sexta-feira, 26 de setembro de 2014

VENEZA

Data da Viagem: Junho de 2005

Poucas cidades são tão amadas. Pouquíssimas tem tanta personalidade. E menos ainda são capazes de inspirar tantos sonhos em pessoas de lugares tão diferentes. Veneza sem dúvida é uma delas. A cidade símbolo do romantismo continua a mesma desde a idade média. Suas ruelas, canais e palácios atraem multidões, pessoas que durante anos sonharam um dia poder conhece-la, e que, não raro, ao chegar lá, mal conseguem conter furtivas lágrimas de emoção.




Ponte do Rialto
Atravessa o canal no centro turístico da cidade. É a ponte em arco mais antiga e mais famosa sobre o Grande Canal. Ela foi formalmente a única ligação permanente entre os dois lados do Grande Canal, até abrirem as restantes travessias. A primeira construção que cruzou o Grande Canal foi uma ponte flutuante, construída em 1181, foi substituída por volta de 1250 por uma ponte de madeira. A ponte de pedra que hoje existe é formada por um único arco, e construída entre 1588 e 1591.

Ponte do Rialto


Ponte dell’Accademia
Originalmente em ferro, foi inaugurada em 20 de novembro de 1854. Na sequência desta obra, foi aberto um concurso para edificar uma ponte de pedra. O projeto vencedor não foi todavia realizado e construiu-se uma ponte em madeira, que foi aberta em 15 de janeiro de 1933.  Sucessivas intervenções adicionaram à obra original elementos metálicos. É uma das 4 pontes - juntamente com a Ponte de Rialto, a Ponte dos Descalços e a Ponte da Constituição - que atravessam o Grande Canal.

Ponte dell’Accademia

Ponte dos Descalços

Ponte da Constituição


Igreja Santa Maria della Salute
Mais de um milhão de pilares de madeira suportam o peso desta majestosa igreja barroca. Situada na entrada do Grande Canal, a grandiosa igreja barroca é um dos mais imponentes marcos arquitetonicos de Veneza. Foi construída em Ação de Graças pela salvação da cidade da peste de 1630, daí o nome "salute" que significa saúde e salvação. Todos os anos em Novembro, como forma de celebração, os devotos acendem velas e dirigem-se para a igreja, através de uma ponte de barcos, atravessando, para a ocasião, a foz do Grande Canal. Construída de 1630 a 1687. Comparativamente, o interior é sóbrio. Consiste num amplo espaço octogonal, por baixo da cúpula e 6 capelas que partem da charola. O coro, grande e cupulado, e o grandioso altar-mor dominam a vista. O conjunto de esculturas representa a Virgem e o Menino protegendo Veneza da peste. Os melhores quadros encontram-se na sacristia: São Marcos Entronizado por São Cosme, São Damião, São Roque e São Sebastião (1511-1512), os dramáticos frescos de Caim e Abel, O Sacrifício de Abraão e Isaac e David e Golias (1540-9).

Igreja Santa Maria della Salute
Igreja Santa Maria della Salute
 Igreja Santa Maria della Salute
 Igreja Santa Maria della Salute
 Igreja Santa Maria della Salute
Igreja Santa Maria della Salute


Igreja Santa Maria dei Miracoli
É uma obra-prima da arquitetura do início do Renascimento, a igreja preferida dos venezianos e onde eles gostam de se casar. Escondida num labirinto de vielas e canais, em Cannaregio oriental, é muito pequena. Muitas vezes comparada com uma caixa de jóias, Santa Maria dei Miracoli está decorada com várias texturas de mármore, alguns baixos-relevos e esculturas. Foi construída em 1481-9, para guardar o quadro A Virgem e o Menino (1408), que se pensava ter poderes milagrosos. O interior da igreja foi decorado com mármore rosa, branco e cinzento e, quando iluminado pelos raios solares, é magnífico. Tem um teto abobadado (1528) com 50 retratos de santos e profetas. A balaustrada, entre a nave e o coro, foi decorada com as figuras de São Francisco, do Anjo Gabriel, da Virgem e de Santa Clara, esculpidas por Túllio Lombardo. A grada da capela-mor e os medalhões que representam os Evangelistas nos pendentes da cúpula são também trabalhos de Lombardo. Por cima da porta principal, a galeria do coro era usada por freiras, de um convento vizinho, que entravam na igreja através de uma galeria suspensa.

Igreja Santa Maria dei Miracoli
Igreja Santa Maria dei Miracoli


Torre dell’Orologio
Esta Torre do Relógio, ricamente decorada, situada na Piazza de San Marco foi construída no final do sec. XV. A face do relógio, dourada e em esmalte azul, apresenta as fases da Lua e os signos do Zodíaco, foi desenhada a pensar nos marinheiros. Segundo uma lenda da região, logo após a construção do relógio, arrancaram os olhos dos dois inventores para não poderem fazer uma réplica. No nível superior, o leão alado de São Marcos, encontram-se em frente de um cenário azul com estrelas reluzentes. No cimo, duas enormes figuras de bronze conhecidas como os Mori, ou Mouros, por causa da sua patina escura, batem as horas do sino.

Torre dell’Orologio
Torre dell’Orologio
Torre dell’Orologio


Accademia
A L'Accademia di Belle Arti di Venezia foi fundada em 1750 pelo Senado Veneziano como sendo a escola de pintura, escultura e arquitetura de Veneza. É conhecida simplesmente como Accademia. Seu 1º presidente foi Giambattista Piazzetta, junto com o conselheiro Giambattista Pittoni. A intenção era reproduzir a mesma Accademia que já existia em Roma (Accademia di San Luca), Milão e Bolonha (Accademia Clementina). Foi a primeira instituição a estudar a restauração de obras de arte em 1777. Entre seus professores estiveram Tiepolo, Hayez, Arturo Martini, Carlo Scarpa e Emílio Vedova.
Localização: Campo della Caritá 1050 - margem sul do Grande Canal
Horário: 08:15 às 19:15 - fechado na parte da tarde de 2a. feira

Accademia


A Dogana di Mare 
Punta della Dogana é um museu de arte no edificio da Alfandega velha de Veneza, o Dogana da Mar também se refere à área triangular de Veneza, onde 0 Grande Canal se encontra com o Canal Giudecca, e sua coleção de edifícios: Santa Maria della Salute, Seminário Patriarcal de Veneza e  Dogana da Mar na ponta do triângulo. Construída no sec. XVII é encimada por 2 Atlas que seguram um globo dourado com um cata-vento.

Dogana di Mare
Dogana di Mare


Campanile
Do cimo do Campanile de São Marcos, os visitantes podem apreciar sublimes vistas da cidade, da laguna, e se a visibilidade o permitir, os picos dos Alpes. Foi aqui que Galileu apresentou o seu telescópio ao doge Leonardo Dona, em 1609. Para o fazer, teve de subir a rampa interior. Atualmente, o acesso é facilitado por elevadores. A primeira torre, terminada em 1173, foi construída como farol para ajudar os navegadores da laguna. Teve um papel menos pacífico na Idade Média, quando os criminosos eram presos – e em alguns casos abandonados à morte – numa cela perto do topo. À exceção de alguns restauros, durante o sec. XVI, a torre manteve-se praticamente inalterada, até 14 de Julho de 1902 quando as suas fundações cederam e ruíram. As únicas baixas foram a Loggetta na base da torre e o gato do guarda. Enormes donativos foram feitos para a sua reconstrução e, no ano seguinte, era colocada a primeira pedra para o Campanile “dov’era e com’era” (“0nde estava e como estava”). A nova torre foi finalmente inaugurada a 25 de Abril (Festa de São Marco) de 1912. É a construção mais alta de Veneza com 83 m de altura é o maior da cidade a seguir a San Marco. Originalmente construída para servir de orientação às embarcações que se aproximavam da cidade, ela agora é o melhor ponto de observação de Veneza. Por uma pequena taxa, pode-se pegar um elevador e subir até sua parte mais alta. Não perca a chance de apreciar esta vista de tirar o fôlego. Os sinos deste campanário tocam a cada meia hora, e se isto acontecer enquanto você estiver lá em cima, certamente você vai ficar com uma lembrança sonora muito forte de Veneza.
Localização: Piazza São Marco
Horário: 09:00 às 17:00 - Outubro
              09:30 às 15:45 - Novembro a Março
              09:00 às 19:00 - Abril a Junho
              09:00 às 21:00 - Julho a Setembro

Campanile
Campanile (o sino)
Campanile (vista)
Campanile (vista)
Campanile (vista)


Café FLORIAN 
O Café Florian foi fundado em 1720. O seu fundador Floriano Francesconi, inicialmente o nomeou de "Venezia Trionfante", hoje é conhecido por " Café Florian". Uma das maiores atrações de Veneza, é o mais antigo café da Europa e a mais antiga cafetaria da Itália. O café conta com pequenas salas dominadas pelo mármore, cada uma coberta de afrescos, pinturas e longos espelhos adornados de molduras douradas, as mesas em mármore e as cadeiras de veludo vermelho. O local continua com a mesma decoração do sec.XVIII. Na categoria dos cafés históricos, o Florian, situado na Piazza San Marco, é um dos mais chiques, famosos e tradicionais, o local é um símbolo da cidade, tão visitado quanto a Basílica di San Marco. Nomes como Goethe, Dickens e Midigliani passaram por aqui e, por este motivo, é frequentado diariamente por centenas de turistas que não renunciam à oportunidade de sentar-se em uma de suas mesas e saborear um verdadeiro café italiano ao som de uma orquestra.
Para se ter uma ideia de preços, 2 cafés custaram 20,00€ (5,00€ cada café + 5,00€ taxa de musica por pessoa. Acompanha 1 jarra pequena de água).

Café FLORIAN 
Café FLORIAN 


Ponte dos Suspiros
É uma ponte característica de Veneza, situado perto da Piazza San Marco em direção da Riva degli Schiavoni, que liga o Palazzo Ducale às Prigioni Nove, o primeiro edifício no mundo construído para ser uma prisão. Conhecido em todo o mundo, fotografado pelos turistas provenientes de todos os lugares, lhe foi atribuído esse nome porque a lenda diz que, em tempos remotos, os prisioneiros (atravessando-a) suspiravam na ocasião de ver pela última vez o mundo externo. Diz uma lenda que os casais que trocarem um beijo no momento exato em que passarem sob a Ponte dos Suspiros serão eternamente apaixonados. Lembre também disso, quando for lá com sua cara metade.

Ponte dos Suspiros 
Ponte dos Suspiros 


Praça de São Marcos
É a única praça de Veneza, e o seu principal destino turístico, com permanente abundância de fotógrafos, turistas e pombos. Atribui-se a Napoleão Bonaparte, embora muito provavelmente o deva fazer-se a Alfred de Musset, a autoria do epíteto de le plus élégant salon d'Europe (o salão mais belo da Europa). Também é um dos únicos grandes espaços urbanos numa cidade européia onde as vozes das pessoas se impõem sobre os sons do tráfego motorizado, o qual está restrito aos canais da cidade.

Praça de São Marcos
Praça de São Marcos  
 Praça de São Marcos
Praça de São Marcos
Praça de São Marcos
 Praça de São Marcos


Passeio de Gondola
Você sabia que as gôndolas eram inicialmente utilizadas apenas como embarcações fúnebres?  Mas ao menos isto explica a razão de ainda hoje elas serem sempre pretas.

Passeio de Gondola
Passeio de Gondola
Passeio de Gondola
 
Passeio de Gondola
 Passeio de Gondola
 Passeio de Gondola
 Passeio de Gondola
 Passeio de Gondola
 Passeio de Gondola
  
 Passeio de Gondola
Passeio de Gondola



Basílica di San Marco
Construída no ano 830, em estilo oriental, para abrigar os restos mortais de São Marcos, padroeiro de Veneza, seu interior é lindíssimo. A mais famosa basílica de Veneza que combina os estilos arquiteturais e decorativos do Ocidente e do Oriente é um dos mais belos edifícios da Europa. O exterior deve o seu esplendor oriental aos tesouros do império ultramarino da República, como as cópias dos cavalos de bronze trazidos de Constantinopla em 1204, as colunas, os baixos-relevos e os mármores coloridos. Mosaicos de diferentes épocas ornamentam as cinco portas. A porta principal é emoldurada pelas mais belas esculturas românticas de Itália (1240-65). O magnífico interior de São Marcos, revestido de mosaicos deslumbrantes, começa no nártex ou átrio da basílica e culmina nos painéis das cúpulas de Pentecostes e da Ascenção. A cúpula do Génesis no átrio, tem uma impressionante Criação do Mundo descrita em círculos concêntricos. O pavimento é desenhado com mosaicos de mármore e vidro. Os degraus do átrio levam ao Museu Marciano onde estão os célebres cavalos da basílica. Entre obras de arte mais preciosas figuram a Pala d’Oro atrás do altar-mor, o ícone de Nicopeia e as preciosas peças de prata, ouro e objetos de vidro do Tesouro.
Horários: A Catedral abre diariamente
                Março a Novembro: 2ª a Sábado: 9:45 às 17:00
                                                Domingos e Feriados: 14:00 às 17:00
                Novembro a Março: 2ª a Sábado: 9:45 às 17:00
                                                Domingos e Feriados: 14:00 às 16:00
Preço: A visita à Basílica é grátis

Basílica di San Marco

A Construção de São Marcos.
Construída segundo um plano em cruz grega e coroada com 5 cúpulas é a 3ª igreja erigida neste local. A , santuário onde jazia o corpo de São Marcos ardeu no sec. IX. A foi demolida para que uma nova igreja refletisse o esplendor do poder de Veneza. A atual igreja foi inspirada na igreja dos Apóstolos em Constantinopla. A partir de 1075 todos os barcos que regressavam do estrangeiro eram obrigados a trazer um presente precioso para adornar a “Casa de São Marcos”. Os mosaicos do interior datados dos secs. XII e XIII cobrem 4240 m2 tendo alguns sido substituídos mais tarde por artistas como Ticiano e Tintoretto. São Marcos foi a capela privada do doge até 1807 quando sucedeu a San Pietro di Castello de Veneza sendo a partir de então usada para as cerimônias de Estado.

São Marcos e os Anjos
As estátuas no topo do arco central datam do início do sec. XV


Mosaicos
mais de 4000 m2. de mosaicos dourados revestem as cúpulas, as paredes e o pavimento da basílica. Os primeiros, datados do sec. XII, são de artífices levantinos. As suas técnicas foram rapidamente adotadas pelos Venezianos que gradualmente decoram a basílica combinando inspiração bizantina e influências ocidentais. Durante o sec. XVI foram reproduzidos em mosaico muitos desenhos de Tintoreto, Ticiano, Veronese e outros artistas. Entre os mais brilhantes estão os da Cúpula da Ascenção, do sec. XIII, e os da Cúpula de Pentecostes, do sec. XII, sobre a nave.


Cavalos de São Marcos
Os 4 cavalos são réplicas dos originais em bronze, atualmente no museu da basílica


Translado do Corpo de São Marco
O corpo de São Marcos – desapareceu num incêndio de 976 e reapareceu presumivelmente em 1094, na consagração da nova igreja


Fachadas de Mosaicos
do sec. XVII mostra a transladação do corpo de São Marcos de Alexandria, camuflado com pedaços de porco.




Cúpula de Pentecostes
foi ricamente decorada no sec. XII, provavelmente a primeira decorada com mosaicos, representa a Descida do Espírito Santo como pomba, Apóstolos tocados por língua de fogo.


Cúpula da Ascensão
foi decorada com um mosaico do sec. XIII que representa Cristo rodeado por anjos, pelos 12 apóstolos e pela Virgem Maria. Esta obra-prima criada no sec. XIII por artesãos venezianos foi muito influenciada pela arte e arquitetura de Bizâncio



   Tetrarcas
pensa-se que este grupo em pórfiro esculpido (sec. IV egípcio) representa Diocleciano, Maximiano, Valeriano e Constantino. Eles eram os tetrarcas nomeados por Diocleciano para ajudar a governar o Império Romano.


Madona de Nicopéia
este ícone bizantino, saqueado em 1204, é uma das imagens mais veneradas de Veneza.
Porta dei Fiori
ou porta das Flores foi decorada com relevos no sec. XIII.


Pala d’Oro – o retábulo, criado no sec. X por ourives medievais, é constituído por 250 painéis. Atrás da Cappella di San Clemente fica a entrada para o mais valioso tesouro de San Marco: Pala d’Oro. Este retábulo, cravado de jóias, situado atrás do altar-mor consiste em 250 painéis cobertos de folha de ouro com uma moldura de ouro gótica. Originalmente encomendado a Bizâncio em 976 o retábulo foi embelezado ao longo dos séculos. Napoleão apropriou-se de algumas das pedras preciosas em 1797 mas o retábulo ainda exibe pérolas, rubis, safiras e ametistas.

Altar do Sacramento
foi decorado com mosaicos de parábolas e milagres de Cristo datando do final do séc. XII ao início do sec. XIII.


As Colunas – da fachada interior parecem ser fragmentos da primeira basílica

Porta da Sacristia – tem painéis em bronze de Sansovino que incluem auto-retratos com Ticiano e Aretino.

Batistério e Capelas – o Batistério foi acrescentado pelo doge Andrea Dandolo (1343-54), aqui sepultado, ao lado de Sansovino que desenhou a pia batismal. A capela adjacente, a Cappella Zen, foi transformada em capela mortuária do cardeal Zen em 1504 depois de ele ter legado os seus bens ao Estado. No transepto esquerdo, a Cappella dei Mascoli foi decorada com cenas da virgem Maria. A terceira capela do mesmo transepto abriga o ícone da Madona di Nicopéia. Roubada em 1204, encabeçava o exército bizantino.

Tesouro – entre os numerosos artefatos preciosos da Itália e de Constantinopla, o tesouro encerra este cofre de prata dourada do sec. XI

Museu Marciano – painéis com a inscrição “Loggia dei Cavalli” conduzem à escadaria que leva à igreja do museu onde de uma galeria se avista a basílica. Os cavalos de bronze, numa sala no extremo do museu foram roubados do Hipódromo de Constantinopla em 1204 mas a sua origem romana ou helénica continua a ser um mistério. Estão também expostos mosaicos, manuscritos medievais e tapeçarias antigas.


Palazzo Ducale
Fundado no sec. IX era a residência oficial dos governadores de Veneza (Doges). O exterior do edifício é do final do sec. XIV e início do sec. XV. Nesta obra-prima gótica as massas arquiteturais foram invertidas: os grandes volumes do palácio, em mármore rosa, estão colocados em cima de loggias e arcadas (em pedra branca) de tratamento refinado.
Um passeio pelo palácio conduz, através de salas e átrios ricamente decorados, dispostos em 3 pisos, até à Ponte dos Suspiros e às prisões. Os aposentos do Doge só podem ser visitados durante exposições e o itinerário começa a partir do último piso.
Palazzo Ducale
Palazzo Ducale 
Palazzo Ducale


 Scala d'Oro
Scala d'Oro


Escadaria dos Gigantes
símbolos do poder de Veneza, as estátuas de Marte e de Netuno, de Sansovino dominam a escadaria do sec. XV.
Escadaria dos Gigantes

O Arco Foscari
foi decorado com cópias de Adão e Eva (sec. XV).


Porta della Carta
porta gótica do sec. XV é a entrada principal do palácio. Uma passagem abobodada conduz ao Arco Foscari e ao pátio interior.
Pátio Interior

Sala dello Scudo
as paredes desta sala que pertencia aos aposentos do doge estão cobertas com mapas do mundo. Dois grandes globos do sec. XVIII ocupam o centro da sala.


Câmara de Tortura
os interrogatórios faziam-se nesta câmara. Penduravam os suspeitos pelos pulsos numa corda no centro da sala.


A Embriaguêz de Noé
esta escultura do início do sec. XV, símbolo da fraqueza humana, decora uma esquina do palácio.


Sala del Maggior Consiglio
os membros do Grande Concelho de Veneza reuniam-se neste salão. O Paraíso de Tintoreto (1590 – uma das maiores pinturas do mundo) ocupa toda a parede ao fundo.


Ponte della Paglia
construída em pedra istriana tem uma balaustrada de colunas e pinhas esculpidas.

Itinerário de Visita
Scala d’Oro e Pátio – uma pasagem da Porta della Carta abre para o pátio do palácio. Em frente, encontra-se a Escadaria dos Gigantes, datada do sec. XV, no cimo da qual, o novo doge era coroado com a zogia ou coroa do doge. A bilheteria e a entrada do palácio ficam à esquerda. A Scala d’Oro (Escadaria Dourada), que conduz aos pisos superiores do palácio e ao início da visita, deve o nome abóboda em estuque dourado criada por Alessandro Vittoria (1554-8).
Da Sala delle Quattro Porte à Sala del Senato – a primeira divisão, a Salla delle Quattro Porte, apresenta um teto desenhado por Palladio e frescos de Tintoretto. O Rapto da Europa (1580) de Veronese, em frente à janela, é uma das obras mais dramáticas do palácio. A Sala del Collegio, contígua a esta, era o salão onde o doge e os seus conselheiros se reuniam para receber embaixadores e discutir assuntos de Estado. O teto foi decorado com 11 quadros (1577) de Veronese. Na sala seguinte, a Sala del Senato, o doge e perto de 200 senadores discutiam os negócios estrangeiros. O teto e as paredes foram pintados por Tintoretto e seus alunos.
Da Sala Del Consiglio dei Dieci à Armeria – o itinerário volta a Sala delle Quattro Porte e dirige-se para a Sala del Consiglio dei Dieci. Esta era a sala de reuniões do poderoso Conselho dos Dez, fundado em 1310 para promover a Segurança do Estado. Duas obras de Veronese decoram o teto, Idade e Juventude e Juno a Oferecer a Coroa Ducal a Veneza (ambos de 1553-4). Na sala della Bússola, os criminosos aguardavam o seu destino, perante o Conselho dos Dez. A bocca di leone (boca de leão) da sala era utilizada como depósito de denúncias secretas. A porta de madeira desta sala conduz à Sala do Inquisidor do Estado e daí para a sala de tortura e prisões. A Armaria – uma das mais notáveis coleções da Europa – ocupa as salas seguintes.
Sala Del Maggior Consiglio – a Scala dei Censori conduz ao segundo piso, passando pela Sala del Guariento e pelas estátuas que representam Adão e Eva (1480) de António Rizzo, até à Sala del Maggiore Consiglio, usada como sala de reuniões do Grande Conselho e nos grandes banquetes de Estado. Em meados do sec. XVI, o Grande Conselho tinha cerca de 2000 membros. Qualquer Veneziano nobre, com mais de 25 anos tinha assento no Conselho, a não ser que casasse com uma mulher do povo. O enorme Paraíso (1587-90) de Tintoretto ocupa a parede oriental. Medindo 7,45 por 24,65 m é um dos maiores quadros do mundo. O itinerário continua, de um modo mais sombrio, atravessando a Ponte dos Suspiros e entrando no mundo soturno das prisões.


Alguns Palácios de Veneza

File:Palazzo Labia in Venice on Cannaregio canal.JPG
Palazzo Labia

Palazzo Corner-Contarini


Ca’d’Oro

Ca’Pesaro


Palazzo Vendramin Calergi


Ca’Rezzonico

Palazzo Dario




Pelas ruas de Veneza
Pelas ruas de Veneza
Pelas ruas de Veneza


Pelas ruas de Veneza
Pelas ruas de Veneza
Pelas ruas de Veneza
Pelas ruas de Veneza
Pelas ruas de Veneza
Pelas ruas de Veneza
Pelas ruas de Veneza
Pelas ruas de Veneza


Murano
Embora descrita como uma ilha da lagoa de Veneza, é de fato um arquipélago de 7 ilhas menores, das quais 2 são artificiais (Sacca Serenella e Sacca San Matia), unidas por pontes entre si. Fica a somente 1 km de Veneza. Murano é um local famoso pelas obras em vidro, particularmente candeeiros. Em 1291, todos os cristaleiros de Veneza foram obrigados a mudar-se para Murano devido ao risco de incêndio, porque a esmagadora maioria dos edifícios de Veneza era construída em madeira. Durante o século XIV, as exportações começaram e a ilha ganhou fama, inicialmente pelo fabrico de missangas de cristal e de espelhos. O cristal aventurine foi inventado na ilha e, durante algum tempo, Murano chegou a ser o maior produtor de cristal da Europa. O arquipélago, mais tarde, ficou conhecido pelo fabrico de lustres. Embora tenha havido grande queda durante o séc. XVIII, a cristalaria continuou a ser a industria mais importante da ilha.


Fábrica de Vidros

Fábrica de Vidros
 
 Fábrica de Vidros
Fábrica de Vidros

Passeio por Murano
 Passeio por Murano



Burano
 Situa-se na lagoa de Veneza, e fica a 7 km a sul de Veneza, é na realidade uma localidade constituída por várias ilhas pequenas ligadas por pontes entre si, é conhecida pelos seus cristais e trabalho em renda. Para se chegar a Burano de barco pode-se utilizar os vaporetti (a viagem demora cerca de 40 min a partir do centro de Veneza). A ilha teve importância no sec. XVI, quando as mulheres locais começaram a produzir belas peças de renda, que rapidamente começou a ser exportada para o resto da Europa. No sec. XVIII a industria da renda começou o seu declínio, uma tendência que só seria contrariada em 1872, quando uma escola profissional foi aberta para as tecedeiras, trazendo um novo fôlego à industria, contudo atualmente já não se produzem peças de renda de maneira tradicional na ilha, uma vez que é um trabalho de mão de obra intensiva (cada peça leva várias horas para produzir), o que o torna muito caro. À primeira vista, já chamam a atenção seus casarões à beira d'água. Em alguns trechos é possível passar por seis ou sete sem que se repita nenhuma cor. Outra especialidade local são as máscaras de carnaval veneziano.


Burano
Burano


Veneza é uma cidade inesquecível. Uma visita nunca é suficiente, e fica-se sempre com vontade de voltar e voltar..... Além de belíssima, Veneza é também a cidade mais romântica do mundo!













1 comentário:

  1. Olá Sandra!
    Estive em Veneza agora em janeiro, mas infelizmente só fiquei um dia e vi tudo muito rapidamente.
    Aprendi no seu blog muitas coisas além do que tinha visto lá.
    Parabéns, estão tão ótimas as explicações que você deu que me deu até vontade de voltar.

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