sexta-feira, 26 de setembro de 2014

LA CORUÑA


Data da Viagem: Outubro de 1999

No centro da Corunha fica a Praça de Maria Pita, erguida em 1860 e principal ponto de encontro entre cidadãos e visitantes, onde fica o edifício do concelho, que alberga a maior coleção de relógios da Europa. O centro histórico da urbe é a Cidade Velha onde se encontram construções religiosas como a Igreja de Santiago, a mais antiga da cidade, a Colegiata de Santa María do Campo, com um museu de Arte Sacra, e o Convento de San Domingos, além de muitos outros pontos de interesse, como o Xardín de San Carlos, com um magnífico miradouro de onde se vê o Castelo de San Antón.  Esta antiga fortaleza domina a entrada do porto e acolhe o Museu Arqueológico desde 1964. No passeio marítimo fica a Torre de Hércules,  o monumento mais emblemático da cidade e  data do século II e é o farol em funcionamento mais antigo do mundo.




Torre de Hércules é um Monumento Nacional. É o único farol romano que existe no mundo e que continua a cumprir a sua função. A torre foi construída na cidade de Brigâncio  no século II, durante os mandatos dos imperadores Trajano e Adriano, e tinha como função servir de farol de navegação. A torre terá perdido o seu uso marítimo possivelmente durante a Idade Média, quando foi convertida em fortificação. Foi no reinado de Carlos IV de Espanha que ficou completa a sua reconstrução, tendo os trabalhos sido iniciados em 1788 e terminou em 1791. Em Junho de 2009 foi classificada como Patrimonio da Humanidade pela UNESCO.

Torre de Hércules  
 Torre de Hércules 
Torre de Hércules 
Torre de Hércules 


Maria Maior Fernandes da Camara Pita, conhecida popularmente como Maria Pita, nasceu por volta de 1560 na Corunha no seio de uma família modesta. Esta personagem ficou muito conhecida na história espanhola pela sua intervenção, em 1583, durante o cerco que os ingleses fizeram à Corunha. Maria Pita, numa altura em que os ingleses se encontravam em claro domínio e a vencer sobre a população da Corunha que se encontrava cada vez mais desmotivada, consegue derrotar o soldado inglês que carregava a bandeira. Com a bandeira inglesa nas suas mãos, Maria Pita motiva a população da Corunha, que assim consegue vencer as tropas inglesas. A sua memória é comemorada com a atribuição de o seu nome a esta praça da Corunha, bem como com uma estátua com uma chama sempre acesa.

Praça Maria Pita




 O Elevador do Monte de San Pedro foi inaugurado em Abril de 2007 e tem uma vista deslumbrante da orla da Corunha, percorre a distância de 100 m, passando por uma parede de pedra 63 m de altura.
 Elevador do Monte de San Pedro





Sem comentários:

Enviar um comentário