quinta-feira, 16 de abril de 2015

PORTUGAL - ALGARVE

ALGARVE




Foi daqui que os Portugueses partiram ao encontro de outros povos e culturas no século XV… e é no Algarve que recebemos grande parte dos que nos visitam sempre com boa disposição. Até no clima, ameno e com muito sol ao longo de todo o ano! 
E também com praias de excelente qualidade. Areais a perder de vista, limitados por falésias douradas, ilhas quase desertas que marcam a fronteira entre a Ria Formosa e o mar, ou baías pequenas, aconchegadas pelas rochas. O oceano em todos os tons de azul, quase sempre calmo e cálido, convida a banhos prolongados e à prática de desportos náuticos. Há ainda a serra. Onde as pessoas vivem em harmonia com a Natureza e mantêm tradições que gostam de partilhar. E as cidades. Silves conserva vestígios do passado árabe e Lagos da época dos Descobrimentos. Mais cosmopolitas, Portimão e Albufeira vivem dia e noite cheias de animação. Faro é a porta de entrada da região e Tavira uma montra da arquitetura tradicional. Para relaxar, muitos campos de golfe premiados internacionalmente. Ou vários tipos de tratamentos nos spas e nas Termas de Monchique. E hotéis, aldeamentos, resorts, dos mais simples aos mais sofisticados. Uma panóplia variada que tem em comum um gosto genuíno de bem receber. Trilhos para seguir a pé ou de bicicleta dão a conhecer a região, como a Via Algarviana pelo interior ou a Rota Vicentina por um dos trechos de costa mais bem preservados da Europa. E os passeios de barco são outra forma ecológica de observar a fauna e a flora. À mesa destacam-se peixes frescos e mariscos, grelhados ou em cataplanas. E os doces de amêndoa e figo… ou o licor de amêndoa amarga e a aguardente de medronho. São como que um pouco do sol do Algarve que podemos trazer connosco. 




===================================================================

Faro
Faro é a capital do Algarve. Destino balnear de eleição, esta cidade cosmopolita estende-se por uma das maravilhas naturais da região – o Parque Natural da Ria Formosa, uma área com mais de 60 km, formada por lagoas, dunas e praias magníficas. Há muitas praias na zona de Faro, desde a Ilha de Faro com os seus bares, restaurantes e comodidades de luxo, à reclusão das dunas desabitadas da ilha da Barreta, que se estendem entre o mar e uma das lagoas do estuário. As águas calmas das praias de Faro atraem tanto banhistas como entusiastas dos desportos aquáticos. Os esquis aquáticos, as velas de windsurf e as embarcações de recreio são uma presença frequente nas lagoas. Há passeios de barco panorâmicos nos canais que serpenteiam pelos sapais e pelas línguas de areia desta região única. Os sapais são território de acasalamento de aves migratórias, por isso poderá observar bandos de flamingos e muitas outras espécies. Durante os meses de Verão, os barcos também proporcionam acesso à tranquila praia da ilha da Barreta. A cidade de Faro é um centro cosmopolita, com muito entretenimento, lojas e restaurantes, embora ainda mantenha o seu encanto original, como poderá comprovar através de um passeio pela cidade antiga. As ruelas estreitas albergam muitas lojas de artesanato local e será difícil resistir aos doces de amêndoa da região – os Dom Rodrigos – presentes em qualquer pastelaria da cidade. Faro foi desde sempre um importante centro de trocas comerciais devido à sua localização estratégica na foz do estuário. A sua relevância durante a ocupação romana e muçulmana foi ainda maior nas viagens marítimas portuguesas durante os séculos XV e XVI, tendo sido erguidos monumentos impressionantes como resultado da sua prosperidade. Contudo, a sua fortuna inverteu-se nos séculos seguintes, ao cair perante o ataque do exército inglês liderado pelo Conde de Essex, em 1536, e, mais tarde, quando a cidade sucumbiu perante os efeitos devastadores do terramoto de 1755. Apesar disso, Faro ostenta muitos monumentos graciosos que atestam a sua antiga glória e são dignos de uma visita.
Faro
Faro
Faro - Ria Formosa
Faro - Ria Formosa


Locais a Visitar
Sé Catedral
Situada na zona histórica de Vila-Adentro, a Sé de Faro foi erguida no local de uma igreja do séc.XIII e de uma antiga mesquita muçulmana. Foi saqueada durante o ataque inglês no séc.XVI e destruída pelo terramoto de 1755, tendo sido reconstruída em finais do séc.XVIII e apresentando, por isso, uma mistura de estilos arquitectónicos. A torre do 1ºpiso e 2 das suas capelas são tudo o que restou da igreja original. Do seu miradouro poderá observar os inúmeros ninhos de cegonhas nos telhados dos edifícios circundantes.


Igreja da Ordem Terceira de São Francisco 
Originalmente construída como parte do Convento de São Francisco no séc.XVII, foram realizadas significativas alterações nos séc.XVIII e XIX. Os belos azulejos, as pinturas e os retábulos do transepto são dignos de relevo.


Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo 
A capela de São José desta igreja do séc.XVIII foi o primeiro exemplar de estilo rococó no Algarve. Nesta igreja destacam-se os retábulos dourados, o teto com painéis pintados, as belas estátuas barrocas e a singular Capela dos Ossos – ladeada por um macabro conjunto de caveiras e ossos vindos de um cemitério.


Museu Municipal de Faro 
Situado em Vila-Adentro, este convento do séc.XVI acolhe agora o Museu Municipal de Faro. Parcialmente destruído pelos ingleses em 1536, continua a ser um dos mais belos exemplos arquitetónicos dos inícios do Renascimento no Algarve. O museu contém descobertas arqueológicas romanas e medievais, bem como diversas coleções de arte.


Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão
Fundado em 1931, este pequeno museu é dedicado a todas as atividades relacionadas com o mar, que dominam o modo de vida no Algarve.


Museu Regional do Algarve
Fundado em 1963, este museu contém uma interessante coleção de artefatos e instrumentos tradicionais algarvios.


Ruínas romanas de Milreu

Estas impressionantes ruínas romanas perto de Estói formam parte de uma residência do séc.III e inclui a moradia principal, um templo e os banhos. Os coloridos mosaicos com motivos marinhos realçam a associação de Faro com o mar.


===================================================================

Sagres
Famosa pela escola náutica que o Infante D. Henrique lá instalou no séc. XV. A freguesia foi criada em 1519, por desmembramento da Vila do Bispo. Até 1834, Sagres constituiu concelho independente. Tinha em 1801, 413 habitantes. Atualmente, Sagres é uma das zonas mais conhecidas de Portugal para a prática de desportos aquáticos, como o Surf ou o Bodyboard.

A Fortaleza de Sagres, também referida como Castelo de Sagres ou Forte de Sagres, localiza-se em posição dominante coroando a Ponta de Sagres, no sudoeste do Algarve. Da sua falésia escarpada, constantemente batida pelo vento, o visitante usufrui uma deslumbrante panorâmica ao longo da costa, com destaque para as enseadas de Sagres, o Cabo de São Vicente  e a imensidão do Oceano Atlântico. A própria fortificação e as suas imediações, integradas no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, oferecem a possibilidade de um olhar próximo ao património natural da costa.
Horário: Novembro a Março         — 9:00 - 17:30 
         Abril e Outubro                — 9:30 - 18:30  
        Maio / Junho / Setembro — 9:30 - 20:00  
       Julho e Agosto                  — 9.30 - 20:30 
       Encerra: 1/01, 22/01, Páscoa, 1/05 e 25/12
Preço: 3,00€ (1º Domingo de cada mes é grátis)

Fortaleza de Sagres

Navio Escola

Enseada de Sagres
Sagres (Praia do Beliche)

===================================================================

Lagos
Lagos está historicamente ligada aos Descobrimentos Portuguesas, sendo hoje um dos mais atrativos centros turísticos do Algarve, com praias e patrimônio de exceção e vida noturna de grande dinamismo. Atualmente, a maioria da população reside dispersa no território do concelho, fora do Centro Histórico da cidade, trabalhando sobretudo nos serviços e industria turística. O Centro Histórico é praticamente todo pedonal, proporcionando uma vasta oferta de estabelecimentos comerciais, restaurantes, bares ou cafés.


Praia do Camilo
Praia do Pinhão
Praia D. Ana
Praia da Batata

Ponta de Piedade é um Monumento Natural Turístico de Lagos. É composta de várias formações rochosas do tipo falésia, com até 20 m de altura aproximadamente, sendo um dos pontos turísticos de maior interesse fotográfico da região. No local, é possível de se visitar as diversas grutas existentes garantido uma experiência turística agradável e única.
Acesso por terra: a partir do Farol da Ponta da Piedade e depois a pé através de escadas esculpidas nas encostas. 
Acesso pelo mar: na marina de Lagos são oferecidas excursões para a Ponta da Piedade em barco à vela ou em pequenos barcos de pesca.
É considerado um dos locais mais belos de toda a Região Algarvia.
Ponta da Piedade
Ponta da Piedade
Ponta da Piedade
Ponta da Piedade

===================================================================

Portimão
Portimão transformou-se num dos destinos balneares mais famosos do Algarve e numa cidade moderna que oferece praias fabulosas, proximidade à beleza natural do estuário do Alvor e muita animação. A atração da zona reside na espantosa diversidade do seu interior e das suas praias. Os amantes do sol e mar podem optar entre praias mais extensas, como a famosa Praia da Rocha, ou qualquer outra menor e abrigada como a Prainha, que se situa a oeste da cidade. Muitas das praias de Portimão são enquadradas por falésias douradas, com incríveis afloramentos rochosos que deliciam os mergulhadores. A Praia do Alvor, a praia mais a oeste da zona de Portimão, é totalmente diferente. Não existem falésias nem rochas e, no seu lugar, encontrará dunas de areia branca que separam o oceano das lagoas e pântanos do estuário do Alvor. A área protegida em volta do estuário é um local que merece uma visita. Os seus sapais e canais são visitados por inúmeras espécies de aves migratórias e oferecem uma sensação de tranquilidade bem distinta da animação dos resorts ao longo da costa. Os visitantes encontrarão muitas comodidades, como bares, cafés, restaurantes e lojas, além de muitos desportos aquáticos à escolha. Para quem aprecia a paisagem, o passeio marítimo à beira-mar é particularmente agradável para caminhar e ver os barcos ao largo. A animada vida noturna de Portimão é bem distinta da tranquilidade e pacatez sentida noutros tempos. A marina é o símbolo máximo da modernidade da cidade e tornou-se um local de eleição no Verão, com uma ampla oferta de bares, restaurantes e discotecas com ambientes selecionados.

Portimão
Portimão

Portimão


Alvor



===================================================================

Carvoeiro
Aninhada entre alguns dos melhores exemplares de falésias calcárias desta zona costeira e banhada por águas azul-turquesa, não é de espantar que Carvoeiro se tenha transformado num dos destinados mais procurados do Algarve. Encantadoramente pitoresca, esta vila piscatória é um aglomerado de casas caiadas distribuídas pela encosta, convergindo numa praça central situada junto à praia. Os inúmeros bares e restaurantes da praça tornam-na um local agradável para relaxar e desfrutar de uma bebida enquanto contempla as vistas sobre a praia. Abrigada pelas falésias em cada um dos lados e ligeiramente encovada pelo mar, a extensa praia de areia tornou-se um local de eleição das famílias. Os barcos coloridos embelezam um dos extremos da praia, sendo usados pelos pescadores locais para a pesca ou para levar os visitantes em passeios panorâmicos por esta zona costeira. As falésias calcárias douradas que compõem a costa de Carvoeiro e as suas praias contíguas são uma verdadeira preciosidade. Moldadas pela erosão do vento, chuva e água do mar, formam uma paisagem intrincada de grutas, arcos, fendas e afloramentos dignos de serem explorados. O exemplo mais famoso e impressionante de todo o Algarve é Algar Seco, situado a cerca de 550 m a leste do Carvoeiro, onde os visitantes podem admirar uma rede de piscinas, grutas, arcos e orifícios rochosos que foram moldados de forma natural nas rochas. A vida noturna de Carvoeiro renasce durante os meses de Verão, quando os bares e pubs ficam abertos até de madrugada.

Carvoeiro
Carvoeiro

Algar Seco


===================================================================

Armação de Pera
Originalmente uma pequena aldeia piscatória que recebeu o seu nome do equipamento de pesca (armação) usado na pesca do atum, Armação de Pêra é hoje uma famosa estância cosmopolita que atrai cada vez mais veraneantes às suas belas praias. As águas tranquilas e a costa abrigada tornaram as praias desta zona muito populares entre as famílias. Os visitantes podem escolher entre as enseadas emolduradas por belas falésias, que se estendem no extremo ocidental da estância, ou os amplos areais que se prolongam até à Praia da Galé. Algumas das baías protegidas oferecem maior tranquilidade e também são acessíveis de barco, num dos muitos passeios que os pescadores locais proporcionam ao longo desta fascinante costa rochosa. Armação de Pêra é uma estância muito animada, com inúmeras lojas, restaurantes e bares, muitos deles situados ao longo da avenida marginal em frente à praia principal. Como muitos deles estão abertos até de madrugada, este é um local muito frequentado durante a noite. Existem excelentes restaurantes de peixe com um sabor mais regional no bairro dos pescadores, junto à Praia do Pescador. Para uma combinação entre cultura e vistas panorâmicas sobre a linha costeira, poderá visitar a capela de Nossa Senhora da Rocha, situada no promontório a cerca de 3,6 km a oeste de Armação de Pêra.

Armação de Pêra
Armação de Pêra
 Armação de Pêra


===================================================================

Albufeira
Com um clima marcadamente mediterrânico: Verões quentes e secos e Invernos amenos com uma pluviosidade reduzida, sobretudo entre os meses de Outubro a Março e com uma temperatura média anual a rondar os 17,5ºC. Uma das principais regiões turísticas do país, Albufeira quase que dispensa apresentação, o Turismo é a mais importante atividade. Nos anos 60 iniciou-se uma verdadeira expansão económica no Município, com a chegada do turismo internacional, Albufeira passou a fazer parte dos principais roteiros turísticos. Atualmente é, sem margem de dúvida, um dos principais centros turísticos do país. Geograficamente, a região dispõe de uma costa de 30 km distribuídos 23 praias de areia fina e a água cristalina. A zona é a nível nacional, uma das de maior concentração de bandeiras azuis (símbolo europeu da qualidade das praias). A restauração e os bares expandiram-se um pouco por todo o concelho, a animação noturna é das mais badaladas em todo o Algarve.

Albufeira
Albufeira
Albufeira - Praia do Túnel
Albufeira


===================================================================

Vilamoura
No início, era uma costa com fabulosas praias e areais... depois veio Vilamoura.
Ao contrário de muitas estâncias do Algarve, que tiveram origem em aldeias piscatórias, a sofisticada Vilamoura foi construída propositadamente segundo os parâmetros dos veraneantes mais exigentes. Aqui encontrará inúmeras opções de desportos, lazer e compras, e todas as comodidades imagináveis num dos destinos balneares mais procurados do Algarve. Na linha da frente das inúmeras atrações de Vilamoura estão as esplêndidas praias e diversos campos de golfe. As praias de Bandeira Azul em ambos os lados da Marina oferecem uma ampla variedade de desportos aquáticos e serviços, sendo as suas baías abrigadas as favoritas entre as famílias. A famosa Marina de Vilamoura, uma das maiores da Europa, atrai iates luxuosos de todo o mundo e as lojas de marca, cafés, bares e restaurantes exalam um ambiente chique e cosmopolita. Alguns barcos que partem da Marina oferecem mais opções de desportos e atividades recreativas, como observação de golfinhos, esqui aquático, pesca desportiva, mergulho e parapente. Além dos inúmeros campos de golfe de prestígio na zona – muitos deles campos de competição projetados por arquitetos de renome –, muitos dos seus fairways abrangem paisagens espetaculares de pinhais, lagos com aves migratórias e vistas sobre o mar do topo de falésias. Para além do golfe, Vilamoura oferece uma ampla variedade de instalações desportivas. Uma escola de equitação, campos de ténis e squash, caminhos para bicicletas e caminhadas pelos sapais protegidos, bowling na relva e um clube de tiro complementam os desportos aquáticos disponíveis na Marina e nas praias. Os bares, restaurantes e discotecas abundam, sendo a Marina o principal pólo de atração. Os espetáculos noturnos no elegante casino de Vilamoura e os muitos DJs internacionais que atuam nas discotecas locais também atraem visitantes de outras partes do Algarve.
Vilamoura
Vilamoura
Vilamoura
Vilamoura
Vilamoura

Vilamoura


===================================================================

Quarteira
Tem 2 km de praia com bandeira azul. Tornou-se destino de férias populares a partir da década de 1960, principalmente devido ao seu extenso areal e clima único. Mais tarde surge Vilamoura, que é considerada como um destino turístico com grande potencial para apreciadores do golfe e dos desportos náuticos, como o jet ski, a vela, o windsurf, o mergulho e a pesca. No que toca à gastronomia, encontram-se em Quarteira diversos restaurantes, que dão a conhecer o peixe e mariscos mais frescos de toda a região. Entre as atrações turísticas, além da extensa praia de Quarteira, está o aquashow, parque aquático que existe há mais de 2 décadas e que fica localizado mesmo na entrada de Quarteira.

Quarteira
Quarteira
Quarteira
Quarteira
Quarteira
Quarteira
Quarteira
Quarteira


===================================================================

Vale do Lobo
A Praia de Vale do Lobo encontra-se rodeada de um excelente complexo turístico e tem como imagem de marca os bonitos penhascos de cores ocres e vermelhas, erodidos, originando formas naturais muito caprichosas, que surgem sobre a costa. Nesta praia, as cores cálidas das falésias contrastam enormemente com o banco de cor “pérola” do seu areal com o verde intenso dos campos de golfe. O seu areal é extenso, ainda que um pouco estreito; e o mar avança sobre os penhascos exóticos. Aqui a oferta desportiva e de tempos livres é muito variada, já que vai desde o golfe até aos desportos aquáticos, passando por desportos como o ténis.

Vale do Lobo
Vale do Lobo
Vale do Lobo


===================================================================

Quinta do Lago
A Quinta do Lago é o empreendimento turístico do Algarve e um dos mais luxuosos de toda a Europa. Tem vários campos de golfe, destacando-se o Campo de Golfe de "San Lorenzo". A Praia da Quinta do Lago localiza-se num dos empreendimentos turísticos de maior luxo do Algarve. É uma praia longa, com um extenso areal sem rochas, com acesso pedestre por meio de uma ponte sobre a Ria Formosa, de forma a manter toda a sua grande beleza natural. 
Equipamentos e Serviços: restaurantes e café na praia, aluguel de toldos, guarda-sóis e cadeiras, praia vigiada pela Capitania, sinalizada, nadadores-salvadores, embarcação de patrulha e postos de vigia, Bandeira Azul.

Quinta do Lago
Quinta do Lago
Quinta do Lago
Quinta do Lago
Quinta do Lago



===================================================================

Tavira
Delimitada por longas praias separadas por um braço do estuário da Ria Formosa e por suaves colinas cobertas por pomares cheios de odores doces, Tavira é uma das cidades mais deliciosas do Algarve, com a sua arquitetura tão singular. Possui uma encantadora mescla de belos edifícios, ruas calcetadas e praças que mantêm o ambiente de uma tradicional vila piscatória algarvia. O rio Gilão, que corre ao longo do centro da cidade, amplifica o seu charme. A cidade está repleta de elegantes edifícios que exibem os característicos telhados piramidais de Tavira e é atravessada por uma antiga ponte, alegadamente de origem romana, cuja melhor perspectiva se pode obter da Praça da República. Esta praça, rodeada pela Câmara Municipal e por outros edifícios esplêndidos, é prolongada por jardins que são um excelente local para passear a pé. O vizinho Mercado da Ribeira, um edifício de ferro forjado datado do séc.XIX que acolheu outrora o antigo mercado central, é outra zona agradável para passear pelas lojas e tomar uma refeição ou bebida nos seus diversos restaurantes e bares – uma oportunidade perfeita para relaxar e provar as especialidades locais. Logo à saída de Tavira, prepare-se para ser surpreendido pela luminosidade das salinas que constituem uma tradição remota da zona e que produzem o mais refinado sal de mesa do país. Duas faixas de areia, separadas por canais e acessíveis de barco, formam 2 ilhas compostas por longas extensões de dunas. A ilha de Tavira – a praia mais próxima da cidade – está situada na zona oriental da ilha e oferece diversas comodidades, incluindo bares, restaurantes e desportos aquáticos. A bela e abrigada Praia do Barril fica para oeste e tem acesso através de um pitoresco comboio turístico que atravessa as margens lodosas e os sapais da Ria Formosa. Esta curta viagem panorâmica oferece uma oportunidade única para admirar a paisagem natural e observar as centenas de caranguejos que percorrem as margens do rio. As praias mais isoladas encontram-se a oeste da ilha de Tavira ou a leste da vizinha ilha de Cabanas.
Tavira
Tavira
Tavira
Tavira
Tavira
Tavira
Tavira
Tavira

Tavira



===================================================================

Monte Gordo
Apenas a 3 km de Vila Real de Santo António, esta antiga vila de pescadores, situada entre um vasto pinhal e o mar foi pioneira na exploração turística no Algarve, com a construção de um dos primeiros hotéis da região nos anos 60. Com uma extensa e bela praia, um clima ameno e várias zonas pedonais, em calçada portuguesa, Monte Gordo é um dos principais destinos turísticos do Algarve. Monte Gordo oferece também para além da praia outras atividades de lazer, como o Casino, e um grande número de bares e de restaurantes onde poderá apreciar a gastronomia algarvia, rica em peixe e mariscos. De destacar a procissão da Nossa Senhora das Dores no domingo do mês de Setembro, acompanhada por barcos de pescadores, meticulosamente adornados, ao longo de toda a baía.
Monte Gordo
Monte Gordo
Monte Gordo
Monte Gordo
Monte Gordo
Monte Gordo
Resultado de imagem para monte gordo algarve portugal
Monte Gordo
Monte Gordo


===================================================================

Vila Real de Santo Antônio
A cidade está situada na foz do Rio Guadiana, o rio fronteiriço entre o Algarve e a Espanha. O Sotavento Algarvio projeta-se de Vila Real até Olhão e é também conhecido como “o Algarve de areia”, graças às suas praias arenosas extensas. A autoestrada A22, que leva de Lagos, no oeste, até à fronteira com a Espanha, termina a norte da cidade, perto de Castro Marim. A cidade também é estação terminal da Linha do Algarve, uma linha ferroviária de via única. Praça Marquês de Pombal é o largo central da cidade, assim chamada em homenagem ao Ministro do Reino que ordenou a reconstrução da cidade depois do terramoto devastador de 1755. A igreja, situada na periferia da praça quadrada, é ladeada por um conjunto de edifícios de construção idêntica. Esta edificação assegurou a reconstrução da cidade em apenas 5 meses. O obelisco no centro da praça é dedicado ao Rei D. José I. Avenida da Republica, orlada de palmeiras, caracteriza-se pelos prédios de arquitetura Art Nouveau. Entre eles, aqui na marginal e com vista sobre o rio, encontra-se o Hotel Guadiana, o primeiro hotel que abriu as suas portas no Algarve. Uma pequena Marina fica no lado norte da marginal. O cais ao lado é ponto de partida para excursões de barco rio acima
Vila Real de Santo Antônio - Praça Marques de Pombal
Vila Real de Santo Antônio - Praça Marques de Pombal
Vila Real de Santo Antonio - Av. da República
Vila Real de Santo Antonio - Av. da República
Vila Real de Santo Antonio - Hotel Guadiana
Vila Real de Santo Antonio - Centro Cultural Antônio Aleixo

===================================================================


Sem comentários:

Enviar um comentário