncio em 976 o retábulo foi embelezado ao longo dos séculos. Napoleão
apropriou-se de algumas das pedras preciosas em 1797 mas o retábulo ainda exibe
pérolas, rubis, safiras e ametistas.
foi decorado
com mosaicos de parábolas e milagres de Cristo datando do final do séc. XII ao
início do sec. XIII.
As Colunas – da fachada interior parecem ser fragmentos da primeira
basílica
Porta da Sacristia – tem painéis em bronze de Sansovino que incluem auto-retratos com Ticiano e Aretino.
Batistério e Capelas – o Batistério foi acrescentado pelo doge Andrea Dandolo (1343-54), aqui sepultado, ao lado de Sansovino que desenhou a pia batismal. A capela adjacente, a Cappella Zen, foi transformada em capela mortuária do cardeal Zen em 1504 depois de ele ter legado os seus bens ao Estado. No transepto esquerdo, a Cappella dei Mascoli foi decorada com cenas da virgem Maria. A terceira capela do mesmo transepto abriga o ícone da Madona di Nicopéia. Roubada em 1204, encabeçava o exército bizantino.
Tesouro – entre os numerosos artefatos preciosos da Itália e de Constantinopla, o tesouro encerra este cofre de prata dourada do sec. XI
Museu Marciano – painéis com a inscrição “Loggia dei Cavalli” conduzem à escadaria que leva à igreja do museu onde de uma galeria se avista a basílica. Os cavalos de bronze, numa sala no extremo do museu foram roubados do Hipódromo de Constantinopla em 1204 mas a sua origem romana ou helénica continua a ser um mistério. Estão também expostos mosaicos, manuscritos medievais e tapeçarias antigas.
Palazzo Ducale
Fundado no sec. IX era a residência oficial dos governadores
de Veneza (Doges). O exterior do edifício é do final do sec. XIV e início do
sec. XV. Nesta obra-prima gótica as massas arquiteturais foram invertidas: os
grandes volumes do palácio, em mármore rosa, estão colocados em cima de loggias e arcadas (em pedra branca) de tratamento refinado.
Um passeio pelo palácio conduz, através de salas e átrios
ricamente decorados, dispostos em 3 pisos, até à Ponte dos Suspiros e às
prisões. Os aposentos do Doge só podem ser visitados durante exposições e o
itinerário começa a partir do último piso.
Palazzo Ducale
Palazzo Ducale
Escadaria dos Gigantes
símbolos do poder de Veneza, as estátuas de Marte e de Netuno, de Sansovino dominam a escadaria do sec. XV.
Escadaria dos Gigantes
foi decorado com cópias de Adão e Eva (sec. XV).
Porta della Carta
porta gótica do sec. XV é a entrada principal do palácio. Uma passagem abobodada conduz ao Arco Foscari e ao pátio interior.
Pátio Interior
Sala dello Scudo
as paredes desta sala que pertencia aos aposentos do doge estão cobertas com mapas do mundo. Dois grandes globos do sec. XVIII ocupam o centro da sala.
os interrogatórios faziam-se nesta câmara. Penduravam os suspeitos pelos pulsos numa corda no centro da sala.
A Embriaguêz de Noé
esta escultura do início do sec. XV, símbolo da fraqueza humana, decora uma esquina do palácio.
Sala del Maggior Consiglio
os membros do Grande Concelho de Veneza reuniam-se neste salão. O Paraíso de Tintoreto (1590 – uma das maiores pinturas do mundo) ocupa toda a parede ao fundo.
Ponte della Paglia
construída em pedra istriana tem uma balaustrada de colunas e pinhas esculpidas.
Itinerário de Visita
Scala d’Oro e Pátio – uma pasagem
da Porta della Carta abre para o pátio do palácio. Em frente, encontra-se a Escadaria dos Gigantes, datada do sec. XV, no cimo da qual, o novo doge
era coroado com a zogia ou coroa do doge. A bilheteria e a entrada do palácio
ficam à esquerda. A Scala d’Oro (Escadaria Dourada), que conduz aos pisos
superiores do palácio e ao início da visita, deve o nome abóboda em estuque
dourado criada por Alessandro Vittoria (1554-8).
Da Sala delle Quattro Porte à Sala del Senato –
a primeira divisão, a Salla delle Quattro Porte, apresenta um teto desenhado
por Palladio e frescos de Tintoretto. O Rapto
da Europa (1580) de Veronese, em frente à janela, é uma das obras mais dramáticas do palácio. A Sala del Collegio,
contígua a esta, era o salão onde o doge e os seus conselheiros se reuniam para
receber embaixadores e discutir assuntos de Estado. O teto foi decorado com 11
quadros (1577) de Veronese. Na sala seguinte, a Sala del Senato, o doge e
perto de 200 senadores discutiam os negócios estrangeiros. O teto e as paredes
foram pintados por Tintoretto e seus alunos.
Da Sala Del Consiglio dei Dieci à Armeria
– o itinerário volta a Sala delle Quattro Porte e dirige-se para a Sala del
Consiglio dei Dieci. Esta era a sala de reuniões do poderoso Conselho dos Dez,
fundado em 1310 para promover a Segurança do Estado. Duas obras de Veronese decoram
o teto, Idade e Juventude e Juno a Oferecer a Coroa Ducal a Veneza (ambos de
1553-4). Na sala della Bússola, os
criminosos aguardavam o seu destino, perante o Conselho dos Dez. A bocca di
leone (boca de leão) da sala era utilizada como depósito de denúncias secretas.
A porta de madeira desta sala conduz à Sala do Inquisidor do Estado e daí para
a sala de tortura e prisões. A Armaria – uma das mais notáveis coleções da
Europa – ocupa as salas seguintes.
Sala Del Maggior Consiglio – a Scala dei Censori conduz ao segundo piso, passando pela Sala del
Guariento e pelas estátuas que
representam Adão e Eva (1480) de António Rizzo, até à Sala del Maggiore
Consiglio, usada como sala de reuniões
do Grande Conselho e nos grandes banquetes de Estado. Em meados do sec. XVI, o Grande Conselho tinha
cerca de 2000 membros. Qualquer Veneziano nobre, com mais de 25 anos tinha
assento no Conselho, a não ser que casasse com uma mulher do povo. O enorme Paraíso (1587-90) de Tintoretto ocupa a
parede oriental. Medindo 7,45 por 24,65
m é um dos maiores quadros do mundo. O itinerário continua, de um modo mais
sombrio, atravessando a Ponte dos
Suspiros e entrando no mundo soturno das prisões.
Alguns Palácios de Veneza
Palazzo Labia
Ca’d’Oro
Palazzo Dario
Pelas ruas de Veneza
Pelas ruas de Veneza
Pelas ruas de Veneza
Pelas ruas de Veneza
Pelas ruas de Veneza
Pelas ruas de Veneza
Pelas ruas de Veneza
Murano
Passeio por Murano
Passeio por Murano
Burano
Pelas ruas de Veneza
Pelas ruas de Veneza
Pelas ruas de Veneza
Pelas ruas de Veneza
Pelas ruas de VenezaPelas ruas de Veneza
Pelas ruas de Veneza
Pelas ruas de Veneza
Pelas ruas de Veneza
Pelas ruas de Veneza
Pelas ruas de Veneza
Murano
Embora descrita como uma ilha da lagoa de Veneza, é de fato um arquipélago de 7 ilhas menores, das quais 2 são artificiais (Sacca Serenella e Sacca San Matia), unidas por pontes entre si. Fica a somente 1 km de Veneza. Murano é um local famoso pelas obras em vidro, particularmente candeeiros. Em 1291, todos os cristaleiros de Veneza foram
obrigados a mudar-se para Murano devido ao risco de incêndio, porque a
esmagadora maioria dos edifícios de Veneza era construída em madeira. Durante o
século XIV, as exportações começaram e a ilha ganhou fama, inicialmente pelo
fabrico de missangas de cristal e
de espelhos. O cristal aventurine foi inventado na ilha e, durante algum tempo,
Murano chegou a ser o maior produtor de cristal da Europa. O arquipélago, mais
tarde, ficou conhecido pelo fabrico de lustres. Embora tenha havido grande
queda durante o séc. XVIII, a cristalaria continuou a ser a industria mais
importante da ilha.
Fábrica de Vidros
Fábrica de Vidros
Fábrica de Vidros
Fábrica de Vidros
Passeio por Murano
Passeio por Murano
Burano
Situa-se
na lagoa de Veneza, e fica a 7 km
a sul de Veneza, é na realidade uma localidade constituída por várias
ilhas pequenas ligadas por pontes entre si, é conhecida
pelos seus cristais e trabalho em renda. Para se chegar a Burano de
barco pode-se utilizar os vaporetti (a viagem demora cerca de 40 min a partir do centro de Veneza). A
ilha teve importância no sec. XVI, quando as mulheres locais começaram a
produzir belas peças de renda,
que rapidamente começou a ser exportada
para o resto da Europa. No sec. XVIII a industria da renda começou o seu
declínio, uma tendência que só seria contrariada em 1872, quando uma escola
profissional foi aberta para as tecedeiras, trazendo um novo fôlego à
industria, contudo atualmente já não se produzem peças de renda de maneira
tradicional na ilha, uma vez que é um trabalho de mão de obra intensiva (cada
peça leva várias horas para produzir), o que o torna muito caro. À primeira vista, já chamam a atenção seus casarões à beira d'água. Em alguns trechos é possível passar por seis ou sete sem que se repita nenhuma cor. Outra
especialidade local são as máscaras de carnaval veneziano.
Burano
Burano
Veneza é uma cidade inesquecível. Uma visita nunca é suficiente, e fica-se sempre
com vontade de voltar e voltar..... Além
de belíssima, Veneza é também a cidade mais romântica do mundo!
Olá Sandra!
ResponderEliminarEstive em Veneza agora em janeiro, mas infelizmente só fiquei um dia e vi tudo muito rapidamente.
Aprendi no seu blog muitas coisas além do que tinha visto lá.
Parabéns, estão tão ótimas as explicações que você deu que me deu até vontade de voltar.